Monday, October 11, 2010

Verdade ou o Oportunismo dos Media ?. Provavelmente as duas coisas...



Desde o passado dia 5 de Agosto, data em que os 33 mineiros ficaram soterrados na Mina de San José, Chile) que à superfície se montou um autêntico "circo mediático" .
A comunicação estabelecida com os mineiros trouxe ao Mundo sucessivas imagens e palavras de esperança, confiança, e sobretudo de uma incrível coragem.

Desde o início que tento imaginar o estado emocional daqueles homens a viver uma experiência tremenda, num espaço reduzido, no limite da resistência e da dignidade humana.
Vi e ouvi com desconfiança as noticias que se sucederam, porque sei, que um contexto como aquele, é propício à depressão e à instabilidade emocional que conduz a uma crescente irracionalidade e a uma decorrente degradação da capacidade individual de relativizar o medo.

Também me parecia evidente que no grupo se teria gerado espontaneamente um "Líder", condição natural, tanto entre os humanos como nos restantes animais - a "Lei do mais forte" acaba por se impor.
E, tanto quanto se sabe agora, esse líder tem nome - Luís Urzúa.

A progressão extraordinária dos trabalhos para o resgate (inicialmente previsto para o Natal) e os riscos que envolviam e envolvem essa iminente operação trazem agora notícias alarmistas, especulativas, numa manipulação descarada que, perante um final prematuro do "filão chileno", empolgam agora os riscos e os alegados desentendimentos entre os mineiros nomeadamente quanto à "ordem de saída" do "buraco".
Como se essa questão não tivesse sido anteriormente estudada, discutida com os interessados, debatida multidisciplinarmente (engenheiros, psicólogos, psiquiatras, etc.).
Parece-me, para acabar, que estamos perante uma encenação que nada tem a ver com os sentimentos e a realidade daqueles homens óbviamente fragilizados, mas antes com os interesses e o pragmatismo cruel e abutre da rentabilização da notícia.
Prevejo um "directo" que se prolongará até à saída do último homem, com muitas entrevistas, comentários e "pareceres" da outra "fauna" recorrente que são os comentadores de ocasião.

Tudo acabará bem, como nos filmes
.
Depois, à medida que "a notícia" for perdendo a intensidade e o "cheiro a morte" virá o esquecimento e os "Heróis de San José" passarão à História. Sózinhos.

(Fonte: Reuters - Infografia JN)


No comments: