Friday, February 03, 2012

O autor deste blogue sofreu um "Apagão"... Pelo facto pede desculpa - a emissão segue dentro de momentos.




Tudo começou no passado dia 30 de Janeiro do corrente ano quando, incauto, este reles escriba / arquitecto / fotógrafo / desenhador e sabe-se lá mais o quê (...) decidiu assumir a sua condição de inquilino e enfrentou o programa da RTP1 - 'Prós e Contras' apresentado pela Fátima Ferreira, edição dedicada à discussão da "Nova Lei das Rendas"...
No final desse programa, onde se fizeram representar os responsáveis pelas "partes" (os proprietários, os inquilinos, as imobiliárias, a Sr.ª ministra Assunção Cristas, e até um jovem inquilino que se farta de mudar de casa - porque sim) já este pobre cidadão estava em profunda transe, vitimado por um autêntico AVC intelectual como os croquis autobiográficos testemunham. Os sintomas eram, já nessa madrugada, inquietantes: vómitos, confusão, convulsões diversas, espasmos de todo o tipo e uma persistente náusea. Seguiram-se pesadelos onde invariavelmente surgia a "linear" fórmula para o cálculo das novas rendas:
  (Vt = Vc x A x Ca x Cl x Cq x cv)...


Desenhos: Gonçalo Afonso Dias

A "coisa" agravou-se" no dia seguinte, quando, já profundamente debilitado e com os neurónios arrasados o citado cidadão (moi) numa corajosa tentativa de contrariar a fobia que já o paralisava parcialmente, assistiu aos discursos das "Mais altas Figuras do Estado" aquando da cerimónia do Início do novo ano Judicial, particularmente o do Sr. Bastonário da Ordem dos Advogados - Dr. Marinho Pinto (MP). Concordou, em boa verdade e continuo na segunda pessoa, com quase tudo o que esse verdadeiro cruzado pela justiça disse, mas sucumbiu na tentativa autista de contar as vezes que o ilustre (MP) repetiu: " Exma. Sr.ª ministra da justiça, em representação de Sua Excelência o Sr. Primeiro-ministro".


Mas o pior estava ainda para vir... A "gota d'água" foi o discurso do Ministro da Economia "O Álvaro", já nem sei precisar quando, onde fazia, com um descaramento olímpico, a apologia da "evidente saúde" da nossa Economia.
Pronto! Entrou o signatário deste humilde sítio em completo "blackout"... 
Do resto, já nem se lembra... A sua "memória-curta" não resistiu a tamanhas ofensivas e só agora, com evidentes dificuldades em articular, conseguiu enfrentar, de novo a evidência de ser uma das milhões de vítimas de um governo feito de putos trapalhões (aqui, por razões óbvias abstenho-me ao modo feminino...), ignorantes, aldrabões e sádicos.


(continua...)



ACTUALIZAÇÃO 13-02-2012:
Conheça três casos práticos de aumento de renda
São três casos fictícios que podiam facilmente ser encontrados no universo de centenas de milhares de rendas que vão ser agora objecto de uma actualização extraordinária. O José só quer recuperar a casa que herdou do pai; o Samuel já percebeu que terá de fechar o restaurante e Carlos e Luísa obrigados a reajustar orçamento familiar.

São três casos fictícios que podiam facilmente ser encontrados no universo de centenas de milhares de rendas que vão ser agora objecto de uma actualização extraordinária. Seja no segmento habitacional, seja no comércio, há uma certeza para todos os casos: os aumentos vão ser imediatos. A grande questão é saber a dimensão desse aumento e também se o processo culminará ou não numa denúncia do contrato de arrendamento. Tudo dependerá das condições dos inquilinos, em particular idade e rendimentos.




No comments: