Thursday, December 23, 2010

O Primeiro Natal

Música de Paulo Flores - "Minha Velha".

Para a minha querida "Mais Velha" que pela primeira vez vai passar a época do Natal sem o nosso pai que, esteja onde ele estiver, está ao nosso lado.

É um vazio que não se preenche. Aprende-se, ou não, a viver com ele. Aprendizagem lenta, dolorosa, povoada de recordações, de afectos, de olhares, de imagens, de sons e, sobretudo de profundos silêncios.

Tu vais conseguir "Minha Kota". Estamos contigo!

Bom Natal para todos!

Fotografia: Gad. Malange, Angola, Dezembro 2010

Sunday, December 19, 2010

Poema de Natal

Fotografia: GAD. Malange, Angola, Dezembro 2010


Para isso fomos feitos:
Para lembrar e ser lembrados,
Para chorar e fazer chorar,
Para enterrar os nossos mortos - Por isso temos braços longos para os adeuses,
Mãos para colher o que foi dado,
Dedos para cavar a terra.
Assim será a nossa vida;
Uma tarde sempre a esquecer,
Uma estrêla a se apagar na treva,
Um caminho entre dois túmulos -
Por isso precisamos velar,
Falar baixo, pisar leve, ver
A noite dormir em silêncio.

Não há muito que dizer:
Uma canção sôbre um berço,
Um verso, talvez, de amor,
Uma prece por quem se vai -
Mas que essa hora não esqueça
E que por ela os nossos corações
Se deixem, graves e simples.

Pois para isso fomos feitos:
Para a esperança no milagre,
Para a participação da poesia,
Para ver a face da morte -
De repente, nunca mais esperaremos...
Hoje a noite é jovem; da morte apenas
Nascemos, imensamente

"Poema de Natal" de: Vinicíus de Moraes

Friday, December 17, 2010

Esta mulher é infinitamente mais feliz do que eu...


...Não faz a mínima ideia de quem é o Sócrates...
Fotografia: GAD. Angola, Dezembro 2010

Não me apetece escrever. Talvez para o ano...

Fotografia: GAD. Cacuaco, Angola, Dezembro 2010

De volta (1)

Fotografia: GAD. Uíge, Angola, Dezembro 2010

Monday, October 11, 2010

Verdade ou o Oportunismo dos Media ?. Provavelmente as duas coisas...



Desde o passado dia 5 de Agosto, data em que os 33 mineiros ficaram soterrados na Mina de San José, Chile) que à superfície se montou um autêntico "circo mediático" .
A comunicação estabelecida com os mineiros trouxe ao Mundo sucessivas imagens e palavras de esperança, confiança, e sobretudo de uma incrível coragem.

Desde o início que tento imaginar o estado emocional daqueles homens a viver uma experiência tremenda, num espaço reduzido, no limite da resistência e da dignidade humana.
Vi e ouvi com desconfiança as noticias que se sucederam, porque sei, que um contexto como aquele, é propício à depressão e à instabilidade emocional que conduz a uma crescente irracionalidade e a uma decorrente degradação da capacidade individual de relativizar o medo.

Também me parecia evidente que no grupo se teria gerado espontaneamente um "Líder", condição natural, tanto entre os humanos como nos restantes animais - a "Lei do mais forte" acaba por se impor.
E, tanto quanto se sabe agora, esse líder tem nome - Luís Urzúa.

A progressão extraordinária dos trabalhos para o resgate (inicialmente previsto para o Natal) e os riscos que envolviam e envolvem essa iminente operação trazem agora notícias alarmistas, especulativas, numa manipulação descarada que, perante um final prematuro do "filão chileno", empolgam agora os riscos e os alegados desentendimentos entre os mineiros nomeadamente quanto à "ordem de saída" do "buraco".
Como se essa questão não tivesse sido anteriormente estudada, discutida com os interessados, debatida multidisciplinarmente (engenheiros, psicólogos, psiquiatras, etc.).
Parece-me, para acabar, que estamos perante uma encenação que nada tem a ver com os sentimentos e a realidade daqueles homens óbviamente fragilizados, mas antes com os interesses e o pragmatismo cruel e abutre da rentabilização da notícia.
Prevejo um "directo" que se prolongará até à saída do último homem, com muitas entrevistas, comentários e "pareceres" da outra "fauna" recorrente que são os comentadores de ocasião.

Tudo acabará bem, como nos filmes
.
Depois, à medida que "a notícia" for perdendo a intensidade e o "cheiro a morte" virá o esquecimento e os "Heróis de San José" passarão à História. Sózinhos.

(Fonte: Reuters - Infografia JN)


Saturday, October 09, 2010

Boas Noticias, ainda há...

Bom fim-de-semana!

Fotografia: Gad. Plaza Mayor de Salamanca, 2010

Portugal 3 - 1 Dinamarca : Paulo Bento e os arautos da desgraça

Fotografia: net


Pouco ou nada tenho aqui escrito, nos últimos tempos, sobre futebol. Sobre o Benfica, de que sou adepto e ainda menos sobre a "estrumeira" que envolveu a participação da Selecção Nacional e o seu ex-seleccionador - Carlos Queiroz.
No que se refere ao Benfica o meu silêncio é de expectativa. Acredito no trabalho de Jesus mas reconheço que a equipa está ainda longe da forma que a levou a conquistar o Campeonato Nacional no ano passado.

Carlos Queiroz (C.Q.) mereceu, ao longo da sua "era" vários posts, pouco "simpáticos" neste blogue.

Aos meus olhos, C.Q. nunca seria capaz de levar a selecção a parte alguma.
Depois da saída de Queiroz e da trapalhada e do desespero que levou a Federação e Madaíl a um inenarrável e grotesco episódio de uma eventual contratação de Mourinho em "part-time", qual salvador da Pátria, recebi a noticia do vínculo a Paulo Bento (P.B.) provocou em mim sentimentos contraditórios. Por um lado, fiquei satisfeito por se tratar de um português, ex-excelente jogador, com garra, com um conhecimento profundo do futebol, particularmente do "nosso", com poucas mas boas provas dadas à frente do Sporting. Por outro lado, temi que o seu carácter forte mas manifestamente quezilento (muitos "casos" passados com jogadores e algumas declarações insensatas) interferisse negativamente nas escolhas, no momento das convocações para a formação das equipas.

Ontem, vi o jogo de Portugal contra a Dinamarca, com a ansiedade que julgo ter sido partilhada por milhões de Portugueses.
Portugal estava "obrigado" a ganhar. Paulo Bento (nem imagino o que lhe ia na alma) estreava-se à frente da selecção, em condições adversas, sob uma pressão enorme, consciente (pela controvérsia que a sua nomeação gerou e que os media empolaram) dos muitos "arautos da desgraça" que desejam o seu infortúnio.


Independentemente do que vier a acontecer, (P.B.) deu uma lição de humildade, de coragem, mas sobretudo daquilo que é a essência do futebol - os jogadores, a quem, aliás atribuiu publicamente o mérito desta importante vitória.
Carlos Queiroz virá agora felicitar (P.B.) mas devia agradecer-lhe também a extraordinária lição de Futebol (real) que Paulo Bento lhe "ofereceu".

Os portadores da desgraça engoliram em seco e, "rastejantes" como sempre são, ficarão agora, e por enquanto, mudos.
Eu continuo na minha cordata expectativa e, como Mourinho em boa altura disse, se é o Paulo Bento o seleccionador então é "o melhor" e é ele e merece todo o nosso apoio.

Contudo, e depois do que vi ontem, acredito que o trabalho que (P.B.) continuará a fazer levará a Selecção a "Bom Porto".


Thursday, October 07, 2010

Tiririca e outros Palhaços que não se vestem como ele.

" Tiririca", Foto: Net
As recentes eleições Presidenciais no Brasil deixaram o mundo e particularmente os políticos estupefactos com o fenómeno da popularidade (traduzida em votos - mais de 1 milhão) do candidato e eleito deputado"Palhaço Tiririca", alegadamente iletrado, pretexto para que agora seja posta em causa a validade da sua "palhaçada".
É, para mim, evidente, que Tiririca é já há muito um homem popular e querido entre os seus concidadãos no Rio de Janeiro, popularidade conquistada pela proximidade e pela empatia que gera entre essas pessoas.
Tiririca é evidentemente um homem inteligente que satiriza, no fundo os políticos que, não se vestindo de palhaços o são aos olhos de toda a gente.
Satiriza a classe politica repleta de títulos académicos e distinções importantes mas que agem e reagem com um profundo desconhecimento das necessidades e das prioridades de quem os elege.

Palhaço Português. (Foto: Gad, 2004 - post "O Circo, 19-02-2009)

Em Portugal observamos presentemente uma autêntica Palhaçada que tem como protagonistas o Primeiro-ministro (P.M.) e o líder do maior partido da Oposição (P.C.), qual Claudinei & Batatinha...
A aprovação ou não do Orçamento de Estado é, e será com mais intensidade nos próximos tempos, o cenário preferencial para a actuação desses "artistas".
O (P.M.) agita-se no palco, desfazendo-se em números ridículos para conquistar ao público os aplausos de que tanto depende para (sobre) viver...
(P.C.) é o "Palhaço Mau"... Gira em volta de (P.M.) dando-lhe, volta e meia, uma martelada na cabeça, seguida de um exagerado "aperto de mão", empatando aparentemente com seu parceiro no nº e intensidade dos aplausos.
Como é evidente acho notável, mas simultaneamente decadente e impróprio para a credibilidade e funcionamento da Democracia, o fenómeno "Tiririca".
Do mesmo modo que vejo com profundo desgosto e crescente preocupação a actuação, em Portugal da Classe Politica nomeadamente a da "dupla do momento" (P.M / P.C.).

O Circo está montado (2) ou, a Tempestade que nos acorda todas as manhãs...

"Contracapa"

Quiosque de venda de gelados. Foto: Gad. Salamanca, 2010

Wednesday, October 06, 2010

"Solidão Povoada"

Fotografia: Gad. Plascência, Espanha, 2010


"Quem não souber povoar a sua solidão, também não conseguirá isolar-se entre a gente."
(Charles Baudelaire)

Piensa en mi

Fotografia: Gad. (Cartaz em Plascência, Espanha, 2010)



(Luz Casal)

Sunday, October 03, 2010

Twins

Fotografia: Gad. Montra em Zamora, Espanha, 2010

ALERTA AMARELO

Fotografia: Gad. (Hoje em Oeiras).

O amigo "44".




Teuvo Vehkalahti foi o 44º bloguista (Teuvon kuvat -Teuvo images) a juntar-se à lista de amigos deste sítio.
Não tenho dado destaque quando alguém entra para essa lista por entender que esse gesto é susceptível de ser mal interpretado, visto como um engodo para novos "amigos".
Decidi quebrar essa espécie de norma.
Por um lado o "Artes e Ofícios" - (A&O) não tem nada a provar e ainda menos a temer. Com 5 anos cumpridos em Agosto passado, é um blogue maduro e continuará coerente com os princípios e ideias que o geraram.
Teuvo, Finlandês e fotógrafo amador também, enviou-me um e-mail cordial com o feed-back que o (A&O) tem lá pelas suas "frias" paragens.
Numa época em que as "Redes Sociais" são uma autêntica Pandemia, é de saudar e de fomentar o contacto mais pessoal e, por isso, menos mecanizado.

Liberdade - primeiro passo para democracia




Fotografias: Gad. (reedição)

...diz Shirin Ebadi*

*Biografia
Shirin Ebadi nasceu em Hamadã, onde o seu pai, Mohammad Ali Ebadi, era um conhecido Professor de Direito Comercial. A sua família mudou-se para Teerão em 1948.[1]

Em 1965 foi admitida no curso de Direito da Universidade de Teerão e em 1968 concluiu a licenciatura. Em Março de 1969 tornou-se a primeira mulher iraniana a ser nomeada juiz. Prosseguiu os seus estudos na Universidade de Teerão, tendo concluído um mestrado em 1971.[1] Em 1975, tornou-se a primeira mulher iraniana a presidir a um tribunal legislativo.

Após a Revolução Islâmica de 1979, por pressão dos clérigos conservadores que insistiam que o Islão proibia as mulheres de serem juízes, ela e outras mulheres foram demitidas do cargo de juizes e apenas lhes foi permitido realizar trabalhos administrativos nos tribunais. Após vários protestos, acabaram por ser nomeadas "especialistas em leis" pelo Ministério da Justiça.[1] Posteriormente, Shirin Ebadi pediu uma reforma antecipada, por verificar que a sua situação profissional não evoluía.

Durante vários anos, solicitou repetidamente autorização para exercer advocacia a nível privado. Depois de várias rejeições, a autorização foi concedida em 1993. Até essa data escreveu diversos livros e artigos que a tornaram conhecida.[1]
(fonte: Wikipédia)

Dia Histórico para o Brasil,... digo eu.

Lembram-se ? !!!



Tony Carreira

Com a verdade me enganas - Letra


Quanto mais ela me engana
Mais eu sou louco poe ela
Quanto mais ela me foge
Ainda mais corro atrás dela
Quanto mais ela me afasta
Mais eu a quero abraçar
Quanto mais me diz que basta
Mais eu a quero beijar

REFRÃO:
O nosso caso é uma novela
Vivo enganado mas gosto dela
E qualquer dia eu sei que sim
Que vai ser ela a andar atras de mim

Quanto mais ela me engana
Mais eu acredito nela
Quanto mais ela me trama
Menos faço por esquecê-la
Quanto mais me diz mentiras
Mais eu penso que é verdade
Quanto mais coisas me tira
Mais lhe dou minha amizade

REFRÃO

Quanto mais ela me trai
Mais mantém acesa a chama
Ela diz-me "tudo bem"
Com a verdade me engana

REFRÃO

__________________________

Bom Domingo!

Fotografia: Gad, Zamora, 2010

Thursday, September 30, 2010

AUSTERIDADE

Fotografia: Gad, 2010

Austeridade: conheça as medidas

Hoje às 10:19São cerca de 30 as medidas que integram a proposta de Orçamento de Estado para 2011. Algumas delas entrarão em vigor ainda este ano.
Medidas a aplicar já em 2010:
Eliminar o aumento extraordinário de 25% do abono de família nos 1.º e 2.º escalões e eliminar os 4.º e 5.º escalões desta prestação;

Reduzir as ajudas de custo, horas extraordinárias e acumulação de funções, eliminando a acumulação de vencimentos públicos com pensões do sistema público de aposentação;

Reduzir as despesas com medicamentos e meios complementares de diagnóstico no âmbito do Serviço Nacional de Saúde e reduzir os encargos com a ADSE;

Congelar as admissões e reduzir o número de contratados;

Reduzir as despesas de investimento;

Aumentar as taxas em vários serviços públicos designadamente na Justiça e Administração Interna;

Aumentar em um ponto percentual a contribuição dos trabalhadores para a CGA;

Transferência de planos de pensões da Portugal Telecom para o Estado, de forma a compensar a despesa extraordinária relativa à aquisição dos submarinos e a execução abaixo do previsto da receita não fiscal.

Para 2011, redução da despesa:

Reduzir os salários dos órgãos de soberania e da Administração Pública, incluindo institutos públicos, entidades reguladoras e empresas públicas.
Esta redução é progressiva e abrangerá apenas as remunerações totais acima de 1500 euros por mês. Incidirá sobre o total de salários e todas as remunerações acessórias dos trabalhadores, independentemente da natureza do seu vínculo. Com a aplicação de um sistema progressivo de taxas de redução a partir daquele limiar, obter-se-á uma redução global de 5% nas remunerações;

Congelar as pensões;

Congelar as promoções e progressões na Função Pública;

Congelar as admissões e reduzir o número de contratados;

Reduzir as ajudas de custo, horas extraordinárias e acumulação de funções, eliminando a acumulação de vencimentos públicos com pensões do sistema público de aposentação;

Reduzir as despesas no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente com medicamentos e meios complementares de diagnóstico;

Reduzir os encargos da ADSE;

Reduzir em 20% as despesas com o Rendimento Social de Inserção;

Eliminar o aumento extraordinário de 25% do abono de família nos 1. º e 2.º escalões e eliminar os 4.º e 5.º escalões desta prestação;

Reduzir as transferências do Estado para o Ensino e sub-sectores da Administração: Autarquias e Regiões Autónomas, Serviços e Fundos Autónomos;

Reduzir as despesas no âmbito do Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC);

Reduzir as despesas com indemnizações compensatórias e subsídios às empresas;

Reduzir em 20% as despesas com a frota automóvel do Estado;
Extinguir/fundir organismos da Administração Pública directa e indirecta;

Reorganizar e racionalizar o Setor Empresarial do Estado reduzindo o número de entidades e o número de cargos dirigentes.

Em 2011, para aumentar a receita:

Revisão das deduções à colecta do IRS (já previsto no PEC);

Revisão dos benefícios fiscais para pessoas coletivas;

Convergência da tributação dos rendimentos da categoria H com regime de tributação da categoria A (já previsto no PEC);

Aumento da taxa normal do IVA em 2 pontos percentuais;

Revisão das tabelas anexas ao Código do IVA;

Imposição de uma contribuição ao sistema financeiro em linha com a iniciativa em curso no seio da União Europeia;

Aumento em 1 ponto percentual da contribuição dos trabalhadores para a CGA, alinhando com a taxa de contribuição para a Segurança Social;

Código contributivo (já previsto no PEC);

Aumento de outra receita não fiscal;

Revisão geral do sistema de taxas, multas e penalidades no sentido da actualização dos seus valores e do reforço da sua fundamentação jurídico-económica;

Outras receitas não fiscais previsíveis resultantes de concessões várias: jogos, explorações hídricas e telecomunicações.

Fonte: Ministério das Finanças

Cavaco Silva assegura que se vai manter à margem de debate partidário


TSF /Hoje às 11:33


Fotografia: Gad. 2010

... Porque há dias mais tristes do que outros.

Fotografia: Gad. Arredores de Ciudad Rodrigo, Espanha, 2010

Tristeza não tem fim
Felicidade sim
A felicidade é como a pluma
Que o vento vai levando pelo ar
Voa tão leve
Mas tem a vida breve
Precisa que haja vento sem parar
A felicidade do pobre parece
A grande ilusão do carnaval
A gente trabalha o ano inteiro
Por um momento de sonho
Pra fazer a fantasia
De rei ou de pirata ou jardineira
Pra tudo se acabar na quarta-feira
Tristeza não tem fim
Felicidade sim
A felicidade é como a gota
De orvalho numa pétala de flor
Brilha tranqüila
Depois de leve oscila
E cai como uma lágrima de amor
A felicidade é uma coisa boa
E tão delicada também
Tem flores e amores
De todas as cores
Tem ninhos de passarinhos
Tudo de bom ela tem
E é por ela ser assim tão delicada
Que eu trato dela sempre muito bem
Tristeza não tem fim
Felicidade sim
A minha felicidade está sonhando
Nos olhos da minha namorada
É como esta noite, passando, passando
Em busca da madrugada
Falem baixo, por favor
Pra que ela acorde alegre com o dia
Oferecendo beijos de amor

(A Felicidade - Vinicius de Moraes)



(Tom Vinícius Toquinho e Miúcha 12 - A Felicidade)

Orçamento vai ao encontro de «preocupações do PSD», diz ministro



Fotografia: Gad, 2010

E o Porco sou eu ?!!!

Fotografia: Gad, 2010

Sunday, September 26, 2010

Bom Domingo!


Fotografias: Gad. Rio Àgueda - Ciudad Rodrigo, Espanha, 2010