Showing posts with label televisão. Show all posts
Showing posts with label televisão. Show all posts

Thursday, March 01, 2012

Parabéns Ruy de Carvalho!




Ruy de Carvalho retratado por Bottelho.


Ruy de Carvalho completa hoje 85 anos. Ainda há pouco tempo o vi, e ouvi, num programa da televisão dedicado, se não estou em erro, à problemática da velhice e da solidão que a acompanha. Retive, entre muitas outras coisas, a lucidez deste grande senhor da nossa cultura e mais particularmente do Teatro. Fiquei a saber, também, que, apesar do "peso da idade" e da solidão que conhece de perto, se dedica a ajudar os outros, que dá a sua cara, o seu exemplo, a sua longa história.
A TSF presta-lhe uma merecida homenagem. Um conjunto de fotografias que sintetizam a sua longa carreira.
Dessas fotografias escolhi, para aqui divulgar, as cinco que me pareceram mais belas e significativas.
Contudo, todas elas merecem ser vistas, com atenção, com respeito, com admiração.
Neste País, onde a Cultura é cada vez mais negligenciada, cada vez mais entendida como "um luxo", cada vez menos celebrada, pessoas como o actor Ruy de Carvalho são vozes de uma resistência sofrida a esse alheamento a que estão votados.
Temos um governo de gente nova (de idade, claro) o que, em si, não é mau, apesar de se notar um claro défice de experiência politica na maior parte dos membros do executivo de Passos Coelho. Mau, mesmo, é que para além dessa manifesta inexperiência politica, vem  à superfície, o profundo vazio cultural desses governantes, manifestado em declarações avulsas, em atitudes pontuais mas, sobretudo no discurso directo. E sem cultura, sem uma política séria para a cultura, o país amesquinha-se, a criatividade foge para outros lados, o provincianismo de Passos Coelho e do "Álvaro" funcionam como uma espécie de GPS para o obscurantismo. (GAD)