Friday, January 27, 2012

27 de Janeiro de 2012


A "BOA NOTÍCIA":

Rita Paz
27/01/12 12:20

São boas notícias para os portugueses. Abastecer o depósito vai ficar mais barato a partir de segunda-feira.

O comportamento dos mercados antecipa mais uma descida do preço do gasóleo e da gasolina na próxima semana.

Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior. Tendo em conta que, segundo dados da Bloomberg, o ‘diesel' desceu esta semana 1,36%, o preço deste combustível deve descer a partir de segunda-feira.

Por outro lado, a cotação média da gasolina desceu 0,15%, indicando dois cenários possíveis: ou os preços descem ligeiramente ou ficam inalterados.

Nos postos dos Mosqueteiros (que controla os supermercados Ecomarché e Intermarché) a tendência da próxima semana é "de uma descida no gasóleo na ordem dos 1,5 cêntimos e de uma descida ligeira de menos de meio cêntimo na gasolina". Outras fontes do sector sondadas pelo Económico apontaram para o mesmo sentido.

Actualmente, o preço de referência do litro de gasóleo em Portugal está em 1,479 euros, enquanto o preço da gasolina ronda os 1,634 euros por litro. No entanto, os revendedores optam por praticar valores mais caros, por levarem em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e também o nível de custos fixos de cada posto. Nas auto-estradas, por exemplo, os preços são normalmente mais elevados do que dentro das grandes cidades.

O último relatório da Comissão Europeia mostra que Portugal tem dos combustíveis mais caros entre os 27 Estados-Membros, antes e depois de impostos.


A "MÁ NOTÍCIA":

Publicado hoje às 15:40

Governo e empresas têm falado em aumentos médios dos transportes de 5%, mas várias assinaturas combinadas sobem muito mais.

Vários passes combinados entre o Metro e a CP ou Transtejo/Soflusa vão ter um aumento de perto de 30 por cento a partir de Fevereiro. Subidas que atingem assinaturas de quem usa a linha de Sintra, linha da Azambuja e barcos para a margem sul.

Até agora o governo e as operadores de transportes têm falado de um aumento médio de 5% nos transportes públicos a partir de Fevereiro e é essa subida que acontece em muitos passes como o L, L1, L12 ou L123. No entanto, há vários outras assinaturas que vão subir muito mais do que isso.

Por exemplo, quem compra a assinatura mensal do combinado CP-Metro e acaba a sua viagem habitual na estação de Queluz (Linha de Sintra) passa a pagar 47 euros e 95 cêntimos. Até agora pagava 25 euros e 20 cêntimos, num aumento de 36 por cento.

Na lista de assinaturas com maiores subidas segue-se o combinado CP-Metro para quem apanha o comboio na estação da Azambuja, um passe mensal que custava 72 euros e 70 cêntimos e passa a custar 95 euros e 5 cêntimos (uma subida de 31%).

Outro combinado, o CP-Metro para quem apanha o comboio na estação da Amadora sobe 28% (31 euros e 85 cêntimos para 40 euros e 65 cêntimos), num aumento idêntico ao que ocorre no combinado Metro-Transtejo (29 euros e 90 cêntimos para 38 euros e 40 cêntimos). Para além destes aumentos na casa dos 30 por cento, há vários outros passes combinados a envolver o Metropolitano de Lisboa com aumentos entre os 10 e 20 por cento.

No comments: