Wednesday, November 18, 2009

Quem vai à guerra...


VAMOS PARA CIMA DELES - "A BOLA";
PRONTOS PRÁ GUERRA - " O JOGO"
BATALHA FINAL - "RECORD"
Muita tinta correu acerca da recepção agressiva e insultuosa que alguns cidadãos Bósnios "ofereceram" à comitiva portuguesa na sua chegada aquele país.
Não foi bonito, não se faz, é anti-desportivo.
falou-se muito também do ambiente de exaltação nacional que se vive na Bósnia á volta deste decisivo Bósnia x Portugal, jogo que decidirá qual das equipas irá disputar o Mundial de 2010 na África do Sul.
A excitação dos Bósnios é, para mim, perfeitamente natural e compreensível ; Têm agora uma oportunidade de ouro de entrar num campeonato do Mundo, só tendo pela frente um jogo, em casa, com uma selecção que eles já não temem.
Respeitam, com certeza. Mas não temem. E vão jogar para ganhar.
Quem leia as "Gordas" dos nossos principais jornais desportivos é que poderá ficar com algumas reservas sobre quem teme quem... é que tanta fanfarronice faz lembrar o clássico "rufia do bairro" a gritar junto dos amigos " AGARREM-ME QUE EU MATO ESSE GAJO !".
Qualquer povo civilizado entende o futebol como um jogo. E os jornais, desportivos ou não como coisas sérias feitas por gente responsável.
Seria, por isso, mais decente se, até pela situação melindrosa em que se encontra a selecção portuguesa, as mensagens fossem de apoio, de ânimo, de confiança, de solidariedade.
O que virá escrito amanhã, nesses mesmos jornais, se Portugal tiver a infelicidade de perder?
"SANGRÁMOS ATÉ AO FIM"?
"SUICÍDIO COLECTIVO"?
"O ÁRBITRO, ESSA ARMA SECRETA...?
"MORREMOS NA PRAIA..."?
"ENTERRO EM BILINO POLJE"?
Se vencermos, como eu desejo, teremos mais fanfarronice, mais gabarolice, mais do mesmo...

1 comment:

Pedro Caldeira said...

É o que dá quando um país vive demasiado do e para o futebol.
Senão fosse assim todas as manifestações seriam mais normais, a começar pela importância exagerada que se dá a este desporto.
Mas enfim, viva Portugal.
Pedro Caldeira