Monday, August 03, 2009

Oeiras - O dia de Isaltino

Foto: Gad. Desfile Pombalino Oeiras, 2009


Isaltino de Morais, actual presidente da Câmara Municipal de Oeiras, conhecerá hoje a sentença do julgamento dos crimes de que é acusado.
A comunicação social anuncia que a pena poderá ir até aos cinco anos de prisão efectiva.
A comunicação social é o Juiz mais expedito que este país conhece. E também o menos ético, o mais partidário, interesseiro e mercenário.
A comunicação social, os media, fazem, contudo, opinião. Fazem opinião ao longo dos anos e, a honra de uma pessoa que muitas vezes é denegrida numa simples "caixa" de primeira página, não é, provado o contrário,devolvida em tempo útil de vida.
Escrevo isto consciente de que, excepto uma significativa percentagem dos munícipes de Oeiras, quase todos os portugueses associam o nome de Isaltino de Morais ao autarca corrupto.
Confesso que, como cidadão de Oeiras, tenho uma opinião positiva do trabalho desse autarca embora seja critico e exerça o meu direito à denúncia em relação a situações que se me afiguram impróprias ou claramente duvidosas. Chamo a isso cidadania.

Conheço pessoalmente Isaltino de Morais. Não por qualquer laço familiar,proximidade política ou quaisquer outro esquema que envolva interesses da minha parte. Conheço o homem como tantos cidadãos o conhecem; da rua; de conversas tidas numa qualquer circunstância, abordagens a que Isaltino nunca se furta ou se escusa com a sua posição.
Numa ocasião abordei o presidente da câmara, em plena rua, já passava da meia-noite. Estava apenas acompanhado de um amigo. Apesar da hora e do motivo da minha abordagem ser potencialmente incómodo (questionei-o sobre a forma como evita as "autorias" das obras do Gabinete de Projectos Especiais nos outddors colocados na cidade) Isaltino ficou largos minutos a conversar comigo.
Julgo que é isso que distingue Isaltino. A proximidade aos cidadãos.
Independentemente da sentença que em breve será lida Isaltino continuará a ter o mesmo apoio das gentes de Oeiras. Isso sente-se na rua.




No comments: