Friday, January 13, 2012

"Do conformismo vs comodismo"



Um artigo do blogue "Antagonices" reflecte (e bem, no meu entender) sobre o comodismo e  sobre o 
conformismo que caracterizam os Portugueses.



Por isso escolhi o título dessa peça para este meu post, motivado por esta notícia recente:PSD voltaria a ganhar eleições, com 36,4% dos votos, revela Eurosondagem.

«PSD voltaria a ganhar eleições, com 36,4% dos votos, revela Eurosondagem
Se as eleições legislativas fossem hoje, o PSD voltaria a ganhar. Os partidos do Governo mantinham a maioria na Assembleia da República. Há, no entanto, uma descida generalizada em relação aos líderes políticos e órgãos de soberania. A sondagem é clara: as opções políticas dos portugueses não mudaram e os partidos do Governo mantêm a maioria.
O estudo da Eurosondagem para a SIC e Expresso revela que se todos fossem hoje a votos, o PSD voltaria a ser o preferido com 36, 4% dos votos, subindo assim 4 décimas em relação à ultima sondagem
O PS também sobe 3 décimas, com 30,3% das intenções de voto. O CDS/PP partido de coligação com o Governo soma 12,1%, mas desce 4 décimas. A CDU também perde e chega aos 7,7% na intenção de voto. Já o partido o Bloco de Esquerda mantém em relação ao último barómetro e soma 6,4%.
Em relação aos órgãos de soberania e líderes partidários, há uma descida generalizada. Os portugueses elegem o Presidente da Republica como o mais popular, o saldo positivo é de 21,7%. Mas em relação ao último barómetro, Cavaco Silva tem a segunda maior queda do mês, 4,7%.
A popularidade do primeiro-ministro regista um saldo positivo com 11,9%, menos 1,4% em relação à ultima sondagem. Já a imagem do executivo de Passos Coelho tem um saldo negativo de 7,7%.
A Assembleia da República mantém um desempenho positivo com 3 décimas, embora desça 2,6% em relação ao mês passado. Da mesma forma estão os líderes partidários, Paulo Portas é o mais popular com 16,3%, mas perde 3 décimas.
António José Seguro também perde 2,1%, mas mantém saldo positivo de 10,5%. Jerónimo de Sousa consegue 3,4%, mas perde 2,7% em relação ao último mês. Francisco Louçã regista a mesma tendência e soma 2,7%
. »

O estudo da Eurosondagem para a SIC e Expresso foi efetuado entre os dias de 5 a 10 de janeiro e resulta de 1.064 entrevistas telefónicas validadas.»
Apeteceu-me intitular, em alternativa ao título já citado : «Os portugueses têm o que merecem e parece que gostam...»
Porém, não gosto de generalizações, por muito que a evidência seja uma tentação.
Atribuo este fenómeno à POLITICA DE TERROR e de desinformação que tem vindo a ser refinada pelo actual executivo.
Uma política que insiste em convencer os cidadãos que, se não fosse assim seria o FIM. Que não existe ALTERNATIVA.
É certo, por outro lado, o baixo nível cultural do nosso povo. A iliteracia, o total desinteresse pelas questões politicas, a leitura confinada aos jornais desportivos são terreno fértil para a resignação e para a ignorância.
Mesmo assim há limites para tudo. Mesmo um povo manipulado, enganado, estupidificado, acorda, um dia, disposto a matar a "Mosca do Sono".  Acredito que esse dia chegará quando menos se esperar. E, "quando menos se esperar", pode ser já amanhã.


No comments: