Fotografia: Gonçalo Afonso Dias. Ilha do Mussulo, Angola, Dezembro 2011
O "Maka" viu um sonho realizado; tirar uma fotografia... A Susana proporcionou-lhe esse momento que, por certo, não esquecerá. Esta fotografia é, por isso, dedicada à Susana Alvarez que veio pela primeira vez à minha terra. A sua felicidade, a alegria de conhecer os kandengues do Mussulo está bem patente no segundo plano da fotografia.
Fotografia: Gonçalo Afonso Dias. Ilha do Mussulo, Angola, Dezembro de 2011
Solidariedade.
Precisa-se mais do que nunca.
Esta fotografia foi feita ontem na Ilha do Mussulo, em Angola. Estes dois "miúdos" partilham uma simples maça que eu lhes dei. Essa maça "chegou" para 4 ou 5... Era a única que eu tinha mas, para eles foi "enorme". Se eu pudesse transmitir numa só imagem aquilo que "falta" aos Homens talvez escolhesse esta.
Fotografia: Gonçalo Afonso Dias. Ilha do Mussulo, Luanda, 29-12-2011
O meu amigo "Maka", o menino do Mussulo que nasceu com asma, tal como eu. Já o retratei em anos anteriores e, algumas dessas imagens estão presentes na minha galeria do "Olhares.com". O reencontro foi, mais uma vez, uma alegria. Continua com asma mas é agora o líder do grupo.
São estes grandes exemplos que me dão força e me fazem reflectir. É um bocadinho dessa força que quero partilhar convosco neste final de 2011, com uma ano à porta que não augura nada de bom. Porém, caberá a cada um de nós, através da solidariedade com os outros, superar do melhor modo (o possível...) essas previstas dificuldades.
Fotografia feita na Ilha do Mussulo, Luanda, em 29 de Dezembro de 2011
Tenho uma enorme dificuldade em desejar "um bom ano" ou algo parecido.
2012...
Estou, neste momento, muito longe de Portugal. Vou, por isso, passar o ano a cinco mil km de Lisboa.
Mesmo assim, o meu pensamento e os meus sentimentos estão com os portugueses.
Tenho um desejo. Que cada um passe este ano como se fosse o "último"... Que celebre(não um novo (?) ano mas talvez o princípio de "outra coisa qualquer".
Um grande abraço a todos(as)!
Olá companheiro Do fato rasgado Não estendas a mão Foge do passado Que os homens fizeram Um acordo final Acabar com a miséria Acabar com a guerra, viver em amor
Olá avozinha Colegas, pastores Estudantes, ministros Rameiras, doutores Os homens fizeram Um acordo final Acabar com a fome Acabar com a guerra, viver em amor
Arquitecto português foi escolhido num concurso internacional lançado pelo museu de NovaIorque. "É o corolário de uma carreira de freelancer em áreas inovadoras na arquitectura."("O Público)
Os jornalistas da Reuters elaboraram um trabalho, a partir de fotos, vídeos, sons e entrevistas, sobre a crise em Portugal, neste ano. Uma forma de evocar aquele que é o acontecimento de 2011. (TSF)
Porém... "Apesar de serem conhecidos pela herança de miscenização étnica e cultural, dos casamentos mistos e da actual legislação punir racismo e discriminação, um em cada cinco portugueses são racistas." E não sou eu que o digo...
No céu cin zento sob o astro mudo Batendo asasas pela noite ca lada
Vêm embandos com pés ve ludo Chupar osangue fresco da ma nada Se alguém se en gana com seu ar sisudo E lhes fran queia as portas à che gada Eles comemtudo eles comemtudo Eles comemtudo e não deixamnada [bis]
A toda a parte chegam os vampiros Poisam nos prédios poisam nas calçadas Trazem no ventre despojos antigos Mas nada os prende às vidas acabadas
São os mordomos do universo todo Senhores à força mandadores sem lei Enchem as tulhas bebem vinho novo Dançam a ronda no pinhal do rei
Eles comem tudo eles comem tudo Eles comem tudo e não deixam nada
No chão do medo tombam os vencidos Ouvem-se os gritos na noite abafada Jazem nos fossos vítimas dum credo E não se esgota o sangue da manada
Se alguém se engana com seu ar sisudo E lhe franqueia as portas à chegada Eles comem tudo eles comem tudo Eles comem tudo e não deixam nada
Eles comem tudo eles comem tudo Eles comem tudo e não deixam nada
O mundo foi palco de transformações em 2011, algumas significativas outras irrelevantes. Momentos de beleza, violência, angústia, drama ou felicidade captados ao longo do ano pelos repórteres da agência Reuters em vários pontos do mundo e transformados em imagens de qualidade superior.
Rui Silva (TSF) mostra-nos 21 imagens sobre acontecimentos que marcaram, de algum modo, o ano que agora está prestes a acabar. Reproduzo 11 dessas magníficas fotografias - as que mais me impressionaram.
Cesária Évora partiu mas não se "calou" porque tem um povo simples, humilde, honesto, que a lembrará sempre e celebrará as suas Mornas em qualquer casa, em qualquer bairro, em qualquer país.
Multiplicam-se agora, como é da "praxe" nestas situações, as Homenagens Póstumas.
Umas verdadeiras (as dos amigos, dos admiradores, do povo que ela cantou).
A Cesária levou com ela uma profunda mágoa por Portugal.
Aqui, não foi acarinhada, não foi respeitada, como não é respeitada a sua gente.
É conhecida a indignação da Cesária no que toca a Portugal. Não aos portugueses, acredito, mas sim aos "senhores"do poder, da comunicação.
Cesária quando vinha a Portugal recusava-se a falar português. Falava o seu dialecto Crioulo. "Se quisessem" que arranjassem um tradutor...
Portugal não acarinhou a Cesária. Em Paris encontrou uma segunda pátria. Foi aí que conseguiu levar a sua magia ao Mundo.
A "Diva dos pés descalços" estava-se "nas tintas" para este Portugal mesquinho, pequenino, amestrado.
Os portugueses não conhecem a "alma" do povo de Cabo Verde. Conhecem-nos das "obras", onde eram explorados até à invasão dos "escravos de Leste e, só aí reconhecem as suas qualidades, porque convém.
Eu fui criado, em grande parte, por uma "Cesária". Uma "mulher de armas", uma Cabo-Verdiana, ainda viva, chamada Alice.
Alice, nos momentos mais complicados da guerrilha em Angola, nomeadamente no Lobito, foi, para mim e para os meus irmãos, uma segunda Mãe.
No tempo das filas para comprar uns míseros alimentos (quando havia) e imperava a "regra" de "pôr a pedra" para guardar o lugar nessas intermináveis filas, a Alice defendia o seu posto, lutava (corpo-a-corpo) com os homens e ganhava!
Devo muito à Alice e ao Borges (o seu marido). Com o Borges guiei pela primeira vez, devia ter uns oito anos. Sentou-me ao seu colo e, enquanto controlava os pedais do Jeep Land Rover, deixou-me "fingir" que dominava o volante. Coisas que uma criança nunca esquece.
A Alice está prestes a completar 63 anos.
O Borges está muito doente.
E é neles que eu penso quando celebro a Cesária.
E a Cesária celebra-se ouvindo a sua voz.
Sentindo o seu "sentir".
O resto, tudo aquilo que agora se diz, por conveniência, é apenas isso - restos.
Cesária é grande. É do tamanho de Cabo Verde!
O "Costa", o "Cavaco" e outros ignorantes continuem a ouvir o Quim Barreiros, com todo o respeito que ele (o Quim) me merece
"Um blogue é um livro que se vai escrevendo". "A Blog is a book being always being written"
Sinto, por isso, necessidade de aqui registar, por um lado, aquilo que vou fazendo e simultaneamente aquilo que de importante vai acontecendo no Mundo e particularmente nesta Europa em colapso.
I feel,
because of that, the necessity to register here, on one hand, what I do, and
simuntaneously important events that are happening in the World, and
particularly this Europe in colapse. Esta prática permite-me contextualizar o que realizo e o que penso no Tempo em que o faço.
This
practice allows me to contextualize what I realize and what I think while I do
it. Entendo que vivemos hoje em Portugal um momento Histórico dramático. Um dos momentos mais decisivos da Vida deste País. Preocupo-me com a passividade e com o irrealismo com que vivem, de um modo geral, os portugueses. Sinto (posso estar enganado) que a maioria de nós ainda não interiorizou a tragédia que já vivemos e, sobretudo, a ruína que o ano de 2012 vai, inevitavelmente, consolidar. As consequências...Em grande medida o Governo de Passos Coelho é responsável por esse obscurantismo que conduz, por sua vez, à passividade e à resignação.
I
understand that we live today in Portugal a dramatic Historical moment. One of
the most decisive moments of the life of this country. I am worried with the
passivity and irrealism that, in general, the portuguese live.
I feel (and
I might be wrong) that most of us haven't yet interiorized the tagedy that we
already live and, overall, the ruin the year of 2012 will, invitably,
consolidate. The consequences... Largely, the government of Passos Coelho is
responsable for that obsucarntism that conducts to passivity and resignation.
As "jogadas" dos responsáveis políticos de Portugal, nomeadamente as dos ministros que compõem o "ataque" do "onze" do "Mister" Passos Coelho - Vítor Gaspar (ponta de lança), Álvaro Santos Pereira e Miguel Relvas, apoiados por um "Meio-Campo" fraquinho e politicamente inexperiente (Assunção Cristas, Nuno Crato e Pedro Mota Soares) tentam materializar as tácticas do "seleccionador", numa estratégia de mentira, desinformação e falsas declarações optimistas, imediatamente "fintadas" pela evidência das estatísticas e dos nºs que, vindos de fora, nos colocam, incontornavelmente, no mesmo "Grupo" da Grécia.
The
"plays" of the politicians in Portugal, namely the ministers that
make up the "attack" of the "eleven" of the
"Mister" Passos Coelho, Vítor Gaspar (striker), Álvaro Santos Pereira
and Miguel Relvas, supported by a weak and politically inexperiant
"midfielder" (Assunção Cristas, Nuno Crato and Pedro Mota Soares) try
to materialize the "selector", in a stategy of lies, uninformation
and false optimistic declarations, imediatly "dribbled" by the
evidence of the statistics and numbes that, coming from the outside, place us,
unavoidably, in the same "Group" as Greece.
José Pedro Aguiar Branco, defende desesperadamente o indefensável - a "nossa baliza" que parece crescer na exacta medida em que cresce a evidência dos (maus) resultados para a Economia e para o (Des)emprego, fruto dos "esquemas tácticos" austeros violentos e descabidos do seleccionador.
José Pedro
Aguiar Branco, desperatly defends the undefendable - our "goal" that
looks like it is growing in the exact measure that the evidence of the (bad)
results of the Economy and (Un)employment, fruit of the austere "tactical
schemes" by the "selector" is growing. A "defesa" desta "Selecção nacional" tenta cumprir o seu papel no esquema táctico da equipa: Um 4x3x3 agressivo mas com jogadores de baixo nível técnico e de fraca cultura e inteligência. Paula Teixeira da Cruz tem-se destacado pelo individualismo e pelos ataques inconsequentes e contraproducentes, no seu flanco. Lidera também o "Ranking" dos jogadores com mais entradas por trás...
This
"National selection's defense" tries to fulfill it's role in the
team's tactical scheme: An agressive 4x3x3 with players with a low tactical
level and weak culture and inteligence. Paula Teixeira da Cruz has been
highlighted by her individualism and inconsistent and contraproducent attacks,
in it's flank. She also leads the "Ranking" of the players with the
most entries behind... Miguel Macedo, tem evidentes dificuldades em transportar jogo e passar a "bola" em condições de fácil recepção pelo sector intermediário do onze.
Miguel
Macedo, has strong dificulties in transporting game and passing the
"ball" in easy reception coditions by the intermediary sector of the eleven. Já Paulo Portas tem-se feito notar pela ausência. "Balda-se" sistematicamente aos treinos e às partidas mais importantes, sobretudo no "Estádio Nacional, vulgo "Assembleia da República", numa atitude que tem vindo a ser "vaiada" por todos os adeptos deste "Jogo do Poder".
Paulo
Portas has been noted by his absence. He constantlyu misses the most important
trains and games, mostly in the "National Stadium", the
"Republic Assembly", in an atitude that has been "hissed"
by all the adepts of this "Game of Power".
O "Trio de Arbitragem, vulgo TROIKA", composto pelo Banco Central Europeu (BCE), pela Comissão Europeia (CE) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), extravasa as suas competências, assumindo mesmo "Comando da Selecção" remetendo Passos Coelho para um confrangedor lugar de "assistente-de-treinador" no banco.
The trio of
referees, aka TROIKA, composed by the Euripean Central Bank, the European
Comission and the International Monetary Fund, overflows it's competences,
assuming the "Command of the Selection", sending Passos Coelho to a
poignant place of "coach-assistent" in the bench.
Os "Comentadores Desportivos" dividem-se em criticas e louvores à actuação do "Mister". O "Presidente da Liga", Cavaco Silva, vai dando "uma no cravo, outra na ferradura...baralhando os dados para voltar a dar.
The
"Sports commentators" are divided in criticism and praise to the
"Mister's" act.
Nos canais televisivos, outros "Bolitólogos" esgadanham-se pelo protagonismo e pelos 600€ que encaixam em cada prestação.
In the television chanels, the "Ballitologists" fight for the leadership and the €600 that fit into each intervention. O público, por enquanto, vai assobiando e lançando, aqui e ali, objectos contundentes e/ou incendiários para o campo.
The public,
for now, hissens and throws, here and there, contundent and/or incendiary
objects to the field. No entanto, a indignação pelos sucessivos maus resultados da equipa e pelas crescentes dificuldades que têm em juntar uns parcos Euros para assistir aos jogos, fazem antever atitudes colectivas mais agressivas, violentas e descontroladas.
However,
the indignation for the successive bad results of the team, and the growing
dificulties that they have in saving a few Euros to assist to the games,
predict more aggressive, violent and uncontrolled attitudes. As autoridades, pelo seu lado, vão traçando planos de contingência e apertando as "medidas de segurança". Contudo, a História já demonstrou a força dos povos em desespero, com fome e sem mais nada a perder.
The
authorities, in their turn, keep drafting contingency plans and pressing the
"security measures". However, history has demonstrated the strength
of the people in despair, hungry and with nothing to lose.
"A passadeira olha ao seu lado direito a cidade, o peão e a sombra. Lastima a sua sorte, de não ser útil, cogitando que na transgressão do homem, por vezes, é a sombra que teima em cumprir." (Júlio Pêgo - Médico Psiquiatra, Artista Plástico)
Cesária Évora morreu, este sábado, aos 70 anos, indicou fonte hospitalar, citada pela agência Lusa. A cantora cabo-verdiana tinha sido internada na sexta-feira num hospital do Mindelo. (TSF)
Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares(Rio de Janeiro, 15 de dezembro de1907) é um arquiteto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado.
Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que desenhou para a cidade de Brasília. Filho de Oscar de Niemeyer Soares e Delfina Ribeiro de Almeida, Oscar Niemeyer nasceu no bairro de Laranjeiras, na rua Passos Manuel, que receberia no futuro o nome de seu avô Ribeiro de Almeida, ministro do Supremo Tribunal Federal. Niemeyer foi profundamente marcado pela lisura na vida pública do avô, que como herança os deixou apenas a casa em que morava e cuja regalia era uma missa em casa aos domingos.
Niemeyer passa a sua juventude sem preocupações e na boêmia, frequentando o Café Lamas, o clube do Fluminense e a Lapa. Em suas palavras: "parecia que estávamos na vida para nos divertir, que era um passeio." Em 1928, aos 21 anos, casou-se com Anita Baldo, 18 anos, filha de imigrantes italianos da província de Pádua.
A cerimônia de casamento na igreja do bairro atendeu aos desejos da noiva. "Casei por formalidade. Mais católica do que minha esposa é impossível, então não me incomodei em casar dessa forma". O casamento foi no mesmo ano da formatura no ensino médio. O casal teve somente uma filha, Anna Maria Niemeyer, que deu cinco netos, treze bisnetos e quatro trinetos ao arquiteto. Casado, Oscar troca a vida boêmia pelo trabalho na tipografia do pai. Resolve retomar os estudos. Em1929, ingressa na Escola Nacional de Belas Artes, de onde saiu formado como arquiteto e engenheiro, em 1934. Desde sempre idealista, mesmo passando por dificuldades financeiras, decide trabalhar sem remuneração no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão.
Não lhe agradava a arquitetura comercial vigente e viu no escritório de Lúcio Costa uma oportunidade para aprender e praticar uma nova arquitetura. Viúvo desde 2004, casou-se em novembro de 2006, com sua secretária, Vera Lúcia Cabreira, de 60 anos. Até 23 de setembro de 2009, quando foi internado, passando em seguida por duas cirurgias, para retirada da vesícula e de um tumor do cólon, o arquiteto costumava ir todos os dias ao seu escritório em Copacabana, onde trabalhava no projeto Caminho Niemeyer, em Niterói, um conjunto de nove prédios de sua autoria. Até outubro de 2009, Niemeyer permaneceu internado no mesmo hospital, no Rio de Janeiro. Em 25 de abril de 2010, foi novamente internado, apresentando um quadro de infecção urinária.
O arquiteto deveria participar do lançamento da edição especial da revista "Nosso Caminho", no dia 27 de abril, em homenagem aos 50 anos de Brasília. A festa foi cancelada. Posições político-ideológicas A luta política é uma das questões que sempre marcaram a vida e obra de Oscar Niemeyer. Em 1945, já um arquiteto conhecido, conheceu Luís Carlos Prestes e filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro (PCB).
Niemeyer emprestou a Prestes a casa que usava como escritório, para que este montasse o comitê do partido. Sempre foi um forte defensor de sua posição como stalinista. Durante alguns anos da ditadura militar do Brasil autoexilou-se na França. Um ministro daAeronáutica da época diria que "lugar de arquiteto comunista é em Moscou".Visitou a União Soviética, teve encontros com diversos líderes socialistas e foi amigo de alguns deles. Em 2007 presenteou Fidel Castro com uma escultura de caráter antiamericano: uma figura mostruosa ameaçando um homem que se defende empunhando uma bandeira de Cuba. Em seu discurso de 2007, onde Fidel fala em aposentadoria, faz referência ao amigo Niemeyer: "Penso, como (o arquiteto brasileiro Oscar) Niemeyer, que se deve ser consequente até o final". Esta frase foi repetida em sua carta de renúncia de 18 de fevereiro de 2008.
"Não me sinto importante. Arquitetura é meu jeito de expressar meus ideais: ser simples, criar um mundo igualitário para todos, olhar as pessoas com otimismo. Eu não quero nada além da felicidade geral",
Apesar do discurso comunista, da fama de ser desapegado de dinheiro e pródigo, de ter doado diversos projetos e não ter acumulado fortuna, seus projetos custam altas cifras ao Estado: em 2007, cobrou 7 milhões de reais pelo projeto da nova sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, tendo sua empresa recebido 33,5 milhões de reais do governo federal, entre 1996 e 2008, apenas por projetos de obras em Brasília.
Não percebo...
Se o Governo do PSD não tem feito outra coisa senão dizer aos portugueses "Não Pagamos !."...
- O Subsídio de Natal;
- O Subsídio de Férias;
- Parte significativa dos salários dos funcionários públicos;
- Uma grande parte das pensões e reformas;
Perante os cortes de verbas para a Cultura, as companhias de teatro prometem manter a dignidade, mesmo que cortem salários, despeçam pessoal e encurtem o número de peças.
Memories...
Frases... "A cultura não deve sofrer nenhuma coerção por parte do poder, político ou econômico, mas ser ajudada por um e por outro em todas as formas de iniciativa pública e privada conforme o verdadeiro humanismo, a tradição e o espírito autêntico de cada povo." (Papa João Paulo II)
EM PORTUGAL : ALERTA LARANJA EM TODOS OS DISTRITOS DO COONTINENTE No seguimento do 'briefing' com o Instituto de Meteorologia (IM) e
o Instituto da Água (INAG), às 19h30 desta tarde, a Autoridade Nacional de
Protecção Civil alargou o alerta laranja a todos os distritos de Portugal
Continental, para o período das 00.00 horas às 24.00 horas do dia 27 de
Fevereiro.
Entretanto, o Instituto de Meteorologia esclareceu que "não é
correta" a informação divulgada na Internet de que o mau tempo que se
prevê para a Madeira e o Continente este fim de semana seja o de um
"furacão".
Em nota informativa precisa que "o fenómeno que está a ser
objecto de vigilância por parte do Instituto de Meteorologia trata-se de uma
depressão com forte cavamento na sua aproximação ao Continente que provocará
ventos de forte intensidade e precipitação". (Fonte)
De acordo com o IEFP, o número de inscritos nos centros de emprego aumentou 30 mil entre Novembro de 2010 e o mesmo mês de 2011.
O número de inscritos nos centros de emprego subiu 16 mil entre Outubro e Novembro, ascendendo aos 583420 no último dia de Novembro, indicou o IEFP.
Ainda de acordo com este instituto, no final de Novembro havia mais de 30 mil inscritos nos centros de emprego em relação há um ano atrás.
Em relação ao desemprego masculino, este aumentou dez por cento num ano, ao passo que dez por cento dos inscritos nos centros de emprego procuram trabalho há menos de um ano.
A Madeira e o Algarve foram as regiões do país onde se verificou um maior aumento no número de inscritos nos centros do emprego.
Charlie Chaplin eating his shoe - The Gold Rush (High Quality)
"A dupla de edifícios concebidos para apartamentos de luxo chama-se “The Cloud” (“A nuvem”) e a maquete foi apresentada na semana passada às autoridades de Seul.
Desde logo motivou protestos dos familiares das vítimas dos atentados. Estes dizem que as duas torres concebidas para Seul estão ligadas entre si, ao nível do 27.º andar, por aquilo que parece ser uma nuvem de destroços e fogo, numa imagem semelhante à das explosões no World Trade Center de Nova Iorque, na manhã de 11 de Setembro de 2001. Os críticos acusam os arquitectos de não terem tido respeito por aqueles que morreram e utilizaram o sucedido como um golpe barato de publicidade ao projecto. O estúdio de arquitectura Designer MVRDV alega que não quis criar uma imagem que fosse parecida com a dos atentados e não detectou qualquer semelhança durante o processo de concepção das torres.
“Pedimos as mais sinceras desculpas a todos os que se sentiram ofendidos. Não foi essa a nossa intenção”, afirma a equipa no site oficial dos arquitectos. “Começou uma verdadeira tempestade mediática e recebemos emails com ameaças e telefonemas de pessoas enfurecidas a chamar-nos amigos da Al-Qaeda [rede terrorista] ou pior”, acrescenta.
Por enquanto não se sabe se o projecto vai ser alterado, mas até Março as autoridades de Seul deverão decidir se aprovam ou não o design final. As torres deveriam estar concluídas até 2015" . (Fonte)
Os MVRDV são o arquétipo da "Arquitectura da Imagem". Uma arquitectura vazia onde o Homem é reduzido à condição de um mero observador.
Pior do que a imagem da "Nuvem" é o pedido de desculpa "esfarrapado" dos seus autores, tanto na forma como no conteúdo.
Evocar a tragédia do 11 de Setembro de 2001 em NY não encerra, em si, qualquer "pecado" nem devia ser motivo para qualquer indignação. A questão reside na autenticidade dessa evocação. Sem autenticidade não há argumentos credíveis por muito sofisticadas que as imagens possam ser.
9 11 Memorial in Paris Twin towers Eiffel tower Day & Night 2011
"os arquitetos não inventam nada, apenas transformam a realidade"(Álvaro Siza)
Nos meses de Junho e Setembro deste ano, as famílias portuguesas compraram menos alimentos do que no mesmo período do ano passado. A queda foi pequena, mas é a primeira vez que tal acontece desde 1996 (o INE não dispõe de dados mais antigos). A crise começa, assim, a chegar à mesa dos portugueses. (Negocios Online)
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948
Preâmbulo
Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo, Considerando que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os homens gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade foi proclamado como a mais alta aspiração do homem comum, Considerando essencial que os direitos humanos sejam protegidos pelo Estado de Direito, para que o homem não seja compelido, como último recurso, à rebelião contra tirania e a opressão, Considerando essencial promover o desenvolvimento de relações amistosas entre as nações, Considerando que os povos das Nações Unidas reafirmaram, na Carta, sua fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor da pessoa humana e na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla, Considerando que os Estados-Membros se comprometeram a desenvolver, em cooperação com as Nações Unidas, o respeito universal aos direitos humanos e liberdades fundamentais e a observância desses direitos e liberdades, Considerando que uma compreensão comum desses direitos e liberdades é da mis alta importância para o pleno cumprimento desse compromisso,
A Assembléia Geral proclama
A presente Declaração Universal dos Diretos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universais e efetivos, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição.
Artigo I
Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.
Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.
Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.
Toda pessoa tem direito a receber dos tributos nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição ou pela lei.
Toda pessoa tem direito, em plena igualdade, a uma audiência justa e pública por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusação criminal contra ele.
1. Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa. 2. Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não constituíam delito perante o direito nacional ou internacional. Tampouco será imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prática, era aplicável ao ato delituoso.
Ninguém será sujeito a interferências na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataques à sua honra e reputação. Toda pessoa tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.
1. Toda pessoa tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado. 2. Toda pessoa tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar.
1.Toda pessoa, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países. 2. Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos propósitos e princípios das Nações Unidas.
1. Toda pessoa tem direito a uma nacionalidade. 2. Ninguém será arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade.
1. Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrição de raça, nacionalidade ou religião, têm o direito de contrair matrimônio e fundar uma família. Gozam de iguais direitos em relação ao casamento, sua duração e sua dissolução. 2. O casamento não será válido senão com o livre e pleno consentimento dos nubentes.
Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.
Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.
1. Toda pessoa tem o direito de tomar parte no governo de seu país, diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos. 2. Toda pessoa tem igual direito de acesso ao serviço público do seu país. 3. A vontade do povo será a base da autoridade do governo; esta vontade será expressa em eleições periódicas e legítimas, por sufrágio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto.
Toda pessoa, como membro da sociedade, tem direito à segurança social e à realização, pelo esforço nacional, pela cooperação internacional e de acordo com a organização e recursos de cada Estado, dos direitos econômicos, sociais e culturais indispensáveis à sua dignidade e ao livre desenvolvimento da sua personalidade.
1.Toda pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego. 2. Toda pessoa, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho. 3. Toda pessoa que trabalhe tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como à sua família, uma existência compatível com a dignidade humana, e a que se acrescentarão, se necessário, outros meios de proteção social. 4. Toda pessoa tem direito a organizar sindicatos e neles ingressar para proteção de seus interesses.
1. Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle. 2. A maternidade e a infância têm direito a cuidados e assistência especiais. Todas as crianças nascidas dentro ou fora do matrimônio, gozarão da mesma proteção social.
1. Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito. 2. A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. A instrução promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvará as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz. 3. Os pais têm prioridade de direito n escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos.
1. Toda pessoa tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do processo científico e de seus benefícios. 2. Toda pessoa tem direito à proteção dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produção científica, literária ou artística da qual seja autor.
Toda pessoa tem direito a uma ordem social e internacional em que os direitos e liberdades estabelecidos na presente Declaração possam ser plenamente realizados.
1. Toda pessoa tem deveres para com a comunidade, em que o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade é possível. 2. No exercício de seus direitos e liberdades, toda pessoa estará sujeita apenas às limitações determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer às justas exigências da moral, da ordem pública e do bem-estar de uma sociedade democrática. 3. Esses direitos e liberdades não podem, em hipótese alguma, ser exercidos contrariamente aos propósitos e princípios das Nações Unidas.
Nenhuma disposição da presente Declaração pode ser interpretada como o reconhecimento a qualquer Estado, grupo ou pessoa, do direito de exercer qualquer atividade ou praticar qualquer ato destinado à destruição de quaisquer dos direitos e liberdades aqui estabelecidos.
TODAS AS FOTOGRAFIAS E TEXTOS INSERIDOS NESTE BLOGUE . EXCEPTO OS QUE ESTÃO DEVIDAMENTE REFERENCIADOS, SÃO DA MINHA EXCLUSIVA AUTORIA E RESPONSABILIDADE E ESTÃO PROTEGIDOS PELO "CÓDIGO DOS DIREITOS DE AUTOR E DIREITOS CONEXOS". SÓ PODERÃO SER COPIADOS E/OU DIVULGADOS COM O MEU CONHECIMENTO E COM O MEU CONSENTIMENTO EXPLÍCITO. A VIOLAÇÃO DESSE CÓDIGO PODERÁ DAR ORIGEM À ABERTURA DE PROCESSOS CRIME. NÃO ME OPONHO À CÓPIA OU DIVULGAÇÃO DESSES CONTEÚDOS DESDE QUE SEJAM FEITOS COM A MINHA EXPRESSA AUTORIZAÇÃO. (GONÇALO AFONSO DIAS) / ALL THE PICTURES AND TEXTS INSERTED IN THIS BLOG, EXCEPT THE ONES THAT ARE PROPERLY REFERENCED, ARE OF MY EXCLUSIVE AUTHORSHIP AND RESPONSABILITY AND ARE PROTECTED UNDER THE "CODE ON COPYRIGHT AND RELATED RIGHTS". THEY MAY ONLY BE COPIED AND/OR DIVULGED WITH KNOWLEDGE AND EXPRESS CONSENT. THE VIOLATION OF THIS CODE MIGHT GIVE RISE TO THE OPENING OF CRIMINAL PROSECUTION. I DO NOT OPSODE TO THE COPY OR DIVULGATION OF THESE CONTENTS UNLESS THEY ARE MADE WITH MY EXPRESS AUTHORIZATION. (GONÇALO AFONSO DIAS)
EM DESTAQUE - CARTA ABERTA AO BASTONÁRIO DA ORDEM DOS ARQUITECTOS PORTUGUESES, JOÃO BELO RODEIA
O AUTOR DESTE BLOGUE E ARQUITECTO COM 25 DE ACTIVIDADE, MEMBRO NÚMERO 3562-S DA (O-A) - GONÇALO AFONSO DIAS E A METÁFORA ARQUITECTOS UNIPESSOAL, LDA ESTÃO SOLIDÁRIOS COM OS MILHARES DE ARQUITECTOS NO DESEMPREGO E NÃO SE REVÊM NA POSTURA DA ORDEM DOS ARQUITECTOS PORTUGUESES E NA PASSIVIDADE DO SEU BASTONÁRIO, ARQ. JOÃO BELO RODEIA. APELO A TODOS OS ARQUITECTOS (AS) EMPREGADORES, DESEMPREGADOS (OU NÃO) E ESTAGIÁRIOS QUE AQUI DEIXEM O SEU TESTEMUNHO PARA QUE, TODOS JUNTOS FAÇAMOS OUVIR A NOSSA VOZ.
EM OBRA... EDIFÍCIO SEDE DO BANCO ESPÍRITO SANTO DE ANGOLA (BESA) NO LOBITO 2012/...