Monday, July 27, 2009

«TRÂNSITO PROIBIDO»




Do fundo da rua dos mil e um passos
dos mil e um passos definitivos
do fundo da rua te estendo os braços
do fundo da rua dos mil e um passos
impercorridos.

Sinais vermelhos
de trânsito proibido
Alto! Alto!
Sigam pela direita
sempre pela direita!

Filas e filas de povo
mar que entrou no rego
aberto a dedo na praia

Correntes e posres listrados
Aqui estaciona-se

AQUI É O GRANDE PARQUE DE ESTACIONAMENTO
Aqui e ali:
«Trânsito proíbido»
Aqui e ali:
«Por excesso de velocidade»

Os apitos rasgam
o bruáá dos claxons
_ Pst ! onde vai?
o seu caminho está marcado a cal
_ Mas...
_ Cale-se você vai errado
o caminho é pela direita
sempre pela direita.
_ Mas eu sei o meu caminho
_ Eh onde vai?
É pela rua dos mil e um passos
_ Pare !
_ Dos mil e umpassos definitivos
_ Atenção esse homem vai fugindo
_ Do fundo da rua dos mil e um passos
ALTO !
_ Estende-me os braços
_ Estende-me os braços
_ ESTENDE-ME OS BRAÇOS !

Sim evidentemente:
resistência à autoridade.

[ in: " TRANSITO PROIBIDO" de V. Costa Marques - Poesia, 1950 . Ed. do autor. ]

(Fotografia: Gad. Lisboa, 2009)

No comments: