Saturday, February 25, 2012

25 de Fevereiro de 2012



A "BOA NOTÍCIA":
Governo confirma cancelamento de conferência de imprensa da troika.

O Ministério das Finanças confirmou que a habitual conferência de imprensa da troika, que realiza-se após as avaliações ao programa português, foi cancelada. A decisão é justificada à TSF com o facto de o Governo entender que sendo um programa de apoio ás finanças portuguesas, as suas conclusões devem ser comunicadas pelo executivo. De acordo com as fontes contactadas pela TSF, apesar de ter sido cancelada a sua conferência de imprensa, a troika esta ainda a decidir se no final da terceira avaliação, que está agora a decorrer, vai ou não emitir um comunicado com um balanço das duas últimas.






A "MÁ NOTÍCIA":
Portugal, um país com grandes desigualdades nos rendimentos

Um estudo da OCDE coloca Portugal entre os países com maiores desigualdades nos rendimentos dos trabalhadores e conclui que o país precisa de alterações mais profundas nas leis laborais.

Portugal fez melhorias mas continua de forma persistente longe dos melhores. As conclusões da OCDE não deixam margem para dúvidas

O PIB per capita face à metade dos países da OCDE com níveis mais altos caiu na última década. As barreiras à competição em alguns sectores «continuam substanciais» apesar de terem reduzido.

A diferença de protecção laboral entre os contratos sem termo e temporários continua a ser é um dos principais problemas.

A OCDE confirma, em números, que Portugal está no grupo dos mais desiguais quando analisado o rendimento disponível das famílias. É o terceiro com maior desigualdade nos salários de trabalhadores a tempo inteiro. Portugal junta-se ao Chile , ao México, ou aos Estados Unidos por exemplo. O que significa que existe uma elevada concentração de salários, de capital


No comments: