A "BOA NOTÍCIA":
Fim dos feriados religiosos pode ser adiado para 2013
A eliminação dos dois feriados religiosos já em 2012 pode estar em causa, admitiu esta segunda-feira o secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
A Conferência Episcopal Portuguesa diz que começa a ser curto o tempo para o Governo acertar com a santa sé a eliminação de dois feriados já em 2012.
A Igreja Católica diz que o problema se coloca, sobretudo, porque os dois feriados que provavelmente serão anulados (o Corpo de Deus a 7 de Junho e o da Assunção a 15 de Agosto) implicariam uma série de contratempos e prejuízos que dificilmente poderão ser evitados, sublinhou o padre Manuel Morujão, porta-voz da CEP.
«Se por acaso quando chegar a decisão se está perto desses tais feriados que vão ser suprimidos, certamente que o Governo terá em conta esse factor uma vez que há programação tanto do lado da igreja, como do lado da sociedade civil», lembrou.
Factores que a Conferência Episcopal Portuguesa entende que o Governo deve ter em conta, admitindo nessas circunstâncias eliminar os dois feriados religiosos apenas em 2013.
(Cartoon: MOT@)
A "MÁ NOTÍCIA":
A Transtejo e a Soflusa começam hoje a aplicar novos horários, com supressões no número de viagens em todos os percursos entre Lisboa e a Margem Sul.
Os novos horários das carreiras fluviais da Transtejo e da Soflusa, com supressões no número de viagens em todos os percursos entre Lisboa e a Margem Sul, entram hoje em vigor.
Em causa estão cortes de quatro a 10 ligações (totalizando idas e voltas) nos dias úteis e de quatro a 22 ligações (também com a soma de idas e voltas) aos sábados ou aos domingos nos percursos Montijo-Cais do Sodré, Cacilhas-Cais do Sodré, Seixal-Cais do Sodré, Trafaria-Belém e Barreiro-Terreiro do Paço.
Os trabalhadores do Grupo Transtejo, que detém as duas empresas, contestam os novos horários, considerando a redução das viagens "um erro que não defende o serviço público".
Por isso, vão reunir-se em plenários: os colaboradores da Soflusa agendaram o encontro para hoje, pelo que o serviço deverá parar entre as 13:25 e as 16:20 no sentido Barreiro-Terreiro do Paço e entre as 13:25 e as 16:50 no sentido inverso, e os da Transtejo vão debater o assunto na quarta-feira, o que também motivará a paragem das ligações à tarde.
Em cima da mesa está a possibilidade de marcar novas greves.
No comments:
Post a Comment