Sunday, March 06, 2011

Deixem Angola em PAZ!

"Kandando". Fotografia: Gad. Uíge, Angola 2010



Muito teria a dizer sobre a Manifestação antigovernamental, a contramanifestação pró-governamental, a Democracia (musculada - como agora muito se ouve) ou a Democracia "atrofiada" (como a nossa) - digo eu.
Entendo que só há uma "DEMOCRACIA". Ou é, ou não é... E quase nunca é na sua plenitude (portanto não é.); a igualdade, o respeito pelos Direitos Humanos, a Liberdade de Expressão, a Solidariedade, etc.
Os angolanos têm motivos para estar descontentes com os governantes do seu (meu também) país e seria enfadonho aqui enunciá-los.
Em resumo, povo angolano está cansado da miséria, da desigualdade, do esbanjamento e da ostentação com que é permanentemente afrontado.

Os angolanos têm, por isso, razões de sobra para exigir mudanças, o cumprimento de promessas feitas e esquecidas, a melhoria das suas condições de vida. Exigir, protestar, reclamar..., mas dentro das normas democráticas, sem se deixar manipular, sem pôr em causa a Paz conquistada com tanto sangue e sacrifício.

O governo angolano tem agora uma oportunidade para afirmar e consolidar a democracia que defende. Não com discursos inflamados e ameaçadores, não alinhando nas "teorias da conspiração".
A liberdade de Expressão é um direito fundamental e um pilar em qualquer regime democrático. O protesto deve ser reconhecido pacificamente e aceite com dignidade.
É unânime o reconhecimento que os angolanos têm a José Eduardo dos Santos por ter "acabado com a guerra". Esse é um enorme capital que o presidente angolano não pode nem deve desprezar. Os angolanos querem a PAZ.
Confio na inteligência dos dirigentes angolanos. Confio na imensa sabedoria do povo que não permitirá, em caso algum, que o passado que ainda lhes "queima a alma" volte como uma vício incurável alimentado por quem não quer bem a Angola nem aos angolanos.

........................................................

Esta fotografia foi a 600ª, das 771 que já editei, a entrar para as Galerias Públicas do Olhares.
Agradeço a quem nela votou e fico particularmente satisfeito pelo momento em que esta ocorreu.
Por ser um apelo à paz em Angola, por ser um sentido "Kandando" (abraço) aos angolanos que, como eu, querem ver a reconstrução do país alicerçada nos verdadeiros valores democráticos.
Sem contemplações, sem hesitações e, sobretudo, livre dos vícios prepotentes e arrogantes de muitos daqueles que querem, a todo o custo, perpetuar as "regalias", o estatuto e o poder que o passado e, sobretudo a guerra, lhes conferiram.
Quero ver o meu país livre dos caprichos dos "generais" e dos "comandantes"
Quero ver o meu país, que recentemente deu uma prova de maturidade democrática, (tolerando e relativizando uma tentativa "sinistra" de rebelião popular) de prosseguir no caminho da tolerância, do respeito pelos Direitos Humanos, da vontade de diminuir progressivamente as desigualdades sociais que ainda o melindram aos olhos do mundo.
Quero tudo para os angolanos. Esta fotografia, este "Kandando", é para eles.

No comments: