Wednesday, March 28, 2012

O (Des)acordo ortográfico... e o meu dia de anos.



"Nós estamos no bom caminho, um caminho cheio de dificuldades, aonde os resultados nunca estão garantidos."

(Pedro Passos Coelho, 27-03-2012)


Já muito poucas coisas me deixam tão estupefacto como esta declaração de Sua Ex.ª o primeiro-ministro de Portugal - Dr. Pedro Passos Coelho.

Não sou masoquista. Contudo, enquanto trabalho - ou finjo que trabalho - tenho a televisão sintonizada num canal de notícias (não faço publicidade, desde logo porque não me pagam para isso...).

A verdade, verdadinha... É que vou "apanhando" aqui e ali" as notícias e as declarações da "actualidade".

Tenho (eu disse que não sou masoquista?!...) um caderno e uma caneta, de preferência de tinta permanente - nisso sou muito snob, sempre à mão para registar momentos como esse... Depois, consoante a minha disposição, passo-os (passo-os?!) a post, ou não.

É difícil, acreditem, não usar aqui, adjectivos que poderiam ser entendidos como insultuosos. Tenho o devido respeito pelas instituições e até mesmo pelas pessoas (coitadas...) que têm a árdua tarefa de enganar os portugueses, enganando-se a si próprios apenas para "ficar bem na fotografia" que é vista e revista, lá fora, sem grande emoção.

Todos nós sabemos que as "figuras públicas", sobretudo as mais iminentes, têm assessores para tudo e mais alguma coisa... Assessores de imagem, assessores de escrita (os discursos.) assessores de assessores...

O que me parece que falta, em grande medida, são assessores de português.

Já me começo a habituar, infelizmente, a ouvir, dos nossos ministros, verdadeiros atentados à língua de Camões.

Na forma e no conteúdo.

Passos Coelho disse, eu ouvi..., que "estamos no bom caminho - um caminho cheio de dificuldades (!) - Então se um bom caminho é um caminho "cheio de dificuldades", o que será para o Sr. primeiro-ministro um "mau caminho"? Nem vou entrar por aí... (deve meter "consumos" e coisas ainda mais esquisitas...)

Mas pior, muito pior, o Dr. Passos Coelho concretizou: "aonde os resultados nunca estão garantidos." Aonde?! ... Por amor de Deus...

Então não arranjam ninguém para dar umas lições de português ao Sr. Dr.?!

Ah! Não vem muito ao caso mas é um desabafo que tenho mesmo que fazer: A que propósito, e com que justificação, o Ministro das Finanças avança o dia 23 de Setembro de 2013 como "O Dia" em que Portugal vai (deve ir...) voltar ao "Mercado"?!.

Bolas! É o meu dia de anos - 49, por sinal.

Considero isso uma desfeita - quer, o Sr. ministro marcar para sempre o meu dia de anos com um evidente e previsível fracasso?!

Porque é que  não escolheu o dia em que nasceu?!

Francamente Sr. Ministro... Eu sei que anda cansado, que não dorme (tadinho...), que tem umas olheiras do tamanho de um comboio, que quer fazer boa figura - sei isso tudo e até lhe manifesto a minha compaixão (pena, não gosto...). Mas, "caraças" deixe lá o meu dia de anos em paz!

No comments: