Monday, November 09, 2009

"Os olhos queimados por dentro" no Reino da Impunidade




Praticamente quatro meses depois da intervenção oftalmológica (17 Julho) que cegou seis pessoas no Hospital de Santa Maria, as vítimas foram “informadas” pelos médicos de que a cegueira é definitiva e sem qualquer hipótese de recuperação.

Não, não estamos na Etiópia, com todo o respeito por esse país.
Nem tão pouco num qualquer país sub-desenvolvido, pobre e sem meios ou recursos técnicos e ciêntificos.
Estamos sim numa “República das Bananas”, num Reino da Impunidade, da mentira e do descaramento.
Vivemos, de facto, num país onde episódios como este são possíveis e têm junto dos media menor importância do que uma qualquer eventual lesão no calcanhar de um Cristiano Ronaldo.
As vítimas sentem “os olhos queimados por dentro”… eu sinto, há muito tempo, os olhos e a alma queimada por dentro e por fora.
Sinto asco, nojo, repugnância quando leio que estão a decorrer “negociações entre as partes”… Em que posição estão aqueles condenados à escuridão para negociar? Eles estão e estarão para sempre apenas em condições para exigir. Tudo.
Eu e qualquer cidadão, estou, (estamos), hoje e sempre, em condições para exigir que os responsáveis por este crime absurdo, paguem pelas suas incompetência e negligência criminosas.
Mas, tal como as seis vítimas definitivamente cegas, também eu não acredito que chegue a ver a justiça a ser implacávelmente aplicada.

Fotografia: Gad. Madeira, 2006

2009-11-10, 24:50h

"Eles" continuam a brincar à "cabra-cega"...

2 comments:

tron said...

Portugal é uma sucata com muitos Godinhos prontos a comprar a impunidade.
Passa por lá e diz se gostas de algo

Gonçalo Afonso Dias said...

"Passei por lá"... li o teu blog «Diário Das Minhas Provações» quase sem respirar.
Escreves a vida tal como ela é, com uma enorme coragem. Curiosamente os teus relatos terminam numa data que me diz muito - 23 setembro - o dia em que nasci!
Da reflexão que fiz do muito que li farei, a seu tempo, a minha interpretação. Aqui, num post que te dedicarei. Um abraço.