Friday, May 25, 2007

Providencial

Dizer mal é fácil e apetece. Temos muitas razões para dizer mal; da Ordem dos Arquitectos, dos arquitectos sem ordem; da Bastonária titubeante; resumindo: de tudo.
Mas hoje vou dizer Bem!:
Do Sr. Provedor da arquitectura, Arqº Francisco Silva Dias.
Assim que tive conhecimento da figura de Bastonário da Ordem, enviei para esta entidade um e-mail a relembrar o escândalo que consiste na construção ilegal e arbitrátria de um edifício desqualificado e clandestino, no lugar do edifício que eu conquistei, ainda muito novo (há mais de 15 anos) por unanimidade, em Concurso Público, acompanhado pela ex- Associação dos Arquitectos (A.A,).
Não hesitei em manifestar o meu desagrado pela negligência (para não usar um termo mais contundente)da Ordem perante este flagrante abuso de poder (da parte da autarquia).
Pura e simplesmente, a O-A "esteve-se nas tintas" para um assunto que, desde logo, atenta descaradamente contra os Estatutos e o Código Deontológico que reje a nossa profissão.
Não tenho um registo rigoroso das tentativas que fiz para que a O-A cumprisse os seus compromissos estatutários.
A negligência, a roçar a cumplicidade, permitiu que, no lugar do edifício que eu conquistei por unanimidade dos elementos do júri (entre eles estsva um representante da Associação dos Arquitectos) fosse construído, ilegalmente e com a conivência da Câmara municipal de Beja e do BejaPolis um mamarracho que, até hoje, não serve para nada.
O nosso Provedor recebeu esta denúncia. Tardou em responder (o processo tem 15 anos e concerteza precisou de se inteirar dos factos.
De louvar é a sua resposta. Não a reproduzo aqui porque não tenho o seu consentimrnto para isso. Mas posso dizer, sem violar as regras da boa educação, que o conteúdo do seu texto, para além de ter um tom de sincera educação e integra postura, anexa a carta que, sobre esse assunto enviou à nossa "Presidente".
Um texto que eu entendi como cauteloso mas directo

No comments: