Thursday, March 01, 2012

Parabéns Ruy de Carvalho!




Ruy de Carvalho retratado por Bottelho.


Ruy de Carvalho completa hoje 85 anos. Ainda há pouco tempo o vi, e ouvi, num programa da televisão dedicado, se não estou em erro, à problemática da velhice e da solidão que a acompanha. Retive, entre muitas outras coisas, a lucidez deste grande senhor da nossa cultura e mais particularmente do Teatro. Fiquei a saber, também, que, apesar do "peso da idade" e da solidão que conhece de perto, se dedica a ajudar os outros, que dá a sua cara, o seu exemplo, a sua longa história.
A TSF presta-lhe uma merecida homenagem. Um conjunto de fotografias que sintetizam a sua longa carreira.
Dessas fotografias escolhi, para aqui divulgar, as cinco que me pareceram mais belas e significativas.
Contudo, todas elas merecem ser vistas, com atenção, com respeito, com admiração.
Neste País, onde a Cultura é cada vez mais negligenciada, cada vez mais entendida como "um luxo", cada vez menos celebrada, pessoas como o actor Ruy de Carvalho são vozes de uma resistência sofrida a esse alheamento a que estão votados.
Temos um governo de gente nova (de idade, claro) o que, em si, não é mau, apesar de se notar um claro défice de experiência politica na maior parte dos membros do executivo de Passos Coelho. Mau, mesmo, é que para além dessa manifesta inexperiência politica, vem  à superfície, o profundo vazio cultural desses governantes, manifestado em declarações avulsas, em atitudes pontuais mas, sobretudo no discurso directo. E sem cultura, sem uma política séria para a cultura, o país amesquinha-se, a criatividade foge para outros lados, o provincianismo de Passos Coelho e do "Álvaro" funcionam como uma espécie de GPS para o obscurantismo. (GAD)
















No comments: