Wednesday, September 30, 2009

Os Gatos Fedorentos, os media, e os politicos que vão "ao castigo"

"Tributo a Charles Chaplin" - Foto: Gad, 2009


Quando vejo o programa de humor dos "Gatos Fedorentos" - Gato Fedorento - Esmiúça o Sufrágio -, e tenho visto quase todos, vem-me à memória uma frase que a minha mãe me dizia quando, em puto, tentava "impor umas gracinhas"... _ Gonçalo! A graça é natural, não é forçada.
Esta simples frase, carregada de sabedoria, desarmava-me com uma eficiência notável, de tal forma que, ainda hoje não me atrevo a contar uma anedota...
Outra dúvida que mantenho desde o princípio dessa série de programas é a quem "serve", ou melhor, para além dos "Gatos" e da "SIC", quem tem a ganhar com aquela medíocre (vejam-se os programas de humor político feitos "lá fora", 'Daily Show, por exº)
meia hora.
O programa de ontem (29 de Setembro) é um bom exemplo para aquilo que aqui pretendo interrogar; o convidado foi o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa e, a dada altura, na sequência de perguntas e risotas sem grande interesse, é, nesse contexto, repito - nesse contexto - levado a consentir que o facto de ter como adversário principal Santana Lopes constituía, per si, uma vantagem...
O noticiário que se seguiu descontextualizou vergonhosamente a frase e a postura de António Costa (que obviamente não nasceu para humorista...) e lançou a "bomba", distorcendo os factos e, o que já começa a ser pratica comum, prestando um péssimo exemplo de jornalismo. Hoje, está, por isso, o circo montado, para que Santana Lopes, muito mais à vontade em frente às câmeras de TV, largue entre piadas mais ou menos estudadas, algumas "borlas" para o noticiário da noite...
A ideia com que fico, por outro lado, é que, se os políticos vão "ao castigo" não é exactamente porque querem... Eles conhecem o poder dos media e a popularidade dos "Gatos" e o simples facto de recusarem fazer aquelas figuras tristes (algumas patéticas mesmo) teria, em período de eleições, um custo politico que não podem pagar.
Estamos perante uma chantagem cobarde entre o poder dos Media e o Poder Politico. Cobarde porque os media usam uma arma desleal - o tempo - Aos políticos não resta outra saída senão a porta do estúdio do programa dos Fedorentos, e já manifestamente repetitivos, gatinhos.

1 comment:

Pedro Caldeira said...

Também desde o primeiro programa acho que os políticos convidados só la foram porque tinha de ser, isto é, senão fossem era muito pior para eles, mesmo que indo fizessem uma má figura.
Mas também penso que foi um passo em frente, os políticos portugueses têm que passar a levar-se menos a sério e descontrair. Mas vai levar os seu tempo, a ver pelas entrevistas até agora. Soam todas um bocado a falso.
Um abraço
Pedro