Sunday, March 25, 2012

25 de Março de 2012




A "BOA NOTÍCIA":
Moreira da Silva vai ser «coordenador» da comissão política do PSD

«No Congresso do PSD, Pedro Passos Coelho explicou que Jorge Moreira da Silva vai coordenar a atividade política do partido «em matéria corrente».

O presidente do PSD anunciou, este sábado, que Jorge Moreira da Silva vai ocupar as funções de «coordenador permanente» da comissão política do PSD e da atividade política do partido «em matéria corrente».

Pedro Passos Coelho, que também confirmou Moreira da Silva como primeiro vice-presidente do partido, fez este anúncio durante o Congresso do PSD, onde foram comunicadas as alterações aos órgãos diretivos dos sociais-democratas.»


(GAD):
Poderá parecer estranho, incoerente mesmo, dar aqui hoje como uma "Boa Notícia", a confirmação de Jorge Moreira da Silva (JMS) como vice-presidente do PSD e a acrescida responsabilidade que lhe foi conferida, no presente Congresso do PSD
de "fazer a coordenação permanente da comissão política e da actividade do partido".

«Isto é, Moreira da Silva assume-se como o primeiro vice-presidente ou como o número dois do PSD, tal como Paulo Portas fez com Nuno Melo no CDS. E substitui, assim, Paula Teixeira da Cruz, que, tal como o Económico tinha já avançado, sai da vice-presidência porque, entretanto, assumiu funções governativas como ministra da Justiça."»

Pode, de facto, parecer estranho e incoerente para quem visita este blogue com alguma regularidade e constatou, há muito, que eu sou assumidamente um homem de esquerda, numa oposição intelectual permanente às políticas levadas a cabo pelo PSD e aos laivos de totalitarismo do seu líder.

A explicação para considerar esta uma "boa notícia" é simples: conheço e considero o Eng.Jorge Moreira da Silva como um amigo.

Convivi intensamente (JMS) e com a sua família no âmbito da minha actividade profissional - projectei e acompanhei entre 2002 e 2006 a obra da sua casa no Restelo, da minha autoria. Em momento algum, no enredo em que a burocracia envolve os cidadãos nessas circunstâncias (JMS) "puxou dos galões". Submeteu-se com uma enorme determinação e uma rara humildade a todos os trâmites de um processo desta natureza.






Acompanhou a "sua obra" diariamente, com empenhamento, com paixão.
Por isso, mais do que considerar que esta é uma "boa notícia", envio os meus sinceros parabéns ao Eng. Jorge Moreira da Silva.
Espero, porém, que Passos Coelho tenha também a humildade de aprender alguma coisa com ele...




Projecto e fotografia: Gonçalo Afonso Dias



A "MÁ NOTÍCIA": 





Quase sete mil imóveis foram entregues aos bancos em dação em pagamento por famílias e por promotores imobiliários em 2011, em resultado do incumprimento nos créditos à habitação e à construção, segundo estimativas da associação que representa o setor imobiliário. 



De acordo com as estimativas da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), "cerca de 6.900 imóveis foram entregues em dação em pagamento". 

Só no mês de dezembro foram entregues 1.100 imóveis, o que representa "o pior resultado do ano transato e substantiva-se como o corolário de um segundo semestre extremamente difícil, em que o agravamento homólogo deste fenómeno se situou em torno dos 17,9 por cento". 

As estimativas da APEMIP indicam que as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto concentram 45,2 por cento do número total de imóveis entregues no ano passado, sendo que dos 10 municípios mais penalizados em termos nacionais, apenas três - Loulé, Ponta Delgada e Braga - não pertencem a estas duas regiões. 

Estes números foram acompanhados por uma quebra de 7,2 por cento do número de transações no setor imobiliário, face a 2010. 

No que respeita ao parque habitacional português, os resultados pré-provisórios dos Censos 2011 indicam que, entre 2001 e 2011, foi registado um crescimento de 37,6 por cento dos alojamentos vagos para arrendar, com o total dos espaços arrendados a ter crescido 6,3 por cento face à viragem do século.

No comments: