Sunday, March 04, 2012

Candid Photography






"O Comentário do Vasco Leão à minha foto: “Cabeça de Cartaz” (http://olhares.sapo.pt/cabeca-de-cartaz-foto5142313.html?nav1) complementou e enriqueceu o tema que aí abordei “a Fotografia de Rua (Street photography), mais especificamente “a importância dos personagens."

Comentário do vasco Leão:
“Atenção que candid é extremamente importante em street e já os classicos o praticavam. Candid deu-nos inúmeras fotografias imortais .O que já é outra história é que nem todos conseguem praticar este "sub-genero" e ainda há outros que o praticam de modo errado em contextos "fracos.”

O Vasco introduziu um conceito que importa conhecer melhor – A Fotografia “Candid”.
Entendo que estes comentários são uma excelente forma de partilha de conhecimentos e de abertura ao diálogo sério, enriquecedor e didático sobre FOTOGRAFIA.

Nesse sentido, e para melhor concretizar o conceito abordado pelo Vasco, acompanho esta fotografia – uma “Candid” – com a tradução livre de alguns excertos de um texto sobre esse género fotográfico.

Um bom Domingo para todos!

«Uma fotografia “Candid” é uma fotografia feita com o conhecimento do sujeito ou sem a sua explicita permissão, de forma a captura-lo sem pose.»
CONTEXTO:
«A fotografia “Candid” é o oposto da perseguição envolvida em fotografia animal, fotografia desportiva ou fotojornalismo intrusivo, que têm o objectivo de fotografar objectos distantes, por exemplo usando tele-objectivas.
É normalmente feita por um sujeito que está com os "sujeitos" a serem fotografados, perto, não escondidos. As pessoas que são fotografadas ignoram ou aceitam a presença da camara.»

COMO UMA FORMA DE ARTE :
« Alguns fotografos encaram a fotografia Candid Photography como uma forma de arte. Henri Cartier-Bresson pode ser considerado o mestre da arte dessa arte capturando o "momento decisivo" do dia-a-dia sobre uma extensão de muitas décadas. Arthur Fellig, mais conhecido como Weegee, foi um dos grandes fotógrafos a documentar a vida nas ruas de Nova York, capturou a vida, e morte, nos seus mais cruéis extremos.
Quase todos os fotógrafos com sucesso nesta área dominam a arte de fazer as pessoas relaxar e sentir-se bem com a camara, de se misturarem em festas, ou encontrar aceitação apesar de existir um elemento intrusivo - a camara. Isto é certamente verdade para a maior parte dos fotógrafos célebres, como René Burri, ou Raeburn Flerlage.

Pode-se argumentar que a Candid Photography é a forma mais pura do fotojornalismo. Há uma linha tênue entre o fotojornalismo e este género, uma linha que foi obscurecida por fotógrafos como Bresson e Weegee. Fotojornalismo muitas vezes se propõe a contar uma história em imagens, enquanto a “Candid” é simplesmente captura pessoas que vivem um evento.»

EQUIPAMENTO:
« Equipamento para fotografia sincero é geralmente leve, pequeno e discreto, em vez de grande e intimidador. Lomo rule photography descreve o uso de uma velha camara "point-and-shoot" para a “Candid”. Quanto maior o equipamento, mais difícil é fazê-lo parecer discreto para fazer “Candid Photography”.
Essa fotografia normalmente exige velocidades de filme ou ISO altos devido a flashes estroboscópio poderem interromper interações, levando as pessoas a encenar a sua aparência ao invés de se comportar naturalmente. Por este motivo, a “Candid” tem tradicionalmente sido feita ao ar livre, onde o sol fornece a luz ampla. Devido a velocidades mais altas do filme (ISO), sendo necessários para fotografia com a luz ambiente artificial, fotografia cândida pode caracterizar granuladas, imagens de alto contraste. No entanto, várias recentes câmeras full-frame DSLR trouxeram alta ISO com ruídos a níveis historicamente baixos, permitindo imagens limpas e saturadas em velocidades de até e para além de ISO 6400.»

Fotografia feita em Zamora, Espanha, 2010

No comments: