Friday, May 11, 2012



Passos Coelho diz que desemprego pode ser uma oportunidade

O primeiro-ministro considerou que o desemprego não tem de ser encarado como negativo e pode ser «uma oportunidade para mudar de vida»

Durante a tomada de posse do Conselho para o Empreendedorismo e a Inovação, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, Pedro Passos Coelho lamentou que «a cultura média» em Portugal seja a «da aversão ao risco» e que os jovens licenciados portugueses prefiram, na sua maioria, «ser trabalhadores por conta de outrem do que empreendedores».

Numa intervenção de cerca de vinte minutos, o primeiro-ministro defendeu que «essa cultura tem de ser alterada» e substituída por «um maior dinamismo e uma cultura de risco e de maior responsabilidade, seja nos jovens, seja na população em geral».

Passos Coelho referiu-se em especial aos portugueses que estão sem emprego: «'Estar desempregado não pode ser, para muita gente, como é ainda hoje em Portugal, um sinal negativo. Despedir-se ou ser despedido não tem de ser um estigma, tem de representar também uma oportunidade para mudar de vida, tem de representar uma livre escolha também, uma mobilidade da própria sociedade».

Segundo Passos Coelho, a Europa e Portugal precisam de apostar em «modelos de desenvolvimento de valor acrescentado, de forte base tecnológica» para ganharem competitividade económica, e não nos preços baixos.

«Essa não é a competitividade que nos interessa. No curto prazo, no meio da crise em que estamos, claro que é preferível ter trabalho, mesmo precário, do que não ter, claro que é preferível trabalhar mais do que não trabalhar, vender mais barato do que não vender», mas «o modelo para o futuro tem de ser o de acrescentar valor», reforçou.


........................................................................................................................

(GAD)
Se até agora tenho tentado ser contido nos adjectivos dedicados ao Sr. Primeiro-ministro de Portugal - Dr. Pedro Passos Coelho - depois das suas declarações - proferidas hoje, sobre o desemprego, sinto-me compelido a chamar "os bois pelos nomes": Não me recordo de um político tão hipócrita, tão demagogo e tão manipulador como este.

Em português mais arcaico, afirmo que, para além de "bimbo" e de "bronco", Passos Coelho é uma verdadeira Besta ***  que, para além de mentir compulsivamente aos portugueses, ainda os tenta subjugar e endrominar...

As declarações que Pedro Passos Coelho fez hoje ficaram, certamente, na história da hipocrisia política em Portugal.

Entendo que os portugueses, e nomeadamente os jovens desempregados portugueses, já não suportam as tão recorrentes e demagógicas ideias do "empreendedorismo, das "janelas de oportunidade" e de muitas outras tolices que saem da boca dos nossos governantes.

Urge reagir. Reagir violentamente contra este governo. Dar-lhe a reposta que impera.

Infelizmente vivemos num contexto político e social onde a regra é a despolitização, o alheamento, o conformismo.

Os senhores do Governo repetem até à exaustão que "Portugal não é a Grécia". Pois eu tenho muita pena que os portugueses não tenham um décimo da dignidade, da revolta, da capacidade de "ir à luta" que os gregos demonstram a cada momento.

Tenho pena que a nossa juventude, sem futuro, sem ambições, não reaja como se impunha. Como os espanhóis, por ex.

"O desemprego não tem de ser encarado como negativo e pode ser «uma oportunidade para mudar de vida." Foi o que disse Passos Coelho.

Então encaremos o crescente e alarmante desemprego como "oportunidades para mudar a vida"?!

Mas mudar qual vida, se a vida nos é negada...

Não nos podemos calar. É urgente reagir. Seja como for, seja como tiver de ser.

O primeiro-ministro, em cada declaração, em cada opinião, revela aquilo que, no fundo, é. Um homem inculto, impreparado, mas convicto nas suas opções absolutistas e vagamente fascistas.
O destino de Portugal está hoje entregue a energúmenos, inconscientes, impreparados, ignorantes e, para os quais a palavra "Democracia" pura e simplesmente perdeu toda a sua substância.

As palavras de Passos Coelho são facas espetadas nos direitos há muito consagrados pelos trabalhadores, pelos jovens, pelas pessoas.

Pedro Passos Coelho terá de ter a resposta adequada - a bem ou a mal...



***
O termo besta pode referir-se a:

§ Besta (arma), arma de tiro, também chamada de balestra.

§ Besta (carro), carro que foi produzido pela empresa sul-coreana Kia Motors.

§ Besta do Apocalipse, figura bíblica.

Besta pode significar ainda:

§ Um animal utilizado para tarefas que exigem grande esforço físico, normalmente chamados de animais ou bestas de carga;

§ Qualquer tipo de animal quadrúpede, especialmente de grande porte;

§ Um animal híbrido estéril originado do cruzamento entre duas espécies diferentes, como a mula, o muar, o bardoto, o caraval, o servical, o zebróide, o ligre;

§ Uma ofensa, significando "tolo", "ingênuo", "otário";

§ Um sinônimo de "diabo".

(Wikipédia)




Autor : Kimon Berlin, user:Gribeco 


ACTUALIZAÇÃO:
("O Público" , 2012-05-12)



No comments: