Wednesday, February 18, 2009

O circo

Foto: Gad, Lisboa 2004

Há dias, no parlamento, alguém chamou "palhaço" ao Primeiro Ministro de Portugal - José Sócrates (J.S.).
Muitos quiseram saber quem foi. Pouco importa, o que é relevante é o facto de, alguém numa sessão parlamentar, num país democrático, chamar "palhaço" ao Primeiro Ministro.
Contudo, o insulto em Portugal já foi "despenalizado... a mentira, a hipocrisia a demagogia , também. O que dá uma certa legitimidade a qualquer espectador. deste autêntico Circo que se está a montar em Portugal. de chamar "coisas feias" a quem muito bem entender... e um circo sem Palhaço não tem piada nenhuma.
José Sócrates tem feito muito por este circo. Levantou a tenda, reuniu os "animais, tem-nos mantido bem alimentados e vai esticando meticulosamente as cordas.
Hoje, perante os números (enganadores números) da taxa de desemprego em Portugal referente a 2008, (J.S.) fez a habitual rábula do "palhaço triste": "(...) Boas notícias, são números animadores (...). Exactamente no dia em que entrou em Vigor o Novo Código do Trabalho (NCT)...
Boas notícias, pois... para os patrões "invertebrados".

O (NCT) é, para os empresários , sobretudo para os donos das Pequenas e Médias empresas (PME) [representam cerca de 50% do total das empresas] uma espécie de "mata-moscas", uma prenda de natal atrasada mas muito oportuna.
Eu, por exº, tenho uma PME. Fiquei a saber que para além de passar a pagar mais impostos pela empresa ainda pago 5% sobre o rendimento de cada um dos colaboradores (avençados) que comigo trabalham há vários anos. O momento é de crise e o atelier não está propriamente a rebentar de trabalho; imaginem que amanhã acordo mal-disposto; chamo um dos colaboradores canto-lhe o "Fadinho da crise" e... um a menos. Depois repito a "má-disposição" até equilibrar as contas da casa.
É mais ou menos isto que o (NCT) "nos "ensina a fazer. E o "Palhaço" sou eu?!

No comments: