Tuesday, February 28, 2012

28 de Fevereiro de 2012


A "BOA NOTÍCIA":
Fim dos feriados religiosos pode ser adiado para 2013

A eliminação dos dois feriados religiosos já em 2012 pode estar em causa, admitiu esta segunda-feira o secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

A Conferência Episcopal Portuguesa diz que começa a ser curto o tempo para o Governo acertar com a santa sé a eliminação de dois feriados já em 2012.

A Igreja Católica diz que o problema se coloca, sobretudo, porque os dois feriados que provavelmente serão anulados (o Corpo de Deus a 7 de Junho e o da Assunção a 15 de Agosto) implicariam uma série de contratempos e prejuízos que dificilmente poderão ser evitados, sublinhou o padre Manuel Morujão, porta-voz da CEP.

«Se por acaso quando chegar a decisão se está perto desses tais feriados que vão ser suprimidos, certamente que o Governo terá em conta esse factor uma vez que há programação tanto do lado da igreja, como do lado da sociedade civil», lembrou.

Factores que a Conferência Episcopal Portuguesa entende que o Governo deve ter em conta, admitindo nessas circunstâncias eliminar os dois feriados religiosos apenas em 2013.





(Cartoon: MOT@)


A "MÁ NOTÍCIA":
Novos horários dos barcos entre Lisboa e Margem Sul entram hoje em vigor

A Transtejo e a Soflusa começam hoje a aplicar novos horários, com supressões no número de viagens em todos os percursos entre Lisboa e a Margem Sul.

Os novos horários das carreiras fluviais da Transtejo e da Soflusa, com supressões no número de viagens em todos os percursos entre Lisboa e a Margem Sul, entram hoje em vigor.

Em causa estão cortes de quatro a 10 ligações (totalizando idas e voltas) nos dias úteis e de quatro a 22 ligações (também com a soma de idas e voltas) aos sábados ou aos domingos nos percursos Montijo-Cais do Sodré, Cacilhas-Cais do Sodré, Seixal-Cais do Sodré, Trafaria-Belém e Barreiro-Terreiro do Paço.

Os trabalhadores do Grupo Transtejo, que detém as duas empresas, contestam os novos horários, considerando a redução das viagens "um erro que não defende o serviço público".

Por isso, vão reunir-se em plenários: os colaboradores da Soflusa agendaram o encontro para hoje, pelo que o serviço deverá parar entre as 13:25 e as 16:20 no sentido Barreiro-Terreiro do Paço e entre as 13:25 e as 16:50 no sentido inverso, e os da Transtejo vão debater o assunto na quarta-feira, o que também motivará a paragem das ligações à tarde.

Em cima da mesa está a possibilidade de marcar novas greves.

No comments: