Sunday, January 08, 2012

Boa noite



Tabanka Djaz

Os guineenses Tabanka Djaz já têm mais de uma década de existência. Formaram-se em 1989, quando os irmãos Micas, Juvenal e José Carlos Cabral, juntamente com Aguinaldo Pina e Rui Silva, fundam a banda.
Pouco tempo depois, José Carlos Cabral é substituído por Jânio Barbosa e, volvido um ano, Aguinaldo Pina cede o lugar a Caló Barbosa. Em 1993, com a morte do baterista Rui Silva, os Tabanka Djaz tornam-se num quarteto, mas apenas por três anos pois, em 1996, após ter participado nas gravações do CD "Sperança", Dinho Silva ocupa o lugar de baterista.
Em 1990, nasce o primeiro disco, "Tabanka Djaz", que viria a confirmar as boas expectativas criadas em torno do grupo. É, principalmente, no Gumbé - ritmo de música de cariz urbano, oriundo especificamente da região de Bissau, executada exclusivamente por instrumentos tradicionais, onde predomina a tina que se toca com uma cabaça emborcada num tanque meio cheio de água - que os Tabanka Djaz buscam a raiz cultural da sua música.
Depois de um período de três anos preenchido, essencialmente, com concertos, voltam às edições discográficas com "Indimigo".
Nos três anos seguintes, os Tabanka Djaz cumprem, novamente, um calendário de digressões que os leva da Europa aos EUA, onde tocam no Kilimanjaro, catedral da música africana, em Nova Iorque. Já em Portugal, fazem novos concertos, nomeadamente nas Festas da Cidade de Lisboa e nas Festas do Avante, regressando a África, mais propriamente a Cabo Verde, para actuarem no Festival da Baía das Gatas.
Em 1996, o regresso discográfico acontece com "Sperança". Com este novo disco, o grupo conquista, pela primeira vez, o disco de platina, feito único para um grupo africano de expressão portuguesa. Como se isso não bastasse, "Sperança" é nomeado, em 1997, para os Ngwomo África (os Grammies do continente africano), com três nomeações.
Em 1999, são convidados por Martinho da Vila, para participarem em "Lusofonia", onde lhes cabe também a produção musical da componente africana do projecto. Neste âmbito, participam no Festival Internacional PERCPAN, em Salvador da Baía, organizado por dois grandes nomes da música brasileira (Gilberto Gil e Nana Vasconcelos), onde actuam ao lado de Fafá de Belém, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Lenine e outros. Em seguida, realizam uma digressão por São Paulo e Rio de Janeiro, onde participam em vários programas televisivos.
Em 2002, surge "Sintimento", o quarto álbum de uma carreira já com 12 anos.






No comments: