Thursday, January 12, 2012

12 de Janeiro de 2012


A "Boa Noticia"

Benfica lidera isolado uma liga e meia depois
Ao fim de 44 jornadas, encarnados voltam a ser primeiros, sozinhos

Por Redacção , LPF2012-01-08 20:05h

Benfica volta a ser líder isolado da liga portuguesa, algo que não acontecia desde a última jornada de 2009/10, quando os encarnados se sagraram campeões, frente ao Rio Ave. No total, passaram 609 dias.

Agora, com a vitória na Marinha Grande sobre a União de Leiria, a equipa de Jorge Jesus deixou o FC Porto a dois pontos. Ou seja, quase um campeonato e meio depois, 44 jornadas, a formação da Luz volta à liderança isolada.

Na época passada, o Benfica nunca esteve no primeiro lugar. Em 2011/12, dividiu a liderança com os portistas desde a ronda cinco, aproveitando o empate do FC Porto com o Feirense. Com a igualdade entre dragões e Sporting, em Alvalade, os encarnados terminam a ronda 14 sozinhos na frente, graças à goleada na Marinha Grande.



A "Má Noticia"
Recessão em Portugal vai aprofundar-se, prevê OCDE 

Publicado hoje às 12:05

A recessão da economia portuguesa vai continuar a deteriorar-se nos próximos meses, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

O indicador compósito da OCDE para Portugal caiu em Novembro para 96,85 por cento da média da série - no mês anterior, estava em 97,44 por cento. Este foi o décimo mês consecutivo em que o indicador para Portugal caiu.

Os indicadores avançados da OCDE visam prever pontos de viragem na tendência da actividade económica nos seis a nove meses seguintes, ou seja, um ponto de viragem nos indicadores da OCDE (por exemplo, uma retoma) é seguido seis meses depois pela economia real.

A queda do indicador da OCDE em Novembro significa que a economia portuguesa deverá continuar numa trajectória descendente nos próximos meses.

Este dado é coerente com as previsões económicas do Governo e do Banco de Portugal, que esperam que este ano se registe em Portugal uma contracção do PIB na ordem dos três por cento.

Em termos globais, os indicadores avançados pela OCDE reflectem uma tendência de desaceleração da actividade na maior parte das economias industrializadas, mas com «fortes sinais de retoma» no Japão, nos Estados Unidos e na Rússia

No comments: