Wednesday, March 28, 2012

Aquariofilia (1)

Abro aqui, hoje, uma nova rubrica neste blogue - A aquariofilia

Abro-a de uma forma muito simples - editando 3 fotografias de alguns dos meus peixes, adiando, por agora, as referências científicas às espécies representadas.

Neste blogue, entre muitas coisas, tenho vindo a registar as muitas "paixões" que me preenchem os dias.

Desde muito pequeno que tenho, pelos peixes tropicais de água doce, uma verdadeira devoção e uma grande dedicação.

Em Angola, na minha infância, criava-os ao "ar livre". A temperatura e a qualidade da água dispensavam os artefactos que são, num clima como o nosso, indispensáveis.

Presentemente, já "crescidinho", tenho milhares de peixes "arrumados" por espécies e por "tamanhos" em 12 aquários de diferentes capacidades (de 240L A 60L) e com diversos objectivos.

De amador, como todos começamos, acabei por me tornar num criador. O mote é, como sempre a curiosidade, o desafio de reproduzir, com sucesso, espécies relativamente "difíceis". Nomeadamente os ovíparos - Barbos, Guramis, Colisas, etc., já que, no que respeita aos vivíparos - ovovivíparos - a reprodução é relativamente mais simples.

Abordarei aqui, se este tema tiver o interesse que o justifique, a minha percepção da Aquariofilia. Partilharei, com todo o gosto, as minhas "experiências" mais bem-sucedidas e tentarei, sobretudo, desmistificar a ideia de que ter aquários e peixes é algo de muito complicado e trabalhoso.

Como em tudo na vida, criar peixes e reproduzi-los exige, naturalmente, alguns conhecimentos elementares. Por exemplo, determinados conhecimentos sobre biologia são essenciais para qualquer principiante.

No fundo, resume-se, quase tudo, à estabilidade e qualidade do meio onde criamos os nossos peixes.

Não vou agora aprofundar essas questões, como disse, se se justificar partilharei, com muito prazer, os meus estudos, os meus conhecimentos e a minha experiência de álgumas décadas.





Fotografias: Gonçalo Afonso Dias. 03-2012

No comments: