Sunday, March 28, 2010

Haja Paciência, Domingos!...


Vi com gosto e com natural ansiedade (de adepto benfiquista) o jogo de futebol entre o Benfica e o Braga que, tinha, à partida, uma elevada importância para o desfecho do campeonato (a 6 jornadas do final) uma vez que se confrontavam os dois primeiros classificados.

Vi um jogo bem disputado, animado, muito táctico, por vezes duro mas sempre dentro dos limites (muito) bem impostos pela arbitragem.

Vi o Benfica ganhar com um golo "de sorte", é certo, já nos descontos da primeira parte do desafio. Mas também vi o mesmo Benfica a "fazer pela vida" durante o jogo todo, contra um Braga bem organizado, forte defensivamente, mas pouco perigoso e criativo no ataque.
É um lugar-comum dizer-se que a sorte procura-se. Foi o que aconteceu, quanto a mim. Aquele ressalto na perna do Luisão que precedeu o golo só foi possível pela fúria atacante do Benfica e pela insistência com que tentou, durante um largo período, criar perigo na área adversária.

Vi tudo e também vi o lance em que o jogador do Braga (Mossoró) se lesionou gravemente na sequência de uma entrada em falta (mas que as imagens demonstram não ter sido intencional) do Carlos Martins. As muitas entradas como essa, ou mais violentas, assisti durante o jogo e vindas de ambos os lados.

O que vi e, sobretudo ouvi, de lamentável, triste mesmo, foi a entrevista do treinador do Braga - Domingos Paciência - no habitual flash-interview da SporTV após a partida.
"Abriu" o brilhante discurso referindo-se à tristeza que teria encontrado no balneário pela lesão do jogador Mossóro mas fez questão de qualificar essa tristeza pela qualidade do jogador em causa. Disse e repetiu... Eu, como qualquer espectador mais atento, fiquei com a impressão que, se se tratasse de um jogador de menor valia para o técnico, a "tal tristeza" que inundou o balneário do Braga seria provavelmente, em primeiro lugar dirigida para a derrota...

Depois, as "tretas do costume" para não assumir a derrota frente ao seu rival mais directo, com a agravante desse ser treinado pelo seu arqui-inimigo e ex-treinador do seu clube, o Jorge Jesus.
E foram para o treinador do Benfica as últimas lamechices num espaço onde é suposto falar do jogo, do campeonato, de futebol. Mas o Domingos queria mesmo muito, muito... o brinquedo... e não perdoou ao Papá.

No comments: