Thursday, April 29, 2010

Angola, o paradoxo das emoções - Ir e Vir

Fotografia: Gad. Bairro da Samba, Luanda, 04-2010


Cheguei hoje. Vim de Luanda. Entretanto, como é costume nas minhas "digressões de trabalho" em Angola, visitei várias províncias. Desta vez - Malange, Saurimo e Ondjiva.
"Angola é grande"... Os võos entre províncias chegam a durar mais de duas horas (mais de 1000 km).
O que eu quero dizer é que a grande maioria das pessoas que (não conhece Angola) se fica por aquilo que vê e sente do pior que Angola, quanto a mim, tem - Luanda. E depois, fala de Angola como se Angola fosse Luanda... nada mais errado. Seria, mal-comparado, como trazer um qualquer estrangeiro a Portugal e "desembarcá-lo" directamente na Cova da Moura, no Bairro da Musgueira, ou na Quinta do Mocho... e, depois, já no seu país, pedir-lhe para falar de Portugal...
Eu Cheguei hoje. Estive practicamente 20 dias em Angola (não só em Luanda, como disse e, confesso, já tenho vontade de voltar. Porque a verdade sente-se. não se lê nos jornais e, muito menos, se vê na televisão.
Mais uma vez constatei que o "meu" avião vinha repleto de portugueses, para cumprirem uns dias com a família... porque, na verdade, aqui não dá!... Nâo falem é (tanto) mal de quem lhes dá "o pão para a boca".

1 comment:

Bibbas said...

É muito bom sair de Luanda e ter-se a noção de uma Angola diferente, mais modesta, menos agressiva...sem a euforia da capital, sem os ruidos logo pela madrugada e sem os assaltos constantes. Existem outros desafios, como as outras emissões de rádio para alem da Radio Nacional, jornais privados etc etc. Alias Angola esta cheia de desafios, para quem os quer genuinamente aceitar...