Wednesday, January 18, 2012

18 de Janeiro de 2012




A"BOA NOTÍCIA":
Preço dos genéricos pode baixar até 80%
O bastonário da Ordem dos Médicos afirmou hoje que há condições para baixar até 80 por cento o preço dos medicamentos genéricos, recomendando que o Governo comece a fazê-lo com novos medicamentos.

Numa audição no grupo de trabalho sobre a prescrição por Denominação Comum Internacional (DCI) na Assembleia da República, José Manuel Silva referiu que "os novos medicamentos são cada vez mais caros para suportar as despesas dos laboratórios de investigação".

Da parte da indústria farmacêutica há uma tentativa de "fazer o maior lucro possível no mais curto espaço de tempo", referiu o bastonário, afirmando que "há espaço para reduzir 50, 60, 80% o preço dos genéricos".

José Manuel Silva recomendou que o Governo garanta que "os novos genéricos sejam 60% mais baratos que os medicamentos que estão a perder a patente".

Salientando que "os genéricos não são todos iguais", em termos da eficácia e adequabilidade a cada caso clínico, o bastonário notou que "se fossem todos ao mesmo preço" os doentes estariam protegidos de abusos, porque "seria irrelevante a marca".

Criticou a Autoridade Nacional da Farmácia e do Medicamento por alegadamente ocultar informação sobre os medicamentos, exigindo que disponibilize "o dossier prévio" dos genéricos para se poder comparar as diferentes marcas.

A"MÁ NOTÍCIA": 
Criminalidade violenta aumentou
A maior percentagem da criminalidade grave e violenta, registada em 2011, aconteceu nos distritos de Lisboa, Porto, Setúbal, Faro e Aveiro que, sozinhos, "representam 83% de todos os crimes graves e violentos registados no País", anunciou ontem Miguel Macedo, ministro da Administração Interna (MAI), na Comissão Parlamentar dos Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

No comments: