Wednesday, July 29, 2009

Costa x Lopes


Não posso, não devo, deixar passar "em claro" o debate de ontem entre Santana Lopes e António Costa, candidatos à Presidência da Câmara Municipal de Lisboa.
Confesso que é quase um "frete" escrever sobre esse tão propagandeado confronto mediático. Apesar de a vontade me faltar (ou porventura a paciência), convenci-me, um dia, que o meu blogue era uma espécie de "um livro que eu ia escrevendo...".
Nesse sentido, impõe-se registar, ainda que com breves e imprecisas palavras, aquilo que de mais mediático por cá vai acontecendo. Para mais tarde recordar. Com certeza.
De fora deixo, por agora os sucessos, ainda tímidos, do nosso Ronaldo no Real que fica em Madrid.
Também a contagem absurda e negligente dos casos de contaminação do vírus da Gripe da "Moda".
Voltando ao Costa e ao Lopes;
O Lopes entrou no "ringue" com um ar desgastado que eu não esperava...
O Costa, por seu lado, entrou na contenda com o seu ar de "novo rico de barriga cheia".
O que é curioso é que se percebeu, desde o primeiro minuto, aquilo que já (pelo menos para mim) era evidente;
O Lopes ia "comer" o costa...
Nas Calmas...
O truque que o Costa levava, porventura sussurrado ao ouvido por alguém com mais (suposta) experiência, era dizer ao Lopes que estava "Nervoso"...
Ora o "Lopes" que já é um catedrático nestas coisas da retórica e da TV, facilmente deu um golpe de rins ao Costa (Valente, a avaliar pelo peso que o bicho aparenta) e pôs-se literalmente em cima dele.
Eu não gostei de ver o Lopes assim em cima do Costa.
Apesar de já ter previsto que a luta seria desigual.
O Costa, na verdade (e ficou claro) não soube falar de nada de jeito...
O Lopes, pelo contrário, soube, nem sempre bem, com a ajuda da moderadora(que vergonha!...)resumir o Costa à sua condição de principiante...
Se eu fosse o árbitro tinha acabado o "combate" antes do tempo regulamentar.
Porque o Lopes teve a ajuda da moderadora e isso é batota.
Mas, mesmo que assim não fosse o Lopes tinha ganho "aos pontos". Claramente. Porque o Costa demonstrou com toda a clareza a sua lealdade ao "dono". Ao Zé. Só não sabe mentir tão bem como ele. Por isso, perdeu. E vai perder. Ó Ó...

1 comment:

Pedro Caldeira said...

O Lopes ganha claramente ao Costa em qualquer debate. A diferença é que o Costa é um político e só isso. E o Lopes é político e algo mais, e isso as pessoas sentem. É pena que nem sempre use isso a seu favor, mas de longe é muito melhor que o Costa.