Monday, July 30, 2012

Marcelo R. de Sousa: Multado pela GNR



«Marcelo R. de Sousa: Multado pela GNR

O comentador disse ontem na TVI que foi autuado por excesso de velocidade, na A2, mas confessou-se “feliz” e elogiou a GNR, porque não está acima da lei. CM»



............................................................

Esta (não) notícia dada pelo Correio da Manhã é exemplar da conduta editorial desse popular órgão de informação… e de tantos outros.

Um cidadão foi multado pela GNR por conduzir em excesso de velocidade. Todos os dias são multados, pelo mesmo motivo milhares de condutores em Portugal.

Acontece que MRS é uma figura pública e mediática.

A mensagem implícita e que justifica para o editor do CM esta manchete é tão simples como básica: “vejam só… um político com os créditos e as responsabilidades de MRS não cumpre a lei, transgride!” 



Fotografia: Gonçalo Afonso Dias, Luanda, Angola
Todos os direitos reservados

Conheço pessoalmente MRS com quem tive o gosto de conversar demoradamente numa dada ocasião em Luanda e de o retratar também.
É um homem como outro qualquer, porventura mais perspicaz, comunicativo e inteligente do que a maioria mas que tem, como “humano” que é, virtudes, defeitos, carácter, “feitio” e as contradições próprias de quem pensa pela sua cabeça.

O CM está, desde a sua fundação na “pole position” do mau jornalismo que por cá se faz.

Esta é uma notícia insignificante, outras muito piores , porque sujam de um modo quase definitivo o Bom-Nome de pessoas e das suas famílias têm sido recorrentes na estratégia deste “pasquim” para vender papel…

Não defendo o fim do CM. Pelo contrário. Como em tudo na vida é importante que estes maus exemplos existam para que se valorize efectivamente quem trabalha com ética, com rigor, com respeito pela dignidade das pessoas, com o princípio basilar em Justiça de que “até prova em contrário qualquer cidadão é inocente. Com ética, enfim. (GAD)

No comments: