Wednesday, February 04, 2009

O Circo está montado


"Crise está a gerar despedimentos ilegais"
Isso já nós sabemos. Carvalho da Silva, líder da CGTP já deve estar rouco de tanto protestar.
O que ainda não sabemos é o que os despedimentos ilegais (ou não) vão gerar.
E nesta sociedade que vive um momento de absoluta incerteza, onde um emprego assume o valor de uma vida, pensar no futuro próximo começa a ser, pelo menos para mim, assustador.
Assistimos pela tv à greve xenófoba que está a paralisar as refinarias no Reino Unido onde as vítimas são (por acaso) trabalhadores portugueses.
Tivemos também notícia da campanha racista e anti-imigrante que se está a passar na Suíça com requintes de extremismo xenófobo impressos num aberrante (mas elucidativo) cartaz.
Ficamos indignados mas nada nos diz que "amanhã" não sejamos confrontados com situações idênticas em frente à nossa porta. Aliás já tivemos um "ensaio", há relativamente pouco tempo, com o célebre cartaz Nacionalista colocado pelo extinto PNR na Rotunda do Marquês.
Acresce ainda que nos apercebemos pelas noticias que os Estados Unidos de Obama não são exactamente uma auto-estrada de esperança...
Tudo isto numa semana.
E estamos no princípio. De quê? não sei. Sei fazer contas e de cada vez que ouço falar em milhares de pessoas deitadas para o "lixo" multiplico por 3 ou por 4 porque são normalmente o agregado que delas depende para viver.


Foto: Gad




No comments: