Thursday, February 23, 2012

O Fialho, Évora

"O Fialho"




Ir a Évora e não visitar "O Fialho" é como ir a Roma e não ver o Papa...

Numa noite memorável conheci os filhos do Manuel Fialho que deram continuidade ao trabalho do seu pai. No retrato - Amor Fialho - uma simpatia, um bom homem, excelente anfitrião.

A História do "incontornável" Fialho:
O Restaurante Fialho começou por ser uma tasca, fundada por Manuel Fialho em 1948, com a colaboração dos seus filhos Amor, Gabriel e Manuel. Os actuais donos, Gabriel, que tem a seu cargo a cozinha, e Amor, responsável pelas Relações Públicas, continuam a obra de seu pai.
No início dos anos 50 começou a servir petiscos e alguns pratos da comida tradicional alentejana , de confecção simples mas cuidada e dispondo de uma já razoável lista de vinhos.
Na década de 60 passou a ser “Casa de Pasto”, servindo numa base mensal alguns comensais, funcionários públicos e administrativos deslocados em Évora, sendo dessa fase o período do frango caseiro de churrasco, ao tempo famoso. Foi também na década de 60 que foram introduzidas obras de remodelação e ampliação que conferiram parte da actual traça do Restaurante. Esta remodelação (1965) ficou a cargo do Exmo Sr. Arquitecto Ruy Couto e ao construtor civil eborense, Romeu Mendes.
Na década de 70, o “ Fialho” esmerou-se no empenho de alargar e melhorar a qualidade da oferta, através da recolha de pratos tradicionais da região, alguns praticamente desaparecidos como a “Favada Real de Caça”, servida pelo rei D. Carlos aos seus convidados depois das caçadas, a “Sopa de Beldroegas”, “Migas Gata”, “Poejada de Bacalhau” e outros manjares alentejanos.



(Amor Fialho. Fotografias: Gonçalo Afonso Dias, Évora 2007)


Travessa das Mascarenhas 16
Évora
7000-557 ÉVORA
Distrito: Évora
Concelho: Évora
Freguesia: Santo Antão


Tel:  266 70 30 79
Fax: 266 74 48 73

Chefe de Sala: Amor Fialho

Chefe de Cozinha: Gabriel Fialho

Relações Públicas no Exterior: Manuel Fialho

Horário:
13:00 - 16:00
19:00 - 23:00

Encerra 2ª Feira


(Clique para aumentar)

No comments: