Saturday, January 17, 2009

Quem abafou o assassinato de Edson Sanches?

Cor do texto
Imagem publicada na internet. Autor desconhecido

A notícia da morte do Edson Sanches (com 14 anos) por um tiro certeiro da policia portuguesa foi, até ontem deliberadamente abafada com excepção do seu funeral.
Acredito que para os governantes deste país e sobretudo para as chefias policiais era um imperativo amputar pela raíz a justa revolta de uma comunidade marginalizada e sem meios para clamar justiça em sede própria.
Segundo o "DN" de hoje «A notícia de que o agente da PSP terá morto o Edson à queima roupa veio incendiar ainda mais os ânimos".»
Mas não deixa de ser notável o tom alarmista e incitante com que o texto desse diário é redigido colando à manifestação de jovens de vários bairros em homenagem ao Edson (prevista para hoje junto à esquadra da PSP da Amadora) a presença de grupos ligados à extrema esquerda adiantando, por outro lado, que as forças policiais serão reforçadas nos locais de previstos desacatos (centros comerciais e estações de comboios) mas "à civil".

Seria uma grande lição de humildade e de respeito pela vítima se hoje os protestos e a manifestação em sua homenagem decorressem com a maior normalidade. Pelo Edson.

...............................................................................................................
Cor do texto Como é norma o espaço dedicado aos comentários é revelador do país em que vivemos.
Note-se este por exº:
«Ó sofia
Deves ser uma dessas pretinhas angolanas, que vive com os subsídios da reinserção, casa de borla, ainda és capaz de usufruir de algum curso de formação com subsídio... e que se acha muito letrada! tens irremediavelmente saúdades da selva, claro! kuduro da buraka?também foste apoiar o teu amigo preto que foi morto? porque não regressas ao teu país de origem mais a macacada da tua família?
Comentário submetido em 2009-01-17 às 19:25:26»


O que eu ali escrevi sobre o assunto:
«Gonçalo Afonso Dias
Confusão, falta de informação, xenofobia e racismo.
De tudo um pouco se encontra nos comentários aqui deixados ánónimamente.
Pois eu digo que correu tudo muito bem.
O país vive um ambiente tenso. Um jovem de uma comunidade marginalizada foi (agora) comprovadamente abatido por um tiro à queima roupa disparado por um agente da PSP.
O protesto acabou por ser relativamente pacífico tendo em conta a revolta natural e justa de quem vê um dos seus filhos ser brutalmente assinado por ser negro.
Com 14 anos...
Imaginem o que isto seria em França..
Lembrem-se do que sucedeu na Grécia.
Pessoalmente, já anteriormente aqui o escrevi, entendo que é nas situações de maior crise económica e de maiores adversidades que sentimentos e posições criminosas como o RACISMO assumem a sua verdadeira dimensão.
A verdade é que Portugal continua a ter uma grande faixa de população RACISTA e indiferente aos DIREITOS HUMANOS.»

Comentário submetido em 2009-01-17 às 19:26:01

...................................


O que eu vi. Ninguém me contou. ..



Vi o que tanto esperava. Apesar do clima "incendiário" criado sobretudo pelo "DN", logo pela manhã, vi, em directo, um protesto civilizado apenas maculado por atitudes violentas isoladas e muito infantis. Vi um Jovem a conversar com um policia, ciente dos seus direitos, de igual para igual. Vi um polícia respeitar esse jovem, tratá-lo como um cidadão.

Não vi nem ouvi nada daquilo que, pela manhã, o Diário de Notícias, trazia como manchete propagandista, creditada nas informações do SIS, como "TENSÃO"...

Fico pois feliz porque, como escrevi muito cedo, esta foi a melhor homenagem que poderia ser prestada ao "miúdo" Elson. Para a sua família toda a minha solidariedade.

Que o Elson Fique em Paz.



No comments: