Thursday, October 25, 2012

Da Relevância de ter um Diário




Desde que aprendi a escrever mantenho um Diário.

Todas as pessoas deviam ter um Diário e "falar" com ele, contar-lhe tudo, registar sentimentos, momentos, paixões e desilusões. Confiar nele como se de o "Maior Amigo" se tratasse. E trata.

Nele colar fotografias, notas, recados, recordações que ilustrem os dias que se sucedem.

Assim, o Diário torna-se não só um confidente fiel como uma espécie de depoimento ilustrado da vida que se vou vivendo.

Numero todas as páginas dos meus pequenos "moleskines" - os meus Diários - e quando essas páginas se esgotam e o caderno chega aofim faço um índice do que ele contém, onde contém -  para lá poder "voltar" quando quiser, quando precisar.

Assim, um dia, quando chegar a altura, escreverei com rigor e com verdade "As minhas memórias",

talvez na forma de uma "Banda Desenhada"...

Todas as pessoas deviam ter um Diário e todas as pessoas deviam também, quando chegasse a altura, deixar escritas as suas memórias, o registo das suas efémeras passagens por este mundo.

Porque todas as vidas são únicas, todas são importantes.

Todas as experiências que conferiram autenticidade, singularidade e conteúdo de todas as vidas são válidas e não deviam morrer "caladas".

Por outro lado, escrever conversando com o Diário, é uma terapia porque, enquanto se escreve se pensa, se reflecte, se analisa.

É por isso que eu hei-de ter sempre um Diário. E se não for eu a contar a minha passagem por aqui os meus filhos o farão.

É para eles que escrevo, todos os dias.

Gonçalo Afonso Dias,
23 de Outubro de 212

No comments: