Monday, March 26, 2012

Arthur Schnitzler - Colóquio Internacional




Arthur Schnitzler 

Colóquio Internacional - Teatro Municipal de Almada - Sala Experimental  - 31 de Março, 17:00h
Arthur Schnitzler (Viena, 15 de Maio de 1862 — Viena, 21 de Outubro de 1931) foi um escritor e médico austríaco.

Biografia

O pai, Johann Schnitzler, de uma família judaica simples, mudou-se de Budapeste para Viena, onde se casou com a filha de uma famosa família. Tornou-se um respeitado médico e director do hospital “Allgemeine Poliklinik”. O seu filho Arthur frequentava entre 1871 e 1879 o liceu, tendo mais tarde completado o curso de medicina. Viria a completar omestrado em 1885. Participava no trabalho da revista clínica “Allgemeine Klinische Rundschau” e começou cedo por se interessar pela psicologia. Trabalhando como médico de 2.ª classe com o psiquiatra Dr. Theodor Meynert, fazia experiências com a hipnose e a sugestão como técnicas terapêuticas.

Foi assistente e médico de 2.ª classe no Hospital “Wiener Allgemeines Krankenhaus” e, mais tarde, assistente do seu pai no hospital “Poliklinik”. Em 1893, abriu uma clínica privada, a qual se começou a dedicar cada vez menos devido à crescente actividade literária.

Schnitzler é frequentemente comparado com Sigmund Freud. Nos seus dramas e novelas, usando a técnica do “monólogo íntimo”, mostra drasticamente o subconsciente dos seus protagonistas. Em consequência da sua representação intransigente, foi criticado vezes sem conta. O seu ciclo “Der Reigen” provocou um escândalo e foi censurado como pornografia.

(Fonte: Wikipédia)

No comments: