Monday, March 30, 2009

Fotografia "na obra" - "Teatro Azul", Almada

Selecção de registos captados entre 2001 e 2003 com uma pequena Fuji Finepix 6800 Z e agora editados. Imagens que "falam" da complexidade de uma obra mas, sobretudo do gosto de "estar na obra" - na minha opinião, a verdadeira "Escola de Arquitectura" ( e não só...).




~











































Fotografias: GAD. Almada, 2001/03














Thursday, March 26, 2009

Wednesday, March 25, 2009

OEIRAS - Oeiras: Assalto aos CTT faz um morto

Igreja Matriz de Oeiras. Foto: Gad, 2009


«Um homem de 61 anos foi hoje baleado mortalmente à saída dos CTT de Oeiras por três encapuçados que tentaram assaltar aquela estação de correios, disse à agência Lusa fonte policial, adiantando que o homem por estar vestido de azul, terá sido confundido como sendo da Polícia. »

Ainda há bem pouco tempo tentei sossegar a minha mãe (muito preocupada com os meus longos passeios nocturnos por Oeiras, na companhia do meu cúmplice e fiel companheiro de quatro patas, o"Lost"), argumentando que à noite e sobretudo de madrugada, corria tantos ou ainda menos riscos do que de dia.
O meu raciocínio é simples; os assaltos, os crimes violentos, os pequenos roubos, acontecem maioritariamente de dia e cada vez com mais frequência o que que cria nas pessoas um sentimento generalizado de medo com consequências sociais diversas; o isolamento dos idosos por não se "atreverem" a sair à rua a partir do pôr do sol, a permanente desconfiança estampada no rosto das pessoas, a ausência de comunicação, a desertificação dos Centros Históricos e, no caso presente, do Centro histórico de Oeiras a que aqui já fiz referência.
Tudo isso cria o "habitat" ideal para o criminoso que aproveita o "deserto da noite" para dormir e recuperar energias para enfrentar mais um dia de "árduo trabalho"...
É evidente que, como em todas as profissões, haverá excepções... há que ser cuidadoso mesmo na hora da "siesta" dos criminosos profissionais.

vem isto a propósito do assalto ocorrido hoje na Estação dos CTT de Nova Oeiras, a "dois passos" da minha casa... e se o faço com alguma ironia não é por ter menos respeito pela vítima que dele resultou, friamente abatida à queima roupa, apenas por estar vestido de azul...
Podia ser eu, podia ser qualquer um. Foi aquele senhor de 61 anos que, inocentemente, cumpria o ritual de colocar uma carta no correio.
O simples gesto de ter escolhido uma roupa azul para se vestir nesta manhã levou os assaltantes a tirarem-lhe o resto da vida, sem hesitações.
É o valor que as nossas vidas têm hoje, de dia ou de noite.
De noite, em Oeiras, como em tantas Vilas, pelo menos não se corre o risco de ser confundido com um policia... pela simples razão que não se vê um único agente da autoridade.
Ontem fiz as contas: em 30 dias (que adoptei o cão -Lost- e saio à noite, tarde, para passear com ele, nunca (repito, nunca) me cruzei com um policia;

Percorri já todo o Centro Histórico;

Estive depois da meia-noite a fotografar uma agência bancária durante largos minutos (estava um cão lá dentro...)

Atravessei frequentemente o Jardim de Oeiras a horas "de risco"...;

Estive tranquilamente sentado em frente ao edifício da Câmara Municipal a fazer um desenho do palácio;

Fiz fotografias a edifícios públicos e privados;

"Plantei-me" de tripé e máquina fotográfica no Adro da igreja Matriz durante largos minutos;

Percorri as ruelas mais recônditas do Centro Histórico e, em alguns casos demorei muito tempo a fotografar ou a desenhar;
Resumindo: Fiz o que gosto de fazer mas preferia, sem dúvida, fazê-lo (em liberdade), sabendo que não estava entregue exclusivamente à minha sorte. Como aconteceu em pleno dia com o Sr. que foi abatido a tiro de caçadeira, apenas por estar vestido de azul.

Para a sua família e os seus amigos aqui deixo as minhas sentidas condolências.






Monday, March 23, 2009

Quem roubou o quê a quem?! - Posta restante...


...da posta anterior.

O Paulo Bento disse que o Lucílio Baptista roubou o Sporting;
Os sportinguistas dizem todos que o Lucílio Baptista roubou o Sporting;
Mas afinal o que é que o Baptista roubou?!
Uma grande penalidade? como? O Sporting tinha uma e o Baptista gamou-a?!. não faz sentido...
Como não faz sentido que num país onde o "gamanço" está institucionalizado esse caso assuma um protagonismo semelhante ao de um Golpe de Estado... são as televisões com programas exclusivos, debates acesos, o Baptista a "dar a cara", entrevistas para aqui e para ali, aberturas de noticiários e o que mais se verá...
Por momentos acabou a Crise, esquece-se o desemprego, as empresas que agonizam, o BPN mais as aldrabices (essas sim, notáveis aldrabices) dos nossos políticos e fica tudo a discutir um assunto que não tem discussão. Na "porcaria" daquela final, naquele lance, não houve penalti.
O árbitro, o sr. Baptista foi, no mínimo, incompetente porque, se não tinha a certeza (dizem as regras) não marcava o castigo.
Mas este é o "País dos Futebois". Onde se o Mourinho se vê feito Doutor honoris causa, apesar de ser um péssimo exemplo de fair-play e de não esconder o seu olímpico super-ego.
Um país onde o Cristiano Ronaldo já tem um lugar assegurado no Governo da Madeira e outro no "Céu", com certeza, apesar de pouco ou nada ter feito pelos portugueses (excepto por si).
Num país onde se rouba todos os dias, muitas vezes, o que seria mesmo bom é que algum ladrão mais ousado roubasse de vez o Futebol Português e se pusesse a monte.

Sunday, March 22, 2009

"Desculpa não cura ferida..."

Todos sabemos que as crianças, por vezes, são "cruéis"...
A minha meninice passada em Angola foi rica em episódios mais ou menos assim...;
lembro-me que, quando víamos um "coxo" de que não gostávamos, fazíamos fila atrás dele caminhando e cantarolando ao ritmo das passadas da pobre "vitima": " a tia está?" / "a tia não está!, " a tia está?" / "a tia não está!, etc... até sermos corridos por algum cidadão mais atento.
Vem isto a propósito das desculpas que o árbitro Lucílio Baptista pediu...

Desenho: Gad, 2009

Quando, entre nós, "kandengues" irrequietos havia ofensa séria a algum, não bastava para o ofendido um pedido de desculpas... A resposta era invariavelmente esta: desculpa não cura ferida!...
Seguia-se um "Quem bate café?!" - uma espécie de ritual de incitamento à luta que os outros não deixavam escapar...
Tudo acabava bem (quase sempre) depois de umas "bassulas" e umas boas "chapadas" até que um baixasse as armas na areia da praia. E a amizade prevalecia, e tudo ficava ali (bem) resolvido.
É evidente que (L.B.) não é um miúdo nem faz qualquer sentido, entre gente crescida, resolver contendas de um modo "tribal"...
Mas as desculpas que ele se viu obrigado a dar publicamente não deixam, por isso, de ser esfarrapadas.
Vi "mal" o jogo;
Sou simpatizante do Benfica;
Vi e revi o lance polémico;
Não vi razões (sequer) para ser polémico;
Não há nada:
Não gostei de "ganhar" assim;
Acho que o jogo "não valeu";
Acho que o Paulo Bento tem razões para estar "intranquilo".
O outro "puto" não tinha nada que deitar fora a medalha - devia levar "tau-tau".
Ponto final.

/noticias.sapo.pt/info/artigo/985923.html

SUPREMA IRONIA

"Modelo" fotografado numa rua de Viana, Luanda, Angola, 2008...
Foto e edição : Gad, 2009

COISAS BEM FEITAS : OEIRAS - Passeio marítimo mais perto de Algés

O Passeio Maritímo já era uma das "coisas" mais bem feitas e com mais "adeptos" do Concelho de Oeiras. O seu alargamento vem trazer ainda mais qualidade de vida aos milhares de cidadãos que o frequentam pelas mais variadas razões (lúdicas, desportivas, saúde). Parabéns por isso à C.M.Oeiras e particularmente ao seu presidente, Dr. Isaltino de Morais!.

Bom Domingo!

Igreja Matriz de Oeiras (detalhe). Desenho nocturno. Gad,2009

Para a "Bibas" e para a Cláudia!;

São como as torres da Igreja... nasceram juntas e não têm outro remédio senão fazerem anos juntas também...

Um beijinho duplo ! Este blogue está a ficar sentimental... deve ser da prima (vera)...


PARA O MEU IRMÃO

Praia do Guincho. Foto: Gad, 2009

Nestas dias as distâncias ficam "mais compridas"... Parabéns meu irmão!


Saturday, March 21, 2009

Importa-se de repetir ?!

"Para o Vaticano, o sexo é só para procriar, em fiel e heteromonogamia.
Tudo o resto é pecado mortal - e se mata, azar."
Fernanda Câncio, jornalista, "DN", 20-03-2009

Friday, March 20, 2009

Ladislau Dowbor e a crise: "E quem disse que há um fundo do poço?"

"O economista acha que o sistema financeiro mundial está inquinado. A solução é "liberalizá-lo" para livrá-lo dos "atravessadores e dos especuladores" e para que o dinheiro volte a servir a economia real."
Ler a entrevista AQUI!

Thursday, March 19, 2009

A Ir(responsabilidade) da Igreja

As declarações do Papa Bento XVI , referentes ao uso do preservativo, na sua primeira visita ao continente africano, momentos antes de aterrar na capital dos Camarões, não só foram de uma incompreensível irresponsabilidade como revelam o alheamento da Igreja com a autêntica arma mortal massiva que é, em África, o vírus da SIDA.
Irresponsabilidade que pode ser mortal também. Os africanos católicos encontram a "verdade" nas palavras do Papa... Quantos se sentirão agora menos obrigados a aderir às campanhas que tantas organizações, tanta gente voluntária, com tanta dificuldade, levam às aldeias e cidades africanas?
É pena que em Portugal as reacções às palavras de Bento XVI: ["A distribuição de preservativos não é solução para a sida" e pior: "pelo contrário, a sua utilização agrava o problema"] não sejam criticadas com a contundência que merecem, o que demonstra um "pudor subserviente" à Igreja herdado de Cardeais de "outros tempos.
O que o Papa disse foi uma barbaridade e pode vir a ser responsável por gente contaminada com SIDA. Porque seguiu a Sua Palavra.

Desenho: Gad, 2009

Amanhã, sexta-feira, o Papa visita Angola; outro país africano onde a Sida concorre com as minas para os números da morte. Espero que arranjem um enorme preservativo para que, no caso de Bento XVI repetir a sua tese, o "preservarem" calado até ao final da visita. Com o devido respeito.

Dia 19 de Março, Dia do Pai

Dia do Pai - A origem com música e tudo!
Um grande beijo PAI!!!



Wednesday, March 18, 2009

FOTOGRAFIA - "A rotina da resignação"

"A rotina da resignação". Foto: Gad. Santo Amaro Oeiras, 2009

Oeiras - Centro Histórico : De volta à Rua Febus Moniz...

.

Foto. Gad, 2009

...Com passagem pelo "30" da João Teixeira Simões e paragem na Pastelaria "Os Netos", mesmo em frente à "Xuinha Shop".
Começo esta minha "ronda" pelo final, a pastelaria "Os Netos", na Febus Moniz, onde normalmente me demoro numa chávena de café, acompanhado do meu fiel companheiro (canino) de caminhadas nocturnas, o "Lost".

Desenho: Gad, 2009

Agora que as noites já convidam a "estar na rua" o café do Sr. Alberto (a dita pastelaria), é um autêntico oásis no Centro Histórico desta bonita Vila. Na mesma rua, adivinho pelas plataformas de betão idênticas à que conforma a esplanada dos "Netos", mais um ou dois espaços provavelmente abertos a outras horas do dia.
Já me custa dar o exemplo das vilas , aldeias e lugares espanhóis onde, com um clima idêntico ao nosso, qualquer canto, recanto, beco, praça, arcada ou interior de quarteirão é aproveitado para promover o pequeno comércio local e mais concretamente o comércio vocacionado para a vida pós-laboral, tão apreciada e enraizada entre os nossos vizinhos.

Em Oeiras, nomeadamente no Centro, não faltam "clientes" desejosos de uma mesa numa qualquer esplanada para dividir com os amigos depois do jantar, numa salutar rotina limitada pelas 4 ou 5 mesas disponíveis ali na rua Febus Moniz. Espalham-se, por isso, um pouco por todos os recantos onde há bancos, luz amena e um café na proximidade para o "abastecimento"... ; no Largo 5 de Outubro junto à Igreja Matriz, no Jardim próximo da Capela (Na Rua dos lusíadas), ou então "descem" para da Marina, abandonando o desconforto do Centro Histórico deserto e praticamente moribundo.
Confesso que não entendo a "cabeça" dos autarcas portugueses. "Oeiras tem", "Oeiras Faz", "Oeiras desfaz", e até "Oeiras Projecta"...
Projecta, e constroi e quanto a mim faz mal. Mas isso é assunto para um post exclusivo, mais prolongado e devidamente fundamentado. Por enquanto "ainda estou"na Pastelaria a pagar a despesa ao simpático sr. Alberto...
Subo a rua, passo pelo Largo da Igreja (onde ironicamente, estão "plantados", numa sequência "requintada", um conjunto de bancos que quase ninguém utiliza) e dou de caras com o "30" da Rua João Teixeira Simões. Surpresa! há sinais de obra (um grande contentor de entulho da câmara à frente) nessa casa abandonada e de porta aberta para a rua a que aqui já antes fiz referência.
Melhor assim. Mais vale tarde que nunca...
Curiosamente, há alguns dias ", pela calada da noite, enchi-me de coragem" e avancei um pouco na escuridão ameaçadora, emoldurada pela guarnição em pedra daquilo que em tempos foi a entrada do nº 30 daquela rua. E disparei a minha inseparável Canon para a obscuridão.

Foto: Gad, 2009

Cá fora, reparei num edital da Câmara Municipal de Oeiras (C.M.O.), há muito a encarquilhar, colado ao que resta de uma das janelas da pobre casa.
Para minha surpresa, esse edital intimava o proprietário à execução de obras num prazo ali determinado (e há muito caducado), sob pena de ser a C.M.O. a fazê-las compulsivamente... (O que, segundo as datas do documento, já estaria também feito há muito, muito tempo...)
Afinal sempre há mecanismos...Talvez falte, por vezes, um "empurrãozito"...

"COISAS" BEM FEITAS : PROJECTO "SAVE MIGUEL"

...são sempre de assinalar e de divulgar!



PARA SABER MAIS SOBRE ESTE PROJECTO

Documentário: "Cork: Forest in a Bottle"
O programa da cadeia britânica BBC - Natural World - veio a Portugal descobrir o montado descrevendo-o como um ecossistema fascinante, "um dos últimos locais da Europa onde a economia local convive harmoniosamente com a natureza". Depois de transmitido inicialmente pela BBC no dia 9/12/2008, o canal SIC transmitiu agora para o território nacional.

Sunday, March 15, 2009

Oeiras, Santo Amaro e S. Julião da Barra - Procissão do Sr. dos Passos


Click para aumentar

Realiza-se hoje, terceiro Domingo da Quaresma esta procissão que é uma das mais importantes festas da Igreja Católica. A procissão tem início no adro da Igreja matriz de Oeiras às 16:00h e cumprirá o seguinte itenerário:

-Adro da Igreja
-Rua João Teixeira Simões
-Lg. Luis Pereira da Mota
-Av. Carlos Silva
-Av. dos Aliados
-R. Humberto Cruz
-R. 13 de Janeiro
-R. da Figueirinha
-R. Germano Dias
-Av. Copacabana
-R. Cândido dos Reis
-Adro da Igreja

Bom Domingo!

Foto: Gad. Santo Amaro Oeiras, 2009

Saturday, March 14, 2009

AVC - NA PRIMEIRA PESSOA


AVC - NA PRIMEIRA PESSOA

assim se intitula o livro da autoria de José Saúde, vitima da doença, a 26 de Julho de 2006, quando tinha 55 anos de idade. Neste livro José Saúde faz uma retrospectiva da sua vida, relata o período difícil com que se debateu quando foi vítima da doença, que o deixou imobilizado e sem fala, e a luta que travou para alcançar a autonomia com que vive neste momento. O livro inclui ainda o relato de vários técnicos que o acompanharam durante o internamento e na fase de recuperação. (via "Alvitrando")

Em defesa do desconhecido


Desenho: Gad: 2009
Na passada quinta-feira, um homem de 29 anos esqueceu-se do seu filho de nove meses dentro do automóvel e foi trabalhar . O bebé esteve quatro horas ao sol. Morreu.
Ao olhos da Lei foi cometido um homicídio por negligência.
Aos olhos da generalidade das pessoas foi cometido um acto terrível e inexplicável.
Não hesitam em apontar o dedo em acusações sumárias e irreflectidas.
Na minha opinião, este triste caso teve mais vítimas e tem, com certeza explicação;
Desde logo, com aquele bebé "morreu" também o seu jovem pai. É inimaginável a dor, o sentimento de culpa, o vazio e o desespero que agora e provavelmente durante longos anos, (senão para sempre) o acompanharão. Como conseguirá ele ultrapassar esta dor? como conseguirá a sua mulher, desfeita também, superar o facto de ter perdido o filho deste modo?
É uma relação provavelmente moribunda também.
Depois há o contexto social, a família de um lado e do outro, os amigos, os vizinhos... um inferno de pensamentos incriminatórios ou mesmo de atitudes hostis.
Mas há explicações para que estas situações aconteçam. Cada vez mais.
A competitividade nos empregos, o stress devastador do dia-a-dia, a pressão insuportável de ter (a todo o custo) de aguentar "até ao fim do mês", os anti-depressivos que cada vez mais pessoas consomem, as depressões que aumentam exponencialmente, o desemprego a rondar cada família, a crise a entrar em casa por todas as frinchas. Pode acontecer a qualquer um de nós. Eu sou pai, mas, ainda assim, não consigo imaginar a dor que João Carlos Moreira não consegue aguentar. É nesse sentido que estou solidário com ele.

I N C O N T O R N Á V E L !...



(de cima para baixo) "24 horas", "Jornal Notícias; "O Público"; "Diário de Notícias"

Pouco importa a habitual "guerra dos números" entre quem convoca as manifestações (no caso a C.G.T.P) e a polícia;

Foram Milhares... muitos milhares vindos de todo o país, de todas as idades, de todas as classes sociais, de todas as cores... contra a política do governo do partido Socialista dirigido por José Sócrates.

Este é um facto incontornável. Como incontornáveis são os números do aumento brutal da violência comparativamente ao ano de 2008.

Ridícula foi/é ainda a postura do ministro da administração interna ao procurar, num descarado "fli-flac" demagógico desvalorizar esses números que lhe turvam os olhos.

Incontornável é o regresso de Sócrates da visita oficial a Cabo Verde. Irá, mais uma vez procurar, no fundo da sua caixinha de truques, um que sirva para adiar o inadiável; a assunção do descalabro da sua governação.

Por enquanto, José Sócrates vive num contexto favorável; A líder da oposição, Manuela Ferreira Leite, de cada vez que fala debita monocordicamente as mesmas palavras onde "engº Sócrates" fazem as vezes da "vírgula", banalizando a crítica e banalizando-se ainda mais;

O Bloco de Esquerda, por sua vez, vai somando atitudes que revelam a sua verdadeira vocação extremista como aconteceu recentemente na Visita Oficial de José Eduardo dos Santos a Portugal. O B.E., com a atitude infantil e anti-democrática que assumiu em nome de uma pretensa "democracia" que desconhece, ofendeu o Presidente Angolano que a Portugal veio estender a mão e, pior do que isso, ofendeu todo o Povo Angolano. E o povo angolano não merecia mais esta ofensa.
O Povo português também não merecia as palavras de Fátima Roque... "Angola não precisa de Portugal"... Como angolano acho insultuoso para os dois povos mas acho sobretudo que a ex-dirigente da UNITA não tem autoridade nem legitimidade nenhuma para falar em nome de uma Angola que, em tempos não muito longínquos, ajudou a destruir.

Enquanto isso, o B.E., aguarda ansiosamente o desfecho da novela entre manuel Alegre e o PS...

Uma novela trágico-cómica... Manuel Alegre faz a sua birra enquanto o PS lhe vai dando, mais ou menos às escondidas, rebuçados, para que ele não fuja para casa de um outro "amigo" menos irritantemente social-democrata. No último episódio da série "Manuel" reage ao grave insulto de Lello (falta de carácter) e ameaça sair das listas do partido caso a Direcção do PS/Sócrates não se demarque do que disse o "menino" Lello.

Custa-me a dizê-lo mas, incontornável também está a ser a vantagem que portas, inteligentemente está a retirar das asneiras dos seus adversários políticos; não segue o caminho de Manuela Ferreira Leite; avança no seu tom grave e (muito, muito) sério com propostas e preocupações direitinhas àquilo que o povo precisa de ouvir...

A ganhar também com o "autismo" da liderança e com um discurso coerente, apesar de normalmente aborrecido, está Jerónimo Martins do PC.
Fora "de portas", (sem ser precedidas por Paulo) a semana que acabou foi desgraçadamente fértil em casos incontornaveis e assustadoramente preocupantes;

O rapaz de 17 anos que, na Alemanha, matou 15 jovens com uma arma que o pai tinha na mesa de cabeceira. Um míudo que tinha problemas do foro psiquiátrico, com um acompanhamento interrompido, viciado em jogo de computador violentos (Onde estão os pais?!)...

Um Homem que em Aveiro se esquece do seu filho de 9 meses dentro do carro e vai trabalhar. acriança morre... o pai," morre por dentro, com certeza" porque (não alinho com os dedos acusadores) é esta sociedade competitiva e alucinatória, o stress do dia-a-dia, as ideias-fixas, que conduzem a esses estados de absoluta abstracção... A sociedade está doente e a piorar dia-a-dia com a ameaça do desemprego, com a pressão da "crise", com toda a envolvência depressiva que se vive em Portugal.
Incontornável é o dia que se segue...

Friday, March 13, 2009