Showing posts with label Troika. Show all posts
Showing posts with label Troika. Show all posts

Wednesday, December 19, 2012

Os meus votos de muita CORAGEM e muita SOLIDARIEDADE para 2013 !

 
 
Fotografia: Gonçalo Afonso Dias

 A "Crise", a "Troika", Passos Coelho e a política criminosa de empobrecimento galopante dos portugueses mudou quase todos os paradigmas - desde os hábitos de consumo, aos anúncios publicitários.
Apenas parece não ter mudado o "tom" dos votos de "Boas Festas"... Continua a prevalecer a hipocrisia, ingénua e bem-intencionada - bem sei - mas, ainda assim Hipocrisia.
Desejar um "Bom Natal", para mim é uma abstracção... como abstracta e sem conteúdo válido (para além do consumismo) é essa "invenção" capitalista. Mas é relativamente pacífico...
Já fazer votos de "Um Bom 2013" me parece, no mínimo, cruel. De certo modo é como desejar a um condenado à prisão "Uma Boa Estadia !"...
Todos sabemos o que nos reserva 2013. Mais pobreza, mais desemprego, menos esperança, menos futuro para os nossos filhos - a isto chama-se "Realidade".
Por isso, não faço votos de "Um Bom 2013 !" - Desejo sim Muita CORAGEM e muita SOLIDARIEDADE para resistir ao ano que está prestes a principiar.
Força!

Saturday, December 01, 2012

Os "desempregados" do amor



Os desempregados do Amor

 Os portugueses têm hoje no seu vocabulário palavras que, em tempos, não imaginavam; Crise, Economia, Alavancagem, Austeridade, contenção, empreendedorismo, etc.

Portugal agoniza e agoniza também o seu povo... A malfadada "Troika" e a governação servilista de Passos Coelho apertam o "laço" à volta dos nossos pescoços. (que palavra feia... Só agora me apercebi... - pescoços...).

Multiplicam-se, na televisão, as análises (macro) e (micro) económicas. Todas no mesmo sentido - sem sentido nenhum. Não há, de facto, sentido nem "sentir".

 O pragmatismo dos números e das evidências esmaga qualquer sentimento de esperança. Não há aquela "luz ao fundo do túnel"... Porque não há (ponto).

 Aquilo que não é mensurável, quantificável, não se analisa. Não dá jeito...

 Entre muitas outras coisas que deviam merecer alguma atenção por parte dos profissionais da "análise" devia estar - e não está - as "contra-indicações" deste viver nas relações entre as pessoas.

Apercebo-me, e não devo ser só eu, que a "Crise" tem um impacto violento nessas relações. A pior das crises - a "Crise de valores".

Por quantificar estão, sem dúvida, o número de separações passionais, de agressões, de maus-tratos.

Ninguém ainda "me disse" quantos casais com filhos se "desfizeram" no último ano. Uns porque "tinha de ser". Outros, porque um deles "fugiu" à procura de uma vida qualquer, num sítio "qualquer".
Continuando... a "Crise" tem um impacto que não é despiciente nas relações entre as pessoas; Eu sinto.
tu sentes, ele sente.

Impera, nessas relações, um certo "oportunismo" que nasce da incontornável necessidade de sobreviver. Para mim, essa é a pior das "Crises". A dos valores, a do amor. Hoje somos muitos, mesmo muitos os "desempregados do amor". Uma fatalidade, digo eu.



 


 

 

Tuesday, October 09, 2012

Estão a fazer de nós...

... Um imenso e nauseabundo viveiro de minhocas para as faustosas "pescarias" de Passos Coelho e seus acólitos...

Nota: Este é um protesto/denúncia apartidário. Quem nele se reveja que o divulgue como entender. Pode ser que chegue a uma qualquer "praia"...
Desenho e texto: Gonçalo Afonso Dias


Saturday, October 06, 2012

Thursday, September 13, 2012

Saturday, July 28, 2012

O (Miserável) Estado da Nação


Pouco ou nada aqui tenho escrito sobre a "Actualidade Política" e sobre a situação económica e financeira que por cá vemos e vivemos.

Porque pouco ou nada há de novo para escrever - mais do mesmo...

Nos últimos dias apenas registo, sem grande espanto, a metamorfose da retórica e da postura do Sr. Primeiro-Ministro (PM), o Dr. Passos Coelho (PPC)...

Sem grande espanto, repito, pois a encenada postura de fair-play com que principiou o seu mandato era obviamente estratégica.

Revela com as recentes declarações num tom genuíno de Massamá o verdadeiro PPC...

"Que se lixem as eleições", a metáfora da "ventoinha" são apenas dois exemplos daquilo que antes afirmei.

O tom crispado, irritadiço, provocador que agora o PM evidencia no Parlamento é apenas, na minha opinião, a consequência da constatação do falhanço da sua política seguidista, despersonalizada, gratuita e quase criminosa.




Mas o pior está para vir...

O Descontentamento crescente da população - são disso bons exemplos a situação dos professores com "Horário Zero" e as manifestações contra o "Novo Mapa Autárquico", as vaias que se multiplicam sempre que "aparece um governante" - depois mal digeridas pelos "homens do poder e relativizadas com o argumento obsoleto de que se trata de manifestações orquestradas - não escapam com toda a certeza a quem nos observa de longe.

As evidência, como a de, este ano, já 3000 alunos do Ensino Profissional terem desistido de estudar por não terem como pagar as propinas, o desemprego crescente e assustador, a total ausência de uma política séria, abrangente e transversal de apoio às Pequenas e Médias Empresas que todos os dias fecham as portas às centenas parecem não perturbar a postura intolerante e totalitária de Passos Coelho.

Um Primeiro-Ministro esvaziado de conteúdo, impreparado, sem a experiência de vida - tão importante quando se decide o futuro de pessoas - notoriamente inculto e vagamente burgesso... Um executivo que parece um "jardim-escola", constituído também, à imagem do líder e que padece dos mesmos vícios e das mesmas insuficiências, da mesma imaturidade política, da mesma inexperiência e do mesmo grau - uma consequência, claramente do que antes afirmei - de incompetência.



Um "rapazito" hipócrita que com um descaramento olímpico e uma demagogia refinada afirma que está a "Salvar a Nação"... revelador e sintomático de uma ideologia que roça o fascismo.

O facto de o CDS de Paulo Portas começar a dar sinais de rotura com o PSD e consequentemente com PPC, é um sinal que não se deve desprezar de uma instabilidade crescente e preocupante ma maioria governamental com consequências previsíveis para Portugal e para os portugueses.

Não há, comprova-se, quem ature este PM... À esquerda e já nem à Direita...

No "Meio" o Partido Socialista arrasta-se... ao ritmo empastelado e amorfo de António José Seguro. Entre a espada e a parede, comprometido com o acordo que subscreveu com a Troika, arrependido, titubeante e politicamente mal dirigido por outro político "de calções" que não sabe o que fazer ao "menino que tem nas mãos"...

A olhar por cima, para toda esta miséria, continua um Presidente da República, comprometido com o PSD, incoerente, infeliz nas suas intervenções, incapaz de defender os portugueses - a sua maior obrigação - inexistente mesmo...

E assim caminha Portugal para um abismo onde encontrará a Grécia...

Assim continuam os portugueses a sufocar sob a tortura sádica deste governo materializada em leis e diplomas desumanos, ineficazes, contraproducentes.

Até quando este povo irá manter a tradicional postura de resignação e de inércia? Julgo que é apenas uma questão de tempo. E não me parece que se trate de muito tempo...

...................................................



Como o rapazinho mudou e engordou...



(Fotografia retirada da Net)

Tuesday, June 05, 2012

Um ano depois...



Fotografia: Gonçalo Afonso Dias.
Santo Amaro de Oeiras, 2012


Há exactamente um ano que o actual governo tomou posse.
Há um ano que perdemos parte da nossa identidade e somos um "pau mandado" da Troika.
Nesse tempo, quando fotografava a minha rua captava imagens de gente(sobretudo idosos que constituem uma grande parte dos cidadãos da Vila de Santo Amaro de Oeiras) nas suas vidas. Outros, figuras carismáticas cá do sítio passavam com regularidade.
Entretanto, o comércio local começou a fechar, a criminalidade e os assaltos por esticão aos mais velhos multiplicaram-se. O medo dessas pessoas mais fragilizadas instalou-se - saem à rua, os que saem, apenas às horas mais seguras.
Não se vê polícia, também eles não tem os meios e os recursos indispensáveis para garantir a segurança da população.
Pessoas como a que aqui retrato, visivelmente carenciadas, no limite da dignidade, com "cara de fome" começam agora a ser a realidade.
Há um ano, não me tocavam à campainha mães com bébés a pedir ajuda - hoje ajudo uma dessas mães a alimentar o seu filho.
Há um ano, já vivíamos mal mas nada que se compare com a miséria que constato todos os dias.
Tristeza, angústia, desespero. E como será daqui a um ano ?

Wednesday, May 16, 2012

1.224.000 DESEMPREGADOS EM PORTUGAL



Taxa de desemprego trimestral em Portugal bate novo recorde

Publicado hoje às 11:05

Segundo o INE, o número de desempregados é agora de mais 819 mil, mais 48 mil que em em relação ao último trimestre.

A taxa de desemprego portuguesa atingiu os 14,9 por cento no primeiro trimestre de 2012, o nível mais alto de sempre, indicam dados divulgados pelo INE.

De acordo com estes dados, o número de desempregados é agora de 819,3 mil trabalhadores, mais 48,3 mil que no último trimestre e mais 130,4 mil pessoas que nos primeiros três meses de 2011.




Friday, May 11, 2012



Passos Coelho diz que desemprego pode ser uma oportunidade

O primeiro-ministro considerou que o desemprego não tem de ser encarado como negativo e pode ser «uma oportunidade para mudar de vida»

Durante a tomada de posse do Conselho para o Empreendedorismo e a Inovação, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, Pedro Passos Coelho lamentou que «a cultura média» em Portugal seja a «da aversão ao risco» e que os jovens licenciados portugueses prefiram, na sua maioria, «ser trabalhadores por conta de outrem do que empreendedores».

Numa intervenção de cerca de vinte minutos, o primeiro-ministro defendeu que «essa cultura tem de ser alterada» e substituída por «um maior dinamismo e uma cultura de risco e de maior responsabilidade, seja nos jovens, seja na população em geral».

Passos Coelho referiu-se em especial aos portugueses que estão sem emprego: «'Estar desempregado não pode ser, para muita gente, como é ainda hoje em Portugal, um sinal negativo. Despedir-se ou ser despedido não tem de ser um estigma, tem de representar também uma oportunidade para mudar de vida, tem de representar uma livre escolha também, uma mobilidade da própria sociedade».

Segundo Passos Coelho, a Europa e Portugal precisam de apostar em «modelos de desenvolvimento de valor acrescentado, de forte base tecnológica» para ganharem competitividade económica, e não nos preços baixos.

«Essa não é a competitividade que nos interessa. No curto prazo, no meio da crise em que estamos, claro que é preferível ter trabalho, mesmo precário, do que não ter, claro que é preferível trabalhar mais do que não trabalhar, vender mais barato do que não vender», mas «o modelo para o futuro tem de ser o de acrescentar valor», reforçou.


........................................................................................................................

(GAD)
Se até agora tenho tentado ser contido nos adjectivos dedicados ao Sr. Primeiro-ministro de Portugal - Dr. Pedro Passos Coelho - depois das suas declarações - proferidas hoje, sobre o desemprego, sinto-me compelido a chamar "os bois pelos nomes": Não me recordo de um político tão hipócrita, tão demagogo e tão manipulador como este.

Em português mais arcaico, afirmo que, para além de "bimbo" e de "bronco", Passos Coelho é uma verdadeira Besta ***  que, para além de mentir compulsivamente aos portugueses, ainda os tenta subjugar e endrominar...

As declarações que Pedro Passos Coelho fez hoje ficaram, certamente, na história da hipocrisia política em Portugal.

Entendo que os portugueses, e nomeadamente os jovens desempregados portugueses, já não suportam as tão recorrentes e demagógicas ideias do "empreendedorismo, das "janelas de oportunidade" e de muitas outras tolices que saem da boca dos nossos governantes.

Urge reagir. Reagir violentamente contra este governo. Dar-lhe a reposta que impera.

Infelizmente vivemos num contexto político e social onde a regra é a despolitização, o alheamento, o conformismo.

Os senhores do Governo repetem até à exaustão que "Portugal não é a Grécia". Pois eu tenho muita pena que os portugueses não tenham um décimo da dignidade, da revolta, da capacidade de "ir à luta" que os gregos demonstram a cada momento.

Tenho pena que a nossa juventude, sem futuro, sem ambições, não reaja como se impunha. Como os espanhóis, por ex.

"O desemprego não tem de ser encarado como negativo e pode ser «uma oportunidade para mudar de vida." Foi o que disse Passos Coelho.

Então encaremos o crescente e alarmante desemprego como "oportunidades para mudar a vida"?!

Mas mudar qual vida, se a vida nos é negada...

Não nos podemos calar. É urgente reagir. Seja como for, seja como tiver de ser.

O primeiro-ministro, em cada declaração, em cada opinião, revela aquilo que, no fundo, é. Um homem inculto, impreparado, mas convicto nas suas opções absolutistas e vagamente fascistas.
O destino de Portugal está hoje entregue a energúmenos, inconscientes, impreparados, ignorantes e, para os quais a palavra "Democracia" pura e simplesmente perdeu toda a sua substância.

As palavras de Passos Coelho são facas espetadas nos direitos há muito consagrados pelos trabalhadores, pelos jovens, pelas pessoas.

Pedro Passos Coelho terá de ter a resposta adequada - a bem ou a mal...



***
O termo besta pode referir-se a:

§ Besta (arma), arma de tiro, também chamada de balestra.

§ Besta (carro), carro que foi produzido pela empresa sul-coreana Kia Motors.

§ Besta do Apocalipse, figura bíblica.

Besta pode significar ainda:

§ Um animal utilizado para tarefas que exigem grande esforço físico, normalmente chamados de animais ou bestas de carga;

§ Qualquer tipo de animal quadrúpede, especialmente de grande porte;

§ Um animal híbrido estéril originado do cruzamento entre duas espécies diferentes, como a mula, o muar, o bardoto, o caraval, o servical, o zebróide, o ligre;

§ Uma ofensa, significando "tolo", "ingênuo", "otário";

§ Um sinônimo de "diabo".

(Wikipédia)




Autor : Kimon Berlin, user:Gribeco 


ACTUALIZAÇÃO:
("O Público" , 2012-05-12)



Monday, May 07, 2012

Alegres e Contentes



(Desenho: Gonçalo Afonso Dias, 05-2012)

Para os governantes portugueses pouco ou nada importa como os portugueses estão.
Importante sim é passar "lá para fora" (bimbos do caraças...) a ideia de que estão bem e se recomendam...
Nesse sentido, e como patriota que (ainda) sou, aqui fica a minha modesta contribuição.

Sunday, May 06, 2012

Austeridade #02



Austeridade #02
Fotografia: Gonçalo Afonso Dias. 05-2012

Friday, April 27, 2012

Que se lixe a Crise !



"Que se lixe a Crise !"
Fotografia: Gonçalo Afonso Dias. Oeiras 2012

Sunday, April 01, 2012

1 de Abril de 2012


A "BOA NOTICIA":

BenfIca vence Sporting de Braga e fica a um ponto do líder

O Benfica venceu, esta noite, na receção ao Sp. de Braga por 2-1, e ascendeu ao segundo lugar, com 59 pontos, menos um que o FC Porto. Os minhotos caem para a terceira posição, com 58 pontos.

Veja aqui as melhores jogadas do encontro.

No Estádio da Luz, o Benfica, que demonstrou um grande défice físico, obteve uma saborosa vitória graças a um remate certeiro de Bruno César, aos 90+2 minutos, após excelente jogada de um quase esgotado Gaitan, numa altura em que já nada fazia prever que os "encarnados" pudessem triunfar.

A formação de Jorge Jesus até foi superior na primeira parte, mas depois caiu muito de produção na segunda, altura em que o Sporting de Braga tomou o controlo da partida e mostrou argumentos para lutar pela conquista o seu primeiro título nacional.

Jesus chamou Rodrigo para ocupar o lugar do médio argentino, mas o jogador espanhol esteve muito longe da qualidade que já demonstrou esta temporada.

Por isso, sem o habitual "maestro" da equipa, o futebol praticado pelos "encarnados" acabou por ser algo atabalhoado, e sempre com Oscar Cardozo muito desinspirado (saiu aos 66

minutos), frente a um Sporting de Braga que foi crescendo com o decorrer do encontro.




A "MÁ NOTICIA":
Constâncio não descarta necessidade de segundo resgate 

O vice-presidente do BCE não afasta a possibilidade de Portugal vir a precisar de um segundo programa de ajustamento, lembrando que tal cenário «tem de estar sempre em avaliação».

«Está tudo sempre debaixo de análise e dependente da evolução de situações concretas nos mercados financeiros», considerou Constâncio em declarações aos jornalistas portugueses em Copenhaga, no final de dois dias de trabalho dos ministros das Finanças da União Europeia e de outros intervenientes no setor financeiro europeu.

O responsável do BCE destacou a melhoria recente nos juros portugueses, «uma perceção» dos mercados de que Portugal «está a cumprir as metas» com que se comprometeu no programa de assistência financeira acordado com a «troika» (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional).

Tuesday, March 27, 2012

Por muito que tentem esconder a vida intima...





(HENRICARTOON)

...O amor entre Passos Coelho e a Toika vai dando os seus "rebentos"... :


Fitch estima queda do PIB português de 3,7% e admite mais austeridade

Publicado hoje às 15:59

A agência de notação financeira Fitch prevê que o PIB português encolha 3,7 por cento este ano, considerando «provável» que o Governo recorra a novas medidas de austeridade.

«O risco de derrapagens relativamente à meta para o défice orçamental em 2012 [4,5 por cento do PIB] é grande», começa por escrever a agência numa nota de análise sobre as dívidas soberanas da zona euro.

Este receio está relacionado com a probabilidade de um cenário macroeconómico mais negativo que o esperado, ou com novos problemas orçamentais nas empresas públicas.

«Tendo em conta estes riscos, a Fitch considera que há uma probabilidade significativa de que em 2012 sejam necessárias medidas adicionais de consolidação orçamental», escreve a analista da agência.

A Fitch prevê ainda que a economia de Portugal se contraia 3,7 por cento no próximo ano - uma recessão mais grave do que a previsão mais recente do Governo, 3,3 por cento. Para 2013, a agência espera um ano de estagnação.

Também para este ano, a agência prevê que o défice corrente português se agrave de 7,5 para 7,6 por cento do PIB; e espera que a dívida pública continue a crescer, atingindo 116,3 por cento do PIB em 2013.



Desemprego dos jovens pode resultar «numa das piores crises de sempre», alerta Juncker

Publicado hoje às 14:28

A persistência de elevadas taxas de desemprego entre os jovens poderá resultar «numa das piores crises de sempre» para a União Europeia, alertou o presidente do Eurogrupo.

«Tem de ser oferecer perspetivas de esperança aos que sofrem as consequências da crise», afirmou Jean-Claude Juncker, citado pela agência Bloomberg.

Juncker, que é também primeiro-ministro do Luxemburgo, falava durante uma conferência organizada pelo grupo EU40 (uma rede de eurodeputados com menos de 40 anos).

«Os jovens em especial vão pensar que o nosso sistema, no seu todo, falhou», disse o presidente do eurogrupo, referindo-se às elevadas taxas de desemprego jovem.

O desemprego entre os mais jovens (pessoas entre os 15 e os 24 anos) regista taxas particularmente altas em Espanha (onde atingem os 50 por cento), na Grécia e em Portugal (onde chegam aos 35 por cento).

O presidente do Eurogrupo admitiu que, por vezes, não sabe o que dizer a «jovens em dificuldades», porque as reformas adotadas pelos governos europeus «vão levar anos a produzir resultados».



"i"... :



Saturday, February 25, 2012

25 de Fevereiro de 2012



A "BOA NOTÍCIA":
Governo confirma cancelamento de conferência de imprensa da troika.

O Ministério das Finanças confirmou que a habitual conferência de imprensa da troika, que realiza-se após as avaliações ao programa português, foi cancelada. A decisão é justificada à TSF com o facto de o Governo entender que sendo um programa de apoio ás finanças portuguesas, as suas conclusões devem ser comunicadas pelo executivo. De acordo com as fontes contactadas pela TSF, apesar de ter sido cancelada a sua conferência de imprensa, a troika esta ainda a decidir se no final da terceira avaliação, que está agora a decorrer, vai ou não emitir um comunicado com um balanço das duas últimas.






A "MÁ NOTÍCIA":
Portugal, um país com grandes desigualdades nos rendimentos

Um estudo da OCDE coloca Portugal entre os países com maiores desigualdades nos rendimentos dos trabalhadores e conclui que o país precisa de alterações mais profundas nas leis laborais.

Portugal fez melhorias mas continua de forma persistente longe dos melhores. As conclusões da OCDE não deixam margem para dúvidas

O PIB per capita face à metade dos países da OCDE com níveis mais altos caiu na última década. As barreiras à competição em alguns sectores «continuam substanciais» apesar de terem reduzido.

A diferença de protecção laboral entre os contratos sem termo e temporários continua a ser é um dos principais problemas.

A OCDE confirma, em números, que Portugal está no grupo dos mais desiguais quando analisado o rendimento disponível das famílias. É o terceiro com maior desigualdade nos salários de trabalhadores a tempo inteiro. Portugal junta-se ao Chile , ao México, ou aos Estados Unidos por exemplo. O que significa que existe uma elevada concentração de salários, de capital