Friday, July 20, 2012

Revolta no Aeroporto



Vou aqui contar e ilustar uma "história" que  fala de discriminação, de negligência e de falta de humanidade.

Era segunda-feira, dia 16 e eu estava no Aeroporto de Lisboa. Já era noite.

A dada altura apercebi-me de um enorme burburinho que foi crescendo de intensidade até se tornar numa gritaria.

Olhei para o sítio de onde vinha essa estranha exaltação e vi um grupo grande de africanos, com idosos e muitas crianças - uns 50 no total - embrulhados numa altercação com os funcionários da TAP. Dois polícias assistiam sem intervir.

Pensei que fossem angolanos... era hora de voo para Luanda.

Tinha comigo a EOS 50D com uma 18-200 e um caderno de apontamentos que sempre me acompanha.

Abordei um dos primeiros do grupo e perguntei em "angolanês" _ Qual é a Maka?

Respondeu-me em francês. Tratava-se de um grupo de cidadãos originários do Mali, a residir em Paris e que iam (pensavam eles) de férias para a sua terra.

A TAP anulou o voo, já no dia anterior, sem lhes dar qualquer satisfação credível...

Queriam mandá-los para um hotel por um tempo indeterminado (talvez dois dias, sem qualquer garantia de verem o problema resolvido). Não aceitaram, queriam uma resposta, queriam voltar para Paris... Dali não saíam.

Os funcionários da TAP não percebiam o que eles diziam e tratavam-nos com desdém "se não querem ir dormem aí !" - ouvi, várias vezes exclamarem.

As crianças iam-se entretendo mas os adultos estavam profundamente revoltados e exaltados.

Mostrei-lhes a minha solidariedade e dispus-me a ajudá-los.

Entretanto um dos polícias abordou-me "não nos pode tirar fotografias, disparou. "Bem sei, sou um cidadão informado!, retorqui.

Percebi então que me tinham tomado por um jornalista... aproveitei a deixa e desatei a fotografar enquanto tentava contactar uma estação de televisão.

Estiquei o ISO quase ao limite... Estiquei os nervos, a revolta e a vergonha de assistir a uma situação tão degradante num país que se diz civilizado.

Das estações de TV a quem falei apenas uma (a TVI) me deu uma resposta vaga "quando tivermos uma equipa disponível vamos ver o que se passa"...

Eu sabia que a presença dos media ajudaria e muito a resolver aquela injustiça e insisti.

Liguei para a TSF. Atendeu-me um conhecido jornalista a quem relatei o que se estava a passar. Finalmente alguém reagiu! Mandou de imediato um colega ao aeroporto e as coisas aparentemente ficaram resolvidas.

As pessoas acalmaram-se e chegaram a um acordo com a TAP. Não sei exactamente qual, saí de "mansinho" quando me apercebi que o queria fazer estava feito.






Fotografias: Gonçalo Afonso Dias, Lisboa 07/2012




No comments: