Showing posts with label XADREZ. Show all posts
Showing posts with label XADREZ. Show all posts

Tuesday, June 05, 2012

Xadrez, Futebol e Política



Karpov, um dos grandes mitos do Xadrez moderno, escreveu um livro notável onde estabelece um paralelismo entre o Xadrez e a Vida.
Eu sou um apreciador desse secular jogo desde os meus tempos de criança. O meu pai, um conhecedor e entusiasta do xadrez iniciou, muito cedo, os dois filhos nessa salutar prática.
Recordo com nostalgia os serões que nos proporcionava com campeonatos "à séria" entre os 3.



Karpov x Kasparov 
(Imagem net)


Mais tarde, ainda na minha juventude joguei no clube da escola e participei em diversos eventos.
Hoje continuo a jogar e a estudar xadrez regularmente num site internacional fantástico - InstantChess.com - que se rege pelas regras e avaliações da Federação Internacional de Xadrez.


Sou um jogador vulgar mas empenhado e entusiasta.


O Xadrez é simultaneamente um jogo, uma ciência e uma arte. Assim é vulgarmente definido.
Ciência - pois é objecto, desde há muito, de estudos complexos, de análises e ensaios rigorosos no campo científico.


Arte - porque dá espaço para a criatividade, para o experimentalismo e, por outro lado reflecte o carácter e a personalidade de quem o pratica. Na história dos Grandes Mestres de Xadrez constata-se essa característica. Enquanto alguns grandes jogadores, como Karpov se caracterizam pela astúcia defensiva outros como Bobby Fischer notabilizaram-se e tornaram-se lendas pela impulsividade e improvisação do seu jogo ofensivo.



Bobby Fischer (imagem net)


O Xadrez é um jogo simples; um tabuleiro com 16 peças para cada jogador e 64 casas alternadamente claras e escuras.
Dois exércitos, à partida com as mesmas hipóteses e os mesmos recursos aí se defrontam.
Cada jogador estabelece uma estratégia e joga tacticamente para atingir o objectivo do jogo - O Xeque-mate ao rei do oponente.
A Guerra no tabuleiro tem essencialmente 3 momentos distintos: a Abertura, o Meio-jogo, e o Final de Jogo.


De uma abertura segura, que controle o centro do tabuleiro e abra espaço para soltar as peças da última linha (Cavalos, Bispos e, mais tarde as Torres) depende todo o desenvolvimento da partida. O Meio-jogo caracteriza-se por uma luta desenfreada e com infinitas possibilidades para ocupar estrategicamente posições e preparar o ataque ao rei.
Em teoria, se ambos os jogadores não cometerem qualquer erro, uma partida de xadrez termina sempre empatada. Mas isso é a teoria.



Tabuleiro de xadrez "porca e parafuso" (imagem net)


Tal como no xadrez, o futebol também é um jogo simples e uma bela "metáfora da vida".
11 Jogadores de cada lado, duas balizas e um objectivo: introduzir a bola na baliza da equipa adversária e impedir que o oponente o faça.



Futebol - Esquema táctico
(imagem net)


Tal como no Xadrez há um lado científico, materializado em estudos, em esquemas de treino e em estratégias e uma forte componente artística - a criatividade individual dos jogadores, o desenho de jogadas estudadas, os momentos "mágicos" que, por vezes acontecem.


A política é hoje, mais do que nunca, um jogo também. Contudo, é nesse jogo, de entre os restantes que nomeei que mais se confunde estratégia com táctica e mais batota se faz...
As "aberturas" não são pensadas, o meio-jogo não é acautelado. Apenas o desejo de dar "Mate" ao adversário é comum.
Mas um mate sem classe, sem trabalho e estudo, depois de um meio-jogo orientado essencialmente por influências externas e pressões de todos os lados.
Um jogador de Xadrez de bom nível quando perde uma peça influente na sua estratégia dá-se como vencido. Fica mal, nesse mundo, "esticar o jogo", já perdido, apenas por capricho.


Na política a arte dá lugar à retórica - aí sim, temos verdadeiros artistas...
As ideologias sobrepõem-se aos ideais sendo uma espécie de caminho "cego" do qual depende a vida dos peões - o povo.


Muito gostava eu de saber quantos dos nossos dirigentes políticos sabem jogar xadrez, a sério - não apenas mexer as peças.
Acredito que muito poucos... Se assim não fosse o jogo era claro e transparente, as jogadas leais, as estratégias inteligentes e as tácticas consequentes. Ganhava-se e perdia-se com dignidade e respeitava-se todas as peças do tabuleiro - sobretudo os aparentemente humildes peões cujo valor aumenta significativamente no final do jogo.

Thursday, March 08, 2012

"Sondagem" - Qual dos seguintes temas gostaria de ver tratado neste blogue?


"SONDAGEM"
Inseri hoje uma nova aplicação (um questionário) que pretende aferir, entre 3 temas que me são muito caros, qual aquele que os leitores deste blogue gostariam mais que eu aprofundasse. Como sabem, este site é feito apenas por mim e tem como lema "Um Blogue é um livro que se vai escrevendo".
Aqui tenho procurado abordar assuntos relacionados com a minha profissão (Arquitecto) mas, sobretudo com as minhas paixões: a fotografia, o desenho, a arte, enfim...
Confesso que tenho pena de não conseguir uma maior interacção com quem me visita. Visita-me muita gente, de todos os cantos do Mundo.
Contudo são raros os comentários... talvez, por ter activa a "moderação de comentários"...
Já aqui expliquei a razão porque o faço e reafirmo: aprovo todos os comentários, críticas e até confrontações desde que sejam feitos dentro dos limites da educação e do civismo.
Quanto ao questionário:

"POLL"

Today I added a poll to the blog sidebar, that is meant to evaluate, out of 3 subjects that are very dear to me, which one that most readers of this blog would like me to deepen. As you know, this site is done by only me and has as a motto "A Blog is a book always in progress"
Here I have sought to address issues related to my profession (Architect), but especially with my passions: photography, drawing, art, whatever ...
I confess that I am sorry not to get more interaction with my visitors. I am visited by people from all over the world.
But rare are the comments... perhaps because I have the "comment moderation" active...
I have already explained why I do and I stress: I approve all comments, criticisms and even confrontations if they are made ​​within the limits of education and civility.
As for the poll:

AQUARIOFILIA: É uma paixão de criança, sobretudo no que se refere aos peixes tropicais de água doce. Sou um "autodidacta" nessa matéria, tenho 13 aquários (!), sou simultaneamente um apaixonado e um produtor. São inúmeras as espécies que conservo e reproduzo (vivíparos e ovíparos) e muitos os "truques" que tenho apurado com o tempo.

FISHKEEPING (AQUARIOFILIA): It has been my passion since I was a child, especially with regard to freshwater tropical fish. I am a "self-taught" in this matter, I have 13 tanks (!), I am both a lover and a producer. There are countless species that I keep and reproduce (viviparous and oviparous) and many "tricks" I have found over time.

XADREZ: Sou um xadrezista empenhado, outra paixão de miúdo.
Entendo o xadrez em 3 vertentes - Arte, Ciência e Desporto.
Dedico parte do meu tempo livre a jogar e a estudar xadrez. Procuro acompanhar os progressos que vou fazendo com a interpretação teórica das estratégias e das tácticas dos grandes Mestres.
Considero o Xadrez uma das mais completas e antigas "metáforas da vida". Treino diariamente "online" no site que é eventualmente o melhor e o mais didáctico de todos - O "Instant Chess.com".
Aí imperam as regras oficiais da Federação Internacional de Xadrez - o "ranking", os gráficos da nossa evolução, o confronto com jogadores de considerável nível (acima dos 1800 pts.)

CHESS (XADREZ): I am a dedicated chess player, another passion I always had.
In my opinion, chess has three strands - Art, Science and Sport.
I spend part of my time playing and studying chess. I try to monitor progress by making the theoretical interpretation of the strategies and tactics of the great Masters.
I consider chess one of the most complete and ancient "metaphors of life." Training daily "online" on the site that is possibly the best and most educational of all - The "Instant Chess.com."
There reign the official rules of the International Chess Federation - the "ranking", the graphics of our evolution, the confrontation with a considerable level players (above 1800 pts.)

O CULTO DOS OBJECTOS: Um tema abrangente - os objectos dizem muito daquilo que somos, daquilo que os outros são. O coleccionismo, por exemplo.
Vivemos rodeados de objectos, usamo-los no quotidiano mas, em muitos casos, sobre eles nada sabemos.
Dentro dos objectos dou particular importância às canetas e aos carrinhos (colecciono ambos). Compro antiguidades em feiras, em leilões. É, por isso também, um assunto com potencialidades.
Agradeço antecipadamente a todos pela participação.

WORSHIP OF THE OBJECTS (O CULTO DOS OBJECTOS): An overarching theme - the objects speak volumes of who we are, what the others are. Collecting, for example.
We live surrounded of objects, we use them daily, but in many cases, we know nothing about them.
Within the objects I give particular importance to pens and toy cars (I collect both). I buy antiques in fairs, and auctions. It is therefore a potential subject.
Thanks in advance everyone for participating.



Gonçalo Afonso Dias, 08-03-2012
English translation: Tiago Afonso Dias