Sunday, August 02, 2009

C E G U E I R A


«Ainda não há explicações para os casos de cegueira. Só dentro de 15 dias devem ser conhecidos os resultados dos inquéritos.
A direcção clínica do hospital diz, no entanto, que é muito remota a possibilidade de estarem relacionados com o fármaco utilizado no tratamento, mas a revista Sábado divulga o conteúdo de uma carta dos laboratórios Roche enviada aos hospitais portugueses.
O documento, a que a SIC também teve acesso, pode contrariar a tese do Santa Maria. Nessa carta, o laboratório diz que o Avastin é desaconselhado para tratamentos oftalmológicos. Ora, foi esse mesmo medicamento que foi usado nestes seis casos.
O Infarmed escusa-se a comentar o envio da carta, remetendo o assunto para as indicações terapêuticas, que recomendam apenas o uso oncológico do produto.
A notícia da revista Sábada afirma que "todos os hospitais portugueses foram avisados de que o medicamento Avastin (...) é desaconselhado para utilizar em procedimentos oftalmológicos".»
(LUSA)
----------------------------------------------------

Enquanto se procuram desesperadamente responsabilidades pelo menos cinco das seis pessoas cegas pela negligência, pelo estado de impunidade que se vive em Portugal, olham para a janela onde antes viam (ainda que mal) o mundo e o mais que vêm é uma imagem parecida com esta...É sabido que "num país de cegos quem tem um olho é rei...". Mas este não é um país de cegos, por muito que o tentem fazer crer.É um país de gente que está revoltada com este caso, que não compreende como ainda ninguém se demitiu, que está expectante e vai fazendo as contas de somar... deste e de tudo o resto.

No comments: