Saturday, April 17, 2010

Olhares.com - A 400ª fotografia a entrar para as Galerias Públicas do site. (GP's)



Fotografia nº 400 em GP's :"Quando andar já é "ir para lado nenhum".
GAD. Santo Amaro de Oeiras, 2010


Em Janeiro de 2010 aqui registei com agrado a entrada para as Galerias Públicas, na maior comunidade on-line de fotografia em Portugal - o Olhares.com - da minha 300ª fotografia.
O mesmo já tinha sucedido anteriormente com a marca 200 e a sempre emotiva 100ª, em Agosto de 2009.
Olhando para trás satisfaz-me um percurso coerente onde a "pessoa" está maioritáriamente no foco da minha objectiva. A pessoa, as pessoas, nós, eu. Numa análise menos abrangente, fotografar pessoas é, no meu entender, de certo modo, auto-retratarmo-nos.
Desse ponto de vista, a técnica, tão mal entendida por muitos, não é mais do que o profundo conhecimento e a decorrente cumplicidade entre aquele que observa, os conhecimentos que adquiriu com a experiência e o equipamento de que dispõe. Seja ele qual for.
Preferia, por motivos pessoais, que não tivesse sido esta a fotografia nº 400 a entrar para as tão desejadas (e enganadoras) GP's.
Por um lado porque conheço a pessoa. Não que isso seja limitador ou condicionador da mensagem que quis transmitir...mas, era preferível não estar tão perto das emoções que me levaram a fazer essa fotografia.
Sinto, como sempre, cada retrato, como um exorcismo de mim próprio, uma antecipação cautelosa e silenciosa dos dias que hão-de vir e, por isso, sinto também, por cada pessoa que fotografo, um profundo respeito.

No comments: