Wednesday, April 28, 2010

Inaugurou hoje.

Fotografia: Gad. Edifídio «BESA ONDJIVA« Ondjiva, Cunene, Angola 04-2010

Trata-se de mais um edifício desenhado pela equipa que eu coordeno, projectado e construído para Angola, no caso para a província de Ondjiva, Cunene.
Apenas edito, por agora, esta imagem, (que nem sequer resume a complexidade, ou sequer a "verdade" do edifício), por uma questão de cumprimento editorial deste blogue.
Na verdade, considero-me, desde há muito (desde que confrontei com a contundência da verdade, a Ordem dos Arquitectos e os seus sucessivos (as) bastonários (as), um arquitecto proscrito.
Proscrito, quanto a mim, no "bom-sentido"... Aquele que me continua a dar a plena liberdade de pensar, de reflectir sobre a arquitectura (reflectir é transigir...) e sobre os seus males, sem, por um segundo que seja, pestanejar, por ter " o rabo preso".
Do mesmo modo que estou noutras áreas, com maior ou menor visibilidade, pauto a minha intervenção, e assim continuarei, pela liberdade.
Pouco me importa que o actual Bastonário da (des) Ordem Dos Arquitectos não responda às múltiplas e frontais acusações que já lhe fiz de negligência, de corrupção passiva e de uma enorme incompetência e de apadrinhamento de lobbys.
Pouco me importa que as minhas denúncias caiam em saco roto.
Apenas respondo com aquilo que sei fazer e já faço há muitos, muitos anos; arquitectura. Em Portugal, no Brasil, em Angola, onde quer que seja. Porque aí o que importa é o espaço, as pessoas, a luz, o desenho, o desenho e o seu rigor feito de experiência, de muito tempo, de muito trabalho.
Por tudo isso, esta minha última obra, será mais tarde integralmente divulgada. Quando eu entender. Mas, desde já é dedicada a todos aqueles que comigo (em Portugal e em Angola) colaboraram para que fosse feito " o melhor possível".

2 comments:

Alex Couri said...

excelente reflexão!

jraulcaires said...

Fico à espera para ver. Entretanto continuo a achar que dar uma vassourada na Ordem não era má ideia: Não fazem falta nenhuma.