Thursday, May 14, 2015

CUIDADO COM AS FRAUDES ATRAVÉS DO OLX!






Recentemente coloquei um anúncio no OLX. 
Venda de um determinado equipamento (composto por duas peças) no valor total de 1350€.

Entre várias propostas miseráveis que recebi e as muitas perguntas que não tive pachorra de responder, chegou-me uma oferta aparentemente generosa: "1330" dizia. Mais nada...

Nome: Marques

E-mail: s.marques79@outlook.com

Telefone:

Comentário:

1330


Porque não acredito em milagres e "quando a esmola é grande o pobre desconfia..." respondi:

"Caro amigo. É sempre tão telegráfico?

E porque me faz uma proposta de 1330? Compreenderia se fizesse de 1100 ou de 1200...

Devo dizer-lhe honestamente que não tenho “jeito” para vender nada...

Peço-lhe, se realmente estiver interessado, que me envie uma proposta formal:

Valor em Euros;

Forma de Pagamento;

Data da transacção.

Espero a sua proposta até às 18:00h pois tenho outra com previsão de conclusão para amanhã.

Cumprimentos,

Gonçalo"


A resposta por e-mail da putativa (não é um insulto...) interessada -  "Sandra Marques" vinha num português manhoso, obtido através de um qualquer tradutor on-line... :


"Olá ,

Obrigado novamente por seu e-mail, eu quero que você me ajudar a eliminar do listadas anúncio amor do eu sozinho e certifique-se de que você o pacote com o meu aqui o endereço para envio. Porque eu encaminhará a sua informação bancária para o meu banco para a transferência, por favor avise-me quando chegar transferência de confirmação do meu banco, o Capital de Um Banco de Clientes cuidados."

Aqui é o meu endereço de entrega:

Name: Mr I Seum

Address: 42 Bentham court ecclebourne rd

Postal Code: N1 3DE

State: London

Country: United Kingdom.

I await for your mail.

Thanks.



Continuei...: 

Sandra Marques (?)

Tanto quanto percebi vive em Londres e não domina a língua portuguesa.

Compreendo agora o seu modo “telegráfico de responder”.

Faço-lhe a seguinte proposta:

Se estiver de acordo faz-me uma transferência de 650€ hoje e o restante quando receber o equipamento. Ponho amanhã na DHL, se assim for.

Sei que não me conhece, como eu não a conheço e que pode considerar um risco.

Porém, eu sou uma pessoa idónea. Pode confirmar na net pesquisando pelo meu nome (Gonçalo Afonso Dias). Nunca arriscaria a reputação e os princípios que tenho.

Aguardo a sua resposta,

Cumprimentos,

Gonçalo"


Respondeu logo:

"Oi, Obrigado pelo seu e-mail, estou feliz de ler de você. Quero que volte para mim, com o custo de seu item + custo de transporte completamente para Londres por DHL EXPRESS 2days da entrega. Também volte para mim com seus dados bancários, indicados para a sua transferência de pagamento:"

Nome do banco:

Nome do titular da conta:

IBAN:

Código Swift:

Nome do artigo:

Quantidade por completo:

Número de telefone:

Por favor me ajude a eliminar do anúncio listado olx.o pt por causa de mim sozinho.


Já certo de que se tratava de um "esquema" deixei a conversa correr...

Dei-lhe os dados "que se podem dar" e disse-lhe que mandava uma parte do equipamento depois de receber o comprovativo da transferência de metade do valor...

O tal ou a tal não demorou a responder:

"Olá , Obrigado novamente por seu e-mail, eu quero que você me ajudar a eliminar do listadas anúncio amor do eu sozinho e certifique-se de que você o pacote com o meu aqui o endereço para envio. Porque eu encaminhará a sua informação bancária para o meu banco para a transferência, por favor avise-me quando chegar transferência de confirmação do meu banco, o Capital de Um Banco de Clientes cuidados."


Decidi que "já chegava" e acabei com a brincadeira:


" Boa noite.

Já estava desconfiado das suas intenções.

Agora tenho a certeza.

Não me volte a incomodar porque eu vou denunciá-lo às autoridades."


E,... desapareceu!

Não fiz queixa de coisa nenhuma porque sempre que me queixo ainda tenho de pagar mas achei que devia avisar os incautos e/ou solitários para que tivessem cuidado com as "Sandras Marques" deste mundo...

Cada um que retire as ilações que entender. Eu retirei as minhas...

Gonçalo Afonso Dias,
13 de Outubro de 2015

8 comments:

Anonymous said...

Eu tenho este tipo, agora na calha ! Já lhe enviei o IBAN SWIFT (incompletos). Vai agora para a segunda fase, enviar um comprovativo e depois as ameaças. Vamos aguardar. Já que paguei bilhete, fico até ao fim do filme !

Anonymous said...

Ola, eu tive esse mesmo problema com essa pessoa, ela mudou para outro mail (muito parecido com o que foi mencionado) enviei o nib e fiquei à espera, recebi um mail estranho de um CapitalOne-Bank@accountant.com(Não corresponde ao dominio da Capital One) e falei com o banco sobre esse dominio e a conta usada, reenviei o mail para o banco CapitalOne(obviamente era falso).
O mail FALSO dizia que a transferencia tinha sido efectuada mas estava suspensa até que eu enviasse um comprovativo do envio da encomenda (suspeitei porque num banco se faz encomendas e não de "man e the middle").
Agora que estou a ver o vosso testemunho, gostaria muito de lhe enviar uma encomenda, mas nao aquilo que ela espera... alguma segestao?
Isso tem que acabar, podem haver pessoas que ja foram burladas, felizmente estive atento.

Mc LuckyY said...

Aconteceu comigo exactamente o mesmo, dei-lhe os dados que podia e vim pesquisar a morada e o nome do(a) suspeito (a). Aqui estou eu no seu post... Cumps.

brayan briceño said...

hola.

Escribo de venezuela, me paso exactamento lo mismo me escribio el dia de ayer Andrea Monny indicando que queria el producto por un total de 360 USD, realizada ya la transferencia pidio el envio del producto para completar la transaccion y el dinero se pudiera liberar.

hay que denunciarla

OLX Burla said...

Atenção ao António Armando Santos Correia com o NIB 0033 0000 0001 7094 7262 1, anda no OLX a burlar as pessoas, tenham cuidado.

Anita silva said...

Olá boa noite estou exatamente a passar por isso e pedi para que me fosse enviada a morada e é exatamente essa que tem pois ral como diz quando a esmola é muita o pobre desconfia prefiro por o preco mais baixo e ter o dinheiro na mão do que nem uma coisa nem outra e como fiquei com a pulga atrás da orelha fui ver a morada e atenção já agora ao seguinte mail maximilianstefan247@gmail.com

Anita silva said...

Olá boa noite estou exatamente a passar por isso e pedi para que me fosse enviada a morada e é exatamente essa que tem pois ral como diz quando a esmola é muita o pobre desconfia prefiro por o preco mais baixo e ter o dinheiro na mão do que nem uma coisa nem outra e como fiquei com a pulga atrás da orelha fui ver a morada e atenção já agora ao seguinte mail maximilianstefan247@gmail.com

Amigo do Amigo said...

Eu estou a ser burlado neste momento por essa gente.
sandramagnu@gmail.com e o first bank
É tudo a mesma coisa. Enviei um relógio avaliado em 650 euros e ela trocou de quinta a quarta 45 emails. Queriam que lhes depositasse 700 us dollars para libertar um valor que "ela" tinha cativo. Já sei quem são. Pedi ajuda aos CTT e vamos tentar o reenvio da encomenda. Que paguei 35 euros de envio. São uns....... Parece que eles andam por aquela rua em Londres já há uns anos. Acho que não querem as encomendas. Alguém me pode informar se enviou algo para vender e foi devolvido. Obrigado