Monday, December 28, 2009

Fotografia


"Human error, not communication." Oeiras, 2009


"À noite voa-se melhor". Oeiras, 2009


"21/12, 03:48h". Oeiras, 2009

"De onde vem essa luz?" Portimão, 2008



"Dúvida". Porto, 2009

Saturday, December 19, 2009

Wednesday, December 16, 2009

Estamos a ficar todos assim...

O "Homem Estátua" assumiu, no fundo, a sua condição... parado, imóvel, vale agora mais do que na fila do Centro de Emprego.
Os raros e lentos movimentos que faz são com a cabeça, para agradecer mais uma ajuda. As pessoas passam, muitas, e não lhes passa pela cabeça o que se passará na cabeça desta estátua que afinal é apenas um homem.


Fotografia: Gad. Porto, 2009

Tuesday, December 15, 2009

O "louco" e o ignorante


Berlusconi, o "famoso" primeiro ministro de Itália, foi, como se sabe, agredido em Milão por um homem chamado Massimo Tartaglia, com 42 anos de idade.
Dessa agressão resultaram lacerações internas e externas no lábio superior e Berlusconi ficou com ainda com dois dentes e o septo nasal partidos.
Condenável, obviamente.
Como condenáveis têm sido as sucessivas agressões que berlusconi tem feito, por diversos meios, ao povo italiano, em particular e ao sistema democrático num sentido mais lato.
Como condenável e fruto de uma ignorância confrangedora é, na minha opinião, a manchete na capa do Diário de Notícias «BERLUSCONI AGREDIDO POR UM LOUCO EM MILÃO»...
Porque se soube que Massimo Tartaglia é tratado de uma perturbação do foro psiquiátrico há mais de dez anos.
Por isso, para o reles escriba do DN, deixou de ser um cidadão revoltado que cometeu um acto condenável para descer à arcaica e abstracta condição de "LOUCO".
Do mesmo modo que os alcoólicos não são pessoas doentes, são BÊBADOS e os dependentes de substâncias alucinogénas são reduzidos a DROGADOS.
Neste país fabuloso onde, cada vez mais, prevalece a exuberância da mediocridade em prejuízo da descrição do conhecimento, qualquer assunto, qualquer acontecimento é submetido a uma espécie de "plastificação de rua" para bem enganar e melhor vender.
O responsável pela capa do "DN" é o director desse diário.
Correndo o risco de entrar para o "clube" de Massimo Tartaglia, aconselho-o a passar uma tarde inteira a escrever à mão e a tinta permanente sobre papel a frase "Eu sou tonto". Afinal, como diz o provérbio, de poetas e loucos todos temos um pouco".

Sunday, December 13, 2009

Bom Domingo!

Fotografia: Gad. Oeiras, 2007

Cegos são os outros... Os que não querem ver.









Fotografias: Gad. Cascais, 2004
(Série feita com o consentimento e a cumplicidade do retratado)




Saturday, December 12, 2009

Tuesday, December 08, 2009

O extra(ordinário) comentador Rui Santos... e o seu "ponto de vista"

1002...

...ARQUITECTOS NOS CENTROS DE EMPREGO EM OUTUBRO
Ana Rita Sevilha
7 de Dezembro de 2009

Os dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Outubro relativos ao número de arquitectos inscritos nos Centros de Emprego do Continente contabilizam 1002 inscritos. No passado mês de Setembro, recorde-se, havia 940 inscritos.De acordo com o portal da Ordem dos Arquitectos, "entre arquitectos, arquitectos paisagistas, urbanistas e outros arquitectos e urbanistas, o IEFP contou 1180 profissionais inscritos em Outubro nos Centros de Emprego. Há um ano atrás, em Outubro de 2008, os mesmos grupos profissionais somavam 793 inscritos".

A mesma comparação pode ser feita para o grupo dos arquitectos isoladamente: se em Outubro transacto contabilizavam 1002 inscritos, em Outubro de 2008 somavam 618 registos.

Evolução mensal dos últimos quatro meses é a seguinte: em Julho de 2009 foram registados 847 contra ps 575 de 2008; em Agosto deste ano, 846, contra os 567 registos do anos passado, e em Agosto de 2009, 846 contra os 567 de 2008.

Manuel Machado saiu do coma induzido


Ontem
José Luis Pimenta

Manuel Machado saiu ontem, domingo, do coma induzido, de acordo com o que o JN conseguiu apurar.

O técnico do Nacional da Madeira submetido a um coma induzido devido a uma infecção generalizada em sequência de uma operação cirúgica de natureza estética, e já falou com os médicos que o acompanham no Hospital Dr. Nélio Mendonça.

Manuel Machado mostrou-se bem disposto ao longo da conversa que manteve com os clínicos e, apesar de o seu estado de saúde ainda inspirar cuidados, é de esperar que no prazo de uma semana seja transferido para um quarto normal na unidade de saúde do Funchal.

O director clínico da unidade hospitalar, o médico Miguel Ferreira, explicou que Manuel Machado vai continuar nos cuidados intensivos por “mais meia dúzia de dias, pois necessita ainda de um grande acompanhamento”.
(JN)

RACISMO...

Monday, December 07, 2009

O "Engº Balones

É assim que se apresenta.
Trabalha no Porto lá para os lados de Santa Catarina.
Mas é um mágico, transforma balões inertes em divertidas criaturas coloridas.
Expressivo usa a mímica para encantar crianças e adultos.
Como eu.
Até breve engº!













Fotografias: Gad. porto, 2009

Caprichos de uma Passadeira - Fotografia







Estas fotografias fazem parte de uma série feitas a partir da janela de um hotel, no Porto. Chovia muito. Nesse dia fiquei no quarto e dessa janela (que abria muito pouco) via apenas a passadeira e o seu reflexo na parede de granito preto polido da empena do edifício. A chuva e o preto polido do granito evidenciaram os reflexos. Depois foi só esperar pelos personagens.

Fotografias: Gad. Porto, 2009


Para a minha mãe e para o meu pai

Saturday, December 05, 2009

Qual CR9 qual quê?...






Fotografias: Gad. Santo Amaro de Oeiras, 2009
BOM FIM-DE-SEMANA!

Friday, December 04, 2009

Manuel Machado

Fotografia: Net

Há um homem que a esta hora está em coma induzido.
Por erro ou negligência de um médico, dois médicos, os que forem...
Esse homem entrou num hospital em Lisboa para se submeter a uma simples operação.
Por erro ou negligência de um médico, dois médicos, os que forem as "coisas" correram mal...
E, agora, neste preciso momento, esse homem está em coma. Induzido. Pelos médicos. A família e os amigos estão, desde que esse homem foi induzido em coma, a sofrer, muito, mesmo.
A ordem dos Médicos proibiu os seus membros de se pronunciarem sobre a operação que esteve na origem da infecção generalizada que fez com que esse homem tivesse de ser sujeito ao coma induzido.
Porque, desse modo (fascista) impede os médicos de dizer asneiras impedindo-os simultaneamente de dizer a verdade.
Curiosamente, apesar do drama e do escândalo, os noticiários pouca ou nenhuma importância dão ao caso desse homem que, sem saber como, está agora em coma induzido.
E, nem o acaso de esse homem ser um treinador de futebol faz esquecer o filão de ouro das notícias sobre as sucatas e os sucateiros que, afinal, são aqueles que fazem com que casos humanos como o desse homem não tenham, nos media, importância nenhuma. E, fora dos media, muito menos...
Porque, ao contrário do destino previsível dos grandes sucateiros com a "Face Oculta", o futuro desse homem, em coma induzido, depende pouco dos homens.
Eu já pouco acredito nos homens e muito menos naqueles que, por profissão, se acham senhores do destino de outros homens muito mais merecedores do ar que respiram do que eles.
Salvo, salvo sempre, as honrosas e cada vez mais raras excepções.
Para o homem a que me refiro só desejo que acorde desse coma que lhe foi induzido e que viva. Porque, apesar de tudo ainda vale a pena.

Thursday, December 03, 2009