Tuesday, August 03, 2010

Ao "MAZUNGUE.COM"


Quem tenha lido a edição de 15 de Maio de 2010 do V.Blogue e visto as fotografias que ilustram os respectivos textos ficaria com a ideia que Gonçalo Afonso Dias é um digno colaborador ou freelancer do Jornal de Angola.
Editar fotografias de autor limitando-se apenas a referir o seu nome é, infelizmente uma prática cada vez mais corrente em sites, blogues ou edições mais ou menos marginais.
Os direitos de autor não deixam de ser lesados pela simples transcrição de um nome.
Por isso, mesmo sendo insuficiente, é comum "linkar" esse nome ao sítio original de onde foi retirada a fotografia.
Mas, neste caso, e reportando-me à primeira imagem (a das crianças) devo dizer-lhe que tenho motivos para ficar duplamente incomodado; O texto fala de dança e, no caso da captação dessa foto quem dançou fui eu... Acontece que os kandengues estavam junto a casa, na proximidade do Comando da Polícia. Acontece que alguém foi dizer à polícia que estava um branco a tirar fotografias das crianças mal vestidas ou sem roupa para levar para a "Tuga" (provavelmente para denegrir a imagem de Angola). Acontece que fui detido, foi-me retirado o passaporte e fui conduzido ao Comandante onde passei largos momentos a que já me vou habituando. Acontece também que sou cidadão angolano, conhecedor dos meus deveres e dos meus direitos e a "coisa" resolveu-se a bem.
Talvez fosse uma história interessante para, quem sabe, um dia, publicar no vosso espaço.
Quanto às fotografias, de futuro, terei o maior prazer em cedê-las. Bastará para isso pedirem e seguirem os procedimentos adequados .
Com os meus melhores cumprimentos,
Gonçalo Afonso Dias

No comments: