Wednesday, July 28, 2010

500 fotografias nas Galerias Publicas (GP's) do "Olhares.com"


100, 200, 300, 400, 500 fotografias distinguidas com entrada nas Galerias Públicas da comunidade de fotógrafos Olhares.com.

Muito a propósito da nossa actualidade sócio-política, a nº 500 foi a imagem já aqui recentemente postada (O Estado da Nação [2] - Uma espécie de Bloco Central), captada em Lisboa em Julho deste ano.
Deixo aqui o mesmo texto que escrevi para o "Olhares" a propósito do significado que tem, para mim, esta marca, tecendo também algumas considerações sobre a sobre valorização das "GPs" e os aspectos negativos que podem ter para a evolução dos fotógrafos que, muitas vezes, perdem a liberdade e a espontaneidade do acto de captar a imagem fotográfica, fazendo-o, ainda que inconscientemente, em função daquilo que julgam poder vir a dar "GP".

..............................................

Texto (Olhares.com) :
A minha fotografia nº 500 a entrar para as Galerias Públicas do "Olhares.com". (O Estado da Nação 2 - uma espécie de Bloco central) -(http://olhares.aeiou.pt/estado_da_nacao_2_especie_de_bloco_central_foto3887529.html)
Meio milhar de fotografias nas "GP'S deixa-me satisfeito mas não é por si, um motivo suficiente para me sentir realizado nem tão pouco no "caminho certo".
Contudo, assinalo esta marca com gosto e reconhecimento a todos aqueles que de há muito, e sem outro interesse que não a Fotografia, têm vindo a acompanhar o meu trabalho. Ainda que, por motivos que não cabem nestas linhas, eu pouco ou nada, sobretudo nos últimos meses, tenha retribuído como gostaria a mesma atenção.
Por outro lado, este é para mim, sobretudo um momento de reflexão, de uma certa inquietação que se vinha manifestando pela dúvida, pela incerteza pelo desejo de palmilhar outros "atalhos" de um trilho que há muito venho percorrendo, herança omnipresente do trabalho de um grande fotógrafo que foi, e será sempre o meu pai.
Não faria sentido falar aqui de 500 fotografias em gp's passando ao lado da polémica que, há muito, se instalou no "Olhares" sobre a transparência (ou falta dela) nos critérios para a atribuição desse estatuto às fotografias.
Desde há muito também percebi que, para além do critério meramente matemático que consta do regulamento, e que servirá, na minha opinião, como parte da selecção, há manifestamente um segundo elemento ou factor de decisão. Mais subjectivo por ser fundado no gosto de alguém e, por isso mais difícil também de explicar ou esclarecer.
É a minha opinião pessoal fundamentada por várias situações onde não tendo atingido os "mínimos" aritméticos para ser "GP" a fotografia passou pela eventual qualidade.
Noutras situações (em muitas outras) em muitas fotografias que eu considerava das melhores que havia feito passou-se o oposto.

Gonçalo Afonso Dias, Julho 2010

1 comment:

luis augusto jungmann andrade said...

caro Gonçalo,
parabéns pela proeza, 500 fotos em GP não é para qualquer um...gostei tb das tuas considerações a respeito do processo de escolha.
aproveito para agradecer tua gentileza em visitar e divulgar meu blog logo aqui abaixo.
abraços
Luis Augusto