Monday, December 29, 2008

Um segundo decisivo para a "Travessia do Cabo das Tormentas"...

Foto: Gad. Alentejo, 2008

O ano de 2009 vai começar oficialmente um segundo mais tarde, depois de todos os relógios do mundo se ajustarem à rotação cada vez mais lenta do eixo da terra. O anúncio foi feito, este domingo, pelo Observatório Naval dos Estados Unidos.

Assim, quando na quarta-feira os relógios marcarem 23:59:59 do denominado tempo universal, mais conhecido como meridiano de Greenwich, será adicionado oficialmente um segundo extra.
O Observatório, que tem a seu cargo o relógio oficial do Pentágono, explicou que o ritmo de variação da rotação da Terra «ocorre a taxas que são afectadas pela mutação das marés e outros factores».
«Este é o vigésimo quarto segundo extra que é adicionado à hora universal, uma escala uniforme de medição do tempo mantida por relógios atómicos em todo o mundo desde 1972», como pode ler se num comunicado do Observatório.
«Historicamente a medição horária do tempo está relacionada com a rotação média da Terra em relação aos corpos celestes e segundo a qual foi definido este marco de referência», explica a instituição.
A invenção dos relógios atómicos definiu um «tempo atómico» com uma escala muito mais precisa e com um segundo que é independente da rotação do planeta.
Em 1970, um acordo internacional estabeleceu duas escalas de medição do tempo: uma relacionada com a rotação da Terra e outra com o tempo atómico.
«O problema é que a rotação da Terra está mais lenta de forma gradual, o que requere a inserção periódica de um segundo extra à escala de tempo atómica para manter ambas a um segundo uma da outra», conclui o Observatório.

No comments: