Friday, January 06, 2012

6 de Janeiro de 2012



A "Boa Notícia":

Concertação
Governo adia aprovação de novas regras


Cristina Oliveira da Silva
06/01/12 00:05

Contra as expectativas, o Conselho de Ministros acabou por não aprovar ontem as alterações ao regime do subsídio de desemprego. A reunião de concertação social que se aproxima foi a razão apontada pelo Executivo para não dar luz verde ao novo regime.

"O Conselho de Ministros não decidiu ainda hoje esses dossiers porque há uma reunião de concertação social marcada para quarta-feira da semana que vem e o Conselho de Ministros entendeu que este dossier não deve ficar fechado antes de mais essa ronda com os parceiros sociais", disse ontem o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros. Por isso mesmo, Marques Guedes escusou-se a adiantar quaisquer eventuais alterações à versão inicial da proposta do Governo.

As reuniões de concertação social têm sido marcadas por algumas críticas. A CGTP já referiu várias vezes que as negociações são uma "farsa" e mais recentemente foram vários os parceiros a mostrarem-se surpreendidos com a decisão do Governo em aprovar o aumento do tempo de trabalho em meia hora, ainda que a discussão ainda não estivesse encerrada.


A "Má Notícia":


Pedidos de ajuda de sobreendividados sobem 60%

Catarina Melo e Mónica Silvares
06/01/12 07:45

A associação de consumidores DECO recebeu 23.318 pedidos de ajuda, em 2011, o valor mais elevado de sempre.

As dificuldades económicas por que cada vez mais famílias portuguesas passam não são novidade e os números comprovam isso mesmo. O Gabinete de Apoio ao Sobreendividado da Deco (GAI) abriu, em 2011, um total de 4.288 novos processos de apoio. Este valor representa um crescimento de 51% face ao registado no ano anterior, bem como o valor mais elevado de sempre. Contudo, este número representa apenas uma pequena fracção do total de pedidos de ajuda de famílias sobreendividadas que chegaram às mãos da associação de defesa dos consumidores. No ano passado, o GAI recebeu um total de 23.318 contactos - mais 60,5% do que o verificado em 2010 - dos quais deu seguimento a apenas 18,4%.


Insolvências Falências atingem mais famílias do que empresas

Lígia Simões
06/01/12 00:05

No primeiro semestre de 2011, em média, 14 famílias faliram por dia.

Os níveis de insolvências decretadas pelos tribunais judiciais em Portugal atingiram um novo máximo histórico, ultrapassando os 2.428 processos no segundo trimestre deste ano. Os particulares são os mais afectados, em consequência do desemprego e das medidas de austeridade e, pela primeira vez, o número de famílias falidas ultrapassa o das empresas nessa situação.

Em apenas três meses, entre Abril e Junho, o peso de pessoas singulares do total das insolvências decretadas é já 54,7%, num total de 1.328 processos, quase três vezes mais que as 125 famílias declaradas insolventes há quatro anos (no segundo trimestre de 2007).

As estatísticas do Ministério da Justiça - que ainda não têm disponíveis os dados referentes ao terceiro trimestre de 2011 - revelam resultados históricos e preocupantes: no total do primeiro semestre, 2.426 famílias recorreram aos tribunais para serem declaradas insolventes e verem assim uma percentagem das suas dívidas perdoadas e assumirem um pagamento a prestações do restante.

No comments: