Estive recentemente hospedado em Luanda naquele que é considerado o melhor Hotel de Angola - o HCTA (Hotel Centro Convenções de Talatona) e, consequentemente, o mais caro: (uma diária custa cerca de 800 USD - 618 €), enquanto um funcionário dificilmente aufere mais de 450 USD (348 €) / mês, ie: 11,6 € / Dia...
I was recently hosted in Luanda in what is considered the best hotel in Angola - the HCTA (Talatona Convention Center Hotel), and therefore the most expensive: (a day costs about 800 USD - 618 €), while an employee hardly earns more than 450 USD (348 €) / month, ie: 11.6 € / Day ...
Já estive, nos últimos oito anos, em muitos dos hotéis de Luanda (no Trópico, no Alvalade, no Continental, etc.). Nas províncias, perdi-lhes a conta...
I was, in the last eight years, in many of Luanda's hotels (Trópico, Alvalade, Continental, etc.). In the provincies, I've lost count.
Também já perdi a conta às vezes que, em Angola, por ser um "fotógrafo compulsivo", tive "macas" * com as autoridades ou simplesmente com os "pastinhas"**.
Como escreveu Albano Neves e Sousa, um nome Maior da Cultura Angolana:
I've also lost count the times that, in Angola, for being a "compulsive photographer", I had issues with the autorities, or with the locals.
Like Albano Neves e Sousa wrote:
"ANGOLANO"
Ser angolano é meu fado, é meu castigo
Branco eu sou e pois já não consigo
mudar jamais de cor ou condição...
Mas, será que tem cor o coração?
Ser africano não é questão de cor
é sentimento, vocação, talvez amor.
Não é questão nem mesmo de bandeiras
de língua, de costumes ou maneiras...
.A questão é de dentro, é sentimento
é sentimento, vocação, talvez amor.
Não é questão nem mesmo de bandeiras
de língua, de costumes ou maneiras...
.A questão é de dentro, é sentimento
e nas parecenças de outras terras
longe das disputas e das guerras
encontro na distância esquecimento!
(Translation not available)
Aceito o "Fado", ou melhor: não aceito, mas compreendo-o.
I accept it, actually, I don't, but I comprehend it.
Mas já deixei de aceitar o
"Castigo"...
But I stopped accepting the "punishment"...
Compreendo que num país que viveu décadas num regime de "Partido Único", onde, durante muitos anos foi proibido fotografar, ainda exista esse estigma, apesar de já não ter qualquer justificação. Angola vive em Paz há 9 anos. Angola precisa dos seus artistas - dos músicos, dos pintores, dos arquitectos, dos escultores, da gente do teatro e do cinema, dos seus artesãos e também dos seus fotógrafos.
Já lá vai o tempo em que se poderia admitir como "um perigo" o acto de fotografar determinados edifícios ou determinadas situações.
Hoje, como já ficou incontornavelmente demonstrado com os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001 em NY, os golpes e o terrorismo são metodicamente preparados com sofisticados meios tecnológicos e através de redes que se movimentam sabiamente no Espaço Cibernautico. Para "Fazer o Mal" um telemóvel é, por isso, infinitamente mais útil e discreto do que a minha pesada Canon 50D equipada com uma objectiva 28-200 mm.
Today, like has been demonstrated by the 9/11 terrorist attacks in NY, terroism is methodically prepaired with sophisticated technological means and networks that move wisely in cybernautical space. To "do the evil" a celphone is, infinitally more usefull and discrete than my heavy Canon 50D with 28-200mm lens.
Não gosto que as pessoas (lá como cá) me digam que "as coisas são como são..."
Não tem que ser assim. Eu não quero que sejam assim.
Entendo que fotografar, desenhar, escrever ou usar uma qualquer forma de expressão artística é um Gesto de Liberdade Individual. Permitir e (sobretudo) incentivar todas as formas de expressão artística é uma demonstração de Cultura Democrática e de respeito pela individualidade e liberdade dos cidadãos.
A Cultura não se Proíbe - Promove-se.
Numa sociedade democrática (ou com pretensões a esse estatuto) o desenvolvimento e a modernidade medem-se, e muito, pela sua política cultural.
Em Portugal assisto a um assustador "regresso ao passado". Já não demorará muito para que, como aconteceu com Gérard Castello-Lopes, nos anos 50, se seja detido por fotografar um mendigo no Rossio...
Mas esperava, francamente, assistir em Angola a um progresso cultural e a uma mudança de mentalidades que acompanhasse a franca evolução económica e financeira dessa potência africana.
I hoped, frankly, to assist in Angola to a cultural progress and a change of metalities that accompanied the frank economical and financial evolution of that African giant.
E já nem falo na área onde tenho maiores conhecimentos - a arquitectura.
Limito-me, neste texto, à minha condição de fotógrafo amador. Voltando ao HCTA;
I limit myself in this text to my condition of amateur photographer. Back to the HCTA;
No primeiro dia da minha estadia, ainda no Lobby do hotel pedi autorização para "tirar umas fotografias". Motivos não me faltavam, desde um enorme peixe esculpido em madeira, até aos enormes e inusitados lustres do tecto, passando pelo próprio espaço arquitectónico.
On the first day of my stay, still in the hotel Lobby, I asked for permission to "take some pictures". There were more than enough reasons, from a giant fish sculpted in wood, to the enormous and unusual chandeliers hanging on the ceiling, passing by the architectural space itself.
Ciente de que estava numa propriedade privada, com as suas regras, e apesar de não haver qualquer sinalética "Proibido Fotografar", dirigi-me a um funcionário da recepção que se dirigiu, por sua vez, a um outro funcionário mais "autorizado" que finalmente me deu a resposta que desejava: Ok! Não há macas*!.
Aware that I was in a private estate, with it's own rules, and although there was no signage saying "No Photography", I adressed a reception officer, that directed me to another one that finally told me what I wanted: Ok! No problem!.
Among the "big fish" and other minor reasons, I was, that night, approached by a friendly host, African, who asked me to take his picture, and then gave me his business card so I could send it to him.
À medida que os dias passavam mais os funcionários do hotel se habituaram a ver-me entrar e sair com o "canhão" pendurado na mão.
Seguiram-se as empregadas do bar, lindas por sinal, que posaram para o retrato de olhar meigo e sorriso franco.
As the days passed, the hotel staff got used to see me enter and exit with the "canon" hanging in my hand.
Até um belo dia...
Until one day...
O único em que não tinha "programa" e decidi ficar pela piscina do hotel.
O espaço da piscina nada tinha de interessante. Além do mais estava deserto.
Contudo, por estar situado no 1º dos 5 pisos do edifício, dali tinha uma perspectiva diferente da obra e podia captar também uma imagem menos banal do jardim interior do R/C.
The only day I had no "program" and decided to stay in the hotel pool.
Depois de um mergulho demorado "ataquei" esses objectivos.
After a long dive I "attacked" those objectives.
Não demorou muito tempo a aparecer uma funcionária administrativa, mais "graduada" do que os que eu já conhecia dando-me conta que teria recebido uma queixa de "alguém" por (...) estar uma pessoa a tirar fotografias (...).
longe das disputas e das guerras
encontro na distância esquecimento!
(Translation not available)
Aceito o "Fado", ou melhor: não aceito, mas compreendo-o.
I accept it, actually, I don't, but I comprehend it.
Mas já deixei de aceitar o
"Castigo"...
But I stopped accepting the "punishment"...
Compreendo que num país que viveu décadas num regime de "Partido Único", onde, durante muitos anos foi proibido fotografar, ainda exista esse estigma, apesar de já não ter qualquer justificação. Angola vive em Paz há 9 anos. Angola precisa dos seus artistas - dos músicos, dos pintores, dos arquitectos, dos escultores, da gente do teatro e do cinema, dos seus artesãos e também dos seus fotógrafos.
I
understand that in a country that lived decades in a "single party"
system, where, for many years it was forbidden to photograph, the stigma still
exists, even if it doesn't have any justification anymore. Angola has lived in
peace for 9 years, Angola needs it's artist - it's musicians, painters,
architects, sculptors, people from the theater and cinema, it's artesans and
also it's photographers.
Já lá vai o tempo em que se poderia admitir como "um perigo" o acto de fotografar determinados edifícios ou determinadas situações.
Gone are
the days where photographing certain buildings or situations could be accepted
as "a danger"
Hoje, como já ficou incontornavelmente demonstrado com os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001 em NY, os golpes e o terrorismo são metodicamente preparados com sofisticados meios tecnológicos e através de redes que se movimentam sabiamente no Espaço Cibernautico. Para "Fazer o Mal" um telemóvel é, por isso, infinitamente mais útil e discreto do que a minha pesada Canon 50D equipada com uma objectiva 28-200 mm.
Today, like has been demonstrated by the 9/11 terrorist attacks in NY, terroism is methodically prepaired with sophisticated technological means and networks that move wisely in cybernautical space. To "do the evil" a celphone is, infinitally more usefull and discrete than my heavy Canon 50D with 28-200mm lens.
Não gosto que as pessoas (lá como cá) me digam que "as coisas são como são..."
Não tem que ser assim. Eu não quero que sejam assim.
I don't
like that people (here and there) tell me that "things are like they
are..."
It doesn't
have to be like that. I don't want them to be like that.
Entendo que fotografar, desenhar, escrever ou usar uma qualquer forma de expressão artística é um Gesto de Liberdade Individual. Permitir e (sobretudo) incentivar todas as formas de expressão artística é uma demonstração de Cultura Democrática e de respeito pela individualidade e liberdade dos cidadãos.
I
understand that photographing, drawing, writing or using any form of artistic
expression is a gesture of individual liberty. To permit and (especially) to
encourage every form of artistic expression is a demonstration of democratic
colture and respect for the individuality and liberty of the citizens.
A Cultura não se Proíbe - Promove-se.
Culture is
not prohibited - It's encouraged.
Numa sociedade democrática (ou com pretensões a esse estatuto) o desenvolvimento e a modernidade medem-se, e muito, pela sua política cultural.
In a
democratic society (or that claims that status) development and modernity are
measured, and much, by it's cultural policy.
Em Portugal assisto a um assustador "regresso ao passado". Já não demorará muito para que, como aconteceu com Gérard Castello-Lopes, nos anos 50, se seja detido por fotografar um mendigo no Rossio...
In Portugal
I assist to a scary "return to the past". It won't take long to, like
happened with Gérard Castello-Lopes in the 50's, you're arrested for
photographing a beggar in Rossio...
I hoped, frankly, to assist in Angola to a cultural progress and a change of metalities that accompanied the frank economical and financial evolution of that African giant.
E já nem falo na área onde tenho maiores conhecimentos - a arquitectura.
And I don't
even mention anymore the area where I have the most knowledge - architecture
Limito-me, neste texto, à minha condição de fotógrafo amador. Voltando ao HCTA;
I limit myself in this text to my condition of amateur photographer. Back to the HCTA;
On the first day of my stay, still in the hotel Lobby, I asked for permission to "take some pictures". There were more than enough reasons, from a giant fish sculpted in wood, to the enormous and unusual chandeliers hanging on the ceiling, passing by the architectural space itself.
Ciente de que estava numa propriedade privada, com as suas regras, e apesar de não haver qualquer sinalética "Proibido Fotografar", dirigi-me a um funcionário da recepção que se dirigiu, por sua vez, a um outro funcionário mais "autorizado" que finalmente me deu a resposta que desejava: Ok! Não há macas*!.
Aware that I was in a private estate, with it's own rules, and although there was no signage saying "No Photography", I adressed a reception officer, that directed me to another one that finally told me what I wanted: Ok! No problem!.
"O Grande Peixe". Fotografia: Gonçalo Afonso Dias
"The Big Fish". Photography: Gonçalo Afonso Dias
Entre o "grande peixe" e outros motivos menores, fui, ainda nessa noite, interpelado por um simpático hóspede, africano, que me pediu para lhe "fazer o retrato" e me deu depois o seu "cartão de visita" para que lhe enviasse por e-mail o "boneco"."The Big Fish". Photography: Gonçalo Afonso Dias
Among the "big fish" and other minor reasons, I was, that night, approached by a friendly host, African, who asked me to take his picture, and then gave me his business card so I could send it to him.
À medida que os dias passavam mais os funcionários do hotel se habituaram a ver-me entrar e sair com o "canhão" pendurado na mão.
Seguiram-se as empregadas do bar, lindas por sinal, que posaram para o retrato de olhar meigo e sorriso franco.
As the days passed, the hotel staff got used to see me enter and exit with the "canon" hanging in my hand.
Followed
the bar officials, beautiful by the way, who posed for the picture with a sweet
look and frank smile.
Até um belo dia...
Until one day...
O único em que não tinha "programa" e decidi ficar pela piscina do hotel.
O espaço da piscina nada tinha de interessante. Além do mais estava deserto.
Contudo, por estar situado no 1º dos 5 pisos do edifício, dali tinha uma perspectiva diferente da obra e podia captar também uma imagem menos banal do jardim interior do R/C.
The only day I had no "program" and decided to stay in the hotel pool.
The pool's
space had nothing interesting. Moreover, it was deserted.
However,
being situated in the 1st of the 5 floors of the building, from there I had a
different perspective of the it, and could also capture a less ordinary picture
of the interior garden of the lower floor.
Depois de um mergulho demorado "ataquei" esses objectivos.
After a long dive I "attacked" those objectives.
Não demorou muito tempo a aparecer uma funcionária administrativa, mais "graduada" do que os que eu já conhecia dando-me conta que teria recebido uma queixa de "alguém" por (...) estar uma pessoa a tirar fotografias (...).
It didn't
take long for an administrative officer, superior to the ones I already knew,
telling me a complaint was recieved for taking pictures (...).
Confesso que fiquei furioso. Aleguei a minha condição de hóspede, a minha vocação de fotógrafo e até a minha nacionalidade angolana.
I confess I was furious. I claimed my condition as a guest, my vocation as a photographer and even my angolan nationality.
I confess I was furious. I claimed my condition as a guest, my vocation as a photographer and even my angolan nationality.
De nada serviu. (...)_ São as Regras"(...);
_ Regras de quem? perguntei indignado.
To no
avail. (...)_They're the ruoles.(...);
_ Regras de quem? perguntei indignado.
_Rules fro who? I asked wrathful.
_Dos donos. Respondeu prontamente.
_From the
owners. She promptly answered.
_E quem são esses donos?! voltei a perguntar apesar de conhecer a resposta...
_And who
are those owners?! I asked again, even knowing the answer...
Entretanto, o tom da conversa subiu... Disse-lhe apenas o que pensava. Que já não vivíamos em regime de "Partido único", que deveria, pelo menos ter-me chamado à parte (entretanto o tom da conversa e o meu gesticular atraiu os poucos frequentadores do local), disse-lhe inclusivamente que tinha pedido, e conseguido (à chegada), a tal da "autorização" para fotografar.
The tone of the conversation went up... I told he just what I thought. That we no longer lived on a "single party", which should at least have called me side (the tone of the conversation and my gestures attracted the few frequenters of the place), I told her inclusively that I've requested, and obtained (on arival), the "authorization" to photograph.
The tone of the conversation went up... I told he just what I thought. That we no longer lived on a "single party", which should at least have called me side (the tone of the conversation and my gestures attracted the few frequenters of the place), I told her inclusively that I've requested, and obtained (on arival), the "authorization" to photograph.
Pela cara que fez percebi que não acreditou em mim. Falou com alguém pelo rádio e voltou à carga:
From the face she made I understood she didn't believe me. Spoke with someone on the radio and returned to charge:
_ Diga-me o nome da pessoa que o autorizou, por favor.
_Tell me
the name of the person that authorized you, please.
Aí "passei-me... Evidentemente não lhe dei nome nenhum e ataquei "forte e feio";
I
lost it... Evidently I didn't gave her any name and attacked back;
_ A senhora está a ter um procedimento fascista!
"Se quiser chame o Director ou até o Presidente mas eu consigo não falo mais."
_You are
having a fascist way of thinking!
"Se quiser chame o Director ou até o Presidente mas eu consigo não falo mais."
"If you want
get the Director or even the President but with you I won't speak anymore."
Voltou a dizer qualquer coisa pelo rádio, em tom muito baixo, e foi-se embora.
She
said something else over the radio, in a very low tone, and went away.
Deitei-me na toalha, pedi uma caipirinha e fiquei a pensar...
I laid on the towel, asked for a "caipirinha" and thought...
I laid on the towel, asked for a "caipirinha" and thought...
"Para onde vais tu meu país?!..."
"Where is my country going?!..."
"Where is my country going?!..."
* macas: zangas
** pastinhas: angolanos na "casa dos 30" que circulam pela cidade com uma "pastinha" debaixo do braço e se sentem, frequentemente, autorizados a chatear quem eles muito bem entendem e quando muito bem entendem. Os menos conhecedores, estrangeiros sobretudo, acabam por ter que "pagar a portagem" para se verem livres desses energúmenos corruptos.
Nota: Voltarei em breve ao "HCTA", desta vez para falar de arquitectura, até porque gostei, (com algumas reservas, é certo) desse edifício e, já agora, para mostrar algumas das fotografias que consegui fazer...
Note: I will be back to the "HCTA" soon, this time to talk about architecture, because I liked (with some exceptions, of course) that building and, by the way, to show some of the pictures I managed to take...
Gonçalo Afonso Dias (architect)
Nota: Voltarei em breve ao "HCTA", desta vez para falar de arquitectura, até porque gostei, (com algumas reservas, é certo) desse edifício e, já agora, para mostrar algumas das fotografias que consegui fazer...
Note: I will be back to the "HCTA" soon, this time to talk about architecture, because I liked (with some exceptions, of course) that building and, by the way, to show some of the pictures I managed to take...
Gonçalo Afonso Dias (architect)
Translation: Tiago afonso Dias
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