(By Vitor Gabriel)
(Vista exterior da Avenida Prof.Egas Moniz, com o edifício ainda em fase final de acabamento (foto anterior à inauguração).EXTERIOR
A integração deste enorme volume num terreno "atrofiado" e inserido numa área urbana arquitectonicamente pouco qualificada, acabou por constituir o maior desafio para o este projecto; contribuir para a requalificação e consolidação urbana desta zona da cidade, que possui já diversos equipamentos e espaços lúdicos recentemente executados, como o Fórum Romeu Correia - junto à espaçosa Praça da Liberdade.
(Estudo para a concepção da estrutura de suporte do tecto falso em platex, da sala principal)
(Desenho de obra)
(Maqueta inicial)
O revestimento em "pastilha" vulgar azul de 20x20mm, correntemente utilizada no revestimento de piscinas, teve como motivação inicial o resultado de uma maqueta de trabalho "esculpida" em Roofmate azul, acabando por se concretizar e conferir ao complexo conjunto a desejada unidade e plasticidade.
INTERIOR
(Esquissos para o tecto do Foyer)
(Foyer "desabitado")
(Foyer em dia de festa (espectáculo de encerramento do Festival de Teatro de Almada, 2005)
Sala principal do Teatro - capacidade para 450 lugares, podendo ser seccionada transversalmente para acolher confortavelmente um nº menor de espectadores, (através de cortinas suspensas em varas motorizadas).
(Vista para o palco)
(pontes técnicas)
(Pormenor das "Régies" divididas em dois níveis e integradas no desenho do tecto da sala.)
Para além da sala principal, este equipamento dispõe ainda de uma Sala Experimental e de uma Sala de Ensaios que reproduz as dimensões do palco principal.
(Sala Experimental)
A sua concepção, tecnicamente muito consolidada por assessorias especializadas, como a de Jean Guy Le Cat (encenador de Peter Brook), José Carlos Nascimento (Director do teatro D.Maria) e especialista em "desenho de luz",de Joaquim Benite (Director da Companhia de Teatro de Almada - futuramente a companhia residente neste edifício), fez com que este seja um dos palcos mais funcionais e flexíveis dos teatros modernos a esta escala, em Portugal.
MAQUETAS DE TRABALHO: (José António Aires Pereira - OFICINA DE MAQUETAS E MINIATURAS)
Está preparado para receber brevemente um fosso de orquestra assente numa plataforma elevatória, que, ainda dentro do enunciado conceito de multifuncionalidade, poderá por exº, transformar o palco e a sala num piso único, aumentar o nº de filas da sala ou então funcionar como "fosso clássico" para espectáculos de ópera, bailado,etc.
(Pormenor do interior da livraria de pé-direito triplo e com dois níveis e possibilidade de acesso independente a partir do exterior.)
Este espaço, tal como um pequeno ATL, uma galeria de Exposições e uma Sala de "Café-Concerto com capacidade para 100 pessoas, são complementos significativos deste Teatro.
Para além dos papeis funcionais que os justificam, surgem como uma forma de familiarizar a população com o edifício, levando-a a habitá-lo sem ter obrigatoriamente que assistir a qualquer peça. A ideia, no fundo, é que as pessoas se apropriem do "seu teatro" e o frequentem regularmente.
INTERIOR / EXTERIOR
Penso que é esta relação entre um interior denso e complexo, assumido em volumes distintos no exterior que aqui é explorada e "aliviada" com a criação de vários e inesperados pátios ao ar livre, que "arejam e iluminam os percursos do seu interior:
Para além dos papeis funcionais que os justificam, surgem como uma forma de familiarizar a população com o edifício, levando-a a habitá-lo sem ter obrigatoriamente que assistir a qualquer peça. A ideia, no fundo, é que as pessoas se apropriem do "seu teatro" e o frequentem regularmente.
INTERIOR / EXTERIOR
Penso que é esta relação entre um interior denso e complexo, assumido em volumes distintos no exterior que aqui é explorada e "aliviada" com a criação de vários e inesperados pátios ao ar livre, que "arejam e iluminam os percursos do seu interior:
(Pátio dos Actores)
O Pátio central, onde foi plantada uma árvore que crescerá com o teatro e para onde descem os "putos" do ATL, é disso o melhor exemplo.
OS BASTIDORES
O que não é visível para o comum dos frequentadores do teatro são os seus bastidores onde tudo é fantástico, imaginário e sedutor.
São os camarins e as áreas reservadas aos actores, técnicos e bombeiros, a carpintaria, os enormes armazéns, etc.
São os camarins e as áreas reservadas aos actores, técnicos e bombeiros, a carpintaria, os enormes armazéns, etc.
(Esquisso das áreas técnicas)
É também toda a subterrânea "Área técnica" que alberga os enormes depósitos de água para a rede de incêndios, complexas e cuidadosamente encaixadas redes de tubos e condutas, sistemas sofisticados de gestão e manutenção, autênticos labirintos onde se imaginam "fantasmas" de uma Ópera quase acabada!
Novo Teatro Municipal de Almada "TEATRO AZUL" (Projecto em parceria com Manuel Graça Dias e Egas José Vieira - [Contemporânea] - 1998/2004
Localização: Almada
Inaugurado pelo Presidente da República, Sua Ex.ª Dr. Jorge Sampaio, em 14 de Julho de 2005.José Carlos Nascimento
Inaugurado pelo Presidente da República, Sua Ex.ª Dr. Jorge Sampaio, em 14 de Julho de 2005.José Carlos Nascimento
Desenhos e fotografias: Gonçalo Afonso Dias
FICHA TÉCNICA:
Promotor/Client: Câmara Municipal de Almada
Coordenação/Coordination: Gonçalo Afonso Dias
Colaboradores/Collaborators: José Silvestre, Ricardo Gama, Nuno Moita, Rui Cunha, Susana Alvarez, Carmo Pupo Correia, Filomena Vicente, Lourenço Vicente, Duarte Correia, Vasco Teodoro, Pedro Coelho, Sara Baptista, Sofia Sanches
Maquetas/Models: José António Aires Pereira, Nuno Jacinto
Projectos Especiais/Special Projects:
Estrutura/Structure: Francisco Cima Gomes, Rui Nunes da Silva e Paulo Freire (Talprojecto)
Instalações Eléctricas e de Segurança/Electrical and Security Inst: Rúben Sobral
(Edifício/Building); Copreng (Exteriores/Exteriors)
Projecto de Segurança/Security Project: António Portugal
Instalações de AVAC/Mechanical Engineering: Instec
Instalações de Águas e Esgotos/Water and Sewerage Inst.: Aquadomus
Rede de Rega/Irrigation Net: João Campos
Consultoria Acústica/Acoustical Engineering: Acustiprojecto
Consultoria de Técnica Teatral/Theatre consulting: Jean Guy le Cat, José Carlos Nascimento
Arranjos Exteriores/Landscaping and environment: MGD + EJV, com/with GAD (Consultoria/Consultant, João Gomes da Silva)
Mobiliário e equipamento/Furniture and equipment: MGD + EJV com/with GAD
Sinalética/Signage: 2&3 D
Projecto de Arte/Art Project: José Aurélio (Escultura de exterior/Exterior sculpture, Pedro Calapez (Átrio e Cortina de Corte/Atrium and House Curtain)
Fiscalização/Supervision: Cristina Pacheco Vieira (Proman)
Construtor/Construction: A. Mesquita (Edifício/Building); XIX (Arranjos Exteriores/Landscaping and Environment); Somague/Tyco (Equipamento de cena/Scene equipment)
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FICHA TÉCNICA:
Promotor/Client: Câmara Municipal de Almada
Coordenação/Coordination: Gonçalo Afonso Dias
Colaboradores/Collaborators: José Silvestre, Ricardo Gama, Nuno Moita, Rui Cunha, Susana Alvarez, Carmo Pupo Correia, Filomena Vicente, Lourenço Vicente, Duarte Correia, Vasco Teodoro, Pedro Coelho, Sara Baptista, Sofia Sanches
Maquetas/Models: José António Aires Pereira, Nuno Jacinto
Projectos Especiais/Special Projects:
Estrutura/Structure: Francisco Cima Gomes, Rui Nunes da Silva e Paulo Freire (Talprojecto)
Instalações Eléctricas e de Segurança/Electrical and Security Inst: Rúben Sobral
(Edifício/Building); Copreng (Exteriores/Exteriors)
Projecto de Segurança/Security Project: António Portugal
Instalações de AVAC/Mechanical Engineering: Instec
Instalações de Águas e Esgotos/Water and Sewerage Inst.: Aquadomus
Rede de Rega/Irrigation Net: João Campos
Consultoria Acústica/Acoustical Engineering: Acustiprojecto
Consultoria de Técnica Teatral/Theatre consulting: Jean Guy le Cat, José Carlos Nascimento
Arranjos Exteriores/Landscaping and environment: MGD + EJV, com/with GAD (Consultoria/Consultant, João Gomes da Silva)
Mobiliário e equipamento/Furniture and equipment: MGD + EJV com/with GAD
Sinalética/Signage: 2&3 D
Projecto de Arte/Art Project: José Aurélio (Escultura de exterior/Exterior sculpture, Pedro Calapez (Átrio e Cortina de Corte/Atrium and House Curtain)
Fiscalização/Supervision: Cristina Pacheco Vieira (Proman)
Construtor/Construction: A. Mesquita (Edifício/Building); XIX (Arranjos Exteriores/Landscaping and Environment); Somague/Tyco (Equipamento de cena/Scene equipment)
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